#AV | #Elétricos | #Goiás

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

MAN Latin America em busca de seu 7º título de marcas com o caminhão Volkswagen Constellation


Retrospecto da equipe em Brasília, palco da décima e última etapa do ano, é de cinco pódios com ao menos dois pilotos nas últimas cinco corridas, além da vitória na prova do ano passado

Desde que estreou na Fórmula Truck em 2006, o caminhão Volkswagen Constellation, conduzido pelos pilotos da equipe oficial da MAN Latin America, acumula a conquista de seis títulos de marcas em seis anos, tanto em âmbito nacional quanto sul-americano. Se incluídos os títulos de pilotos, são 11 ao todo. Na prova final de 2012, que será disputada
neste domingo, em Brasília, a sétima conquista entre marcas pode vir caso a MAN Latin America termine em primeiro na classificação de marcas do Brasileiro de Fórmula Truck.

"É com muito orgulho que vamos buscar o sétimo título neste período de seis anos. Nossa trajetória tem sido coroada com muito sucesso e vamos confiar em nosso bom retrospecto para trazer mais uma conquista para a MAN Latin America", diz Renato Martins, piloto e chefe da equipe.

Nas cinco últimas provas em Brasília, o time foi ao pódio com, no mínimo, dois pilotos, inclusive vencendo a etapa de 2011 com Felipe Giaffone.

"Vamos com tudo para esta corrida final do ano, que é disputada em uma pista muito rápida. Sabemos que não será tarefa fácil, até porque, com a mudança do regulamento deste ano que nos limitou na bomba injetora, tivemos um começo de campeonato difícil. Mesmo assim, ficamos com o título Sul-Americano de marcas deste ano e temos condições de ser campeão também no Brasileiro ", disse Giaffone, que neste ano venceu a etapa de Córdoba, na Argentina.

Com 25 pontos a menos do que a primeira colocada, mas com ainda 62 disponibilizados pela Fórmula Truck para o campeonato de marcas, cada posição conquistada pelos pilotos da MAN Latin America será muito importante.

"Nossa prioridade será trazer nosso segundo título de marcas do ano, algo que significaria muito para mim logo em minha temporada de estreia no time", falou André Marques, quinto no brasileiro de pilotos com 95 pontos.

Este também é o pensamento do experiente Adalberto Jardim, que neste ano já conquistou pódio em duas etapas, a primeira no Velopark e a segunda em São Paulo. "Nosso foco é aliar a boa velocidade do caminhão Volkswagen Constellation com sua forte resistência, já que Brasília costuma ser uma das provas com maior índice de quebras", diz Jardim.

Débora Rodrigues, a única mulher do grid e que este ano também já foi ao pódio, espera poder empurrar o time para frente com sua atuação. "Na Fórmula Truck, os pontos para o campeonato de marcas são feitos somando os pontos dos três mais bem colocados de cada marca, então temos que andar forte com todos os caminhões para ter chances de título. Mais do que nunca, será uma conquista por equipe", diz Debora.

A décima e decisiva etapa da Fórmula Truck será disputada neste domingo no anel externo do Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, Distrito Federal. Os primeiros treinos livres serão disputados a partir de sexta-feira. A corrida no domingo será às 13h, com transmissão ao vivo da TV Band.

Classificação do Brasileiro de Marcas:
1º) Mercedes-Benz, 340 pontos;
2º) Man Latin America, 315;
3º) Iveco, 183;
4º) Volvo, 157;
5º) Scania, 141;
6º) Ford, 18.

Títulos de marcas da MAN Latin America com o caminhão Volkswagen Constellation:
Campeão Brasileiro de 2007;
Campeão Brasileiro de 2009;
Campeão Brasileiro de 2010;
Campeão Brasileiro de 2011;
Campeão Sul-Americano de 2011;
Campeão Sul-Americano de 2012.

Títulos de pilotos da MAN Latin America com o caminhão Volkswagen Constellation:
Campeão Brasileiro de 2006, Renato Martins;
Campeão Brasileiro de 2007, Felipe Giaffone;
Campeão Brasileiro de 2009, Felipe Giaffone;
Campeão Brasileiro de 2011, Felipe Giaffone;
Campeão Sul-Americano de 2011, Felipe Giaffone.

Retrospecto da MAN Latin America em Brasília nos últimos cinco anos:
2007, pódio com três pilotos: 2º com Valmir Benavides, 3º com Renato Martins e 4º com Felipe Giaffone;
2008, pódio com dois pilotos: 2º com Valmir Benavides e 3º com Renato Martins;
2009, pódio com dois pilotos: 4º com Felipe Giaffone e 5º com Renato Martins;
2010, pódio com dois pilotos: 4º com Felipe Giaffone e 5º com Valmir Benavides;
2011, pódio com dois pilotos: 1º com Felipe Giaffone e 4º com Valmir Benavides.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!