#AV | #Elétricos | #Goiás

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

domingo, 30 de junho de 2013

Mireiro Paulo Victor é o sexto finalista da temporada 2013 da Seletiva de Kart Petrobras

Em disputa acirrada na pista do kartódromo da região de Belo Horizonte (MG), vaga só foi definida na última volta da segunda bateria deste sábado
Encerrada a metade da temporada 2013 da Seletiva de Kart Petrobras. A terceira etapa classificatória da competição aconteceu neste sábado (29) no kartódromo RBC Racing, localizado na região de Belo Horizonte (MG), e revelou o sexto integrante do grid de 12 kartistas que vão concorrer ao maior prêmio distribuído dentro da modalidade nacional. Com disputas emocionantes nas duas corridas válidas pela quarta etapa do Campeonato Mineiro de Kart, o piloto de Minas Gerais, Paulo Victor, foi quem levou a melhor no critério de desempate da somatória de pontos e é o primeiro representante do seu estado na grande final de um dos principais eventos de kart do país.


Logo na tomada de tempo, no início do dia, Paulo Victor já tinha conquistado a pole position para a largada da corrida 1 por uma diferença de apenas três milésimos para o segundo colocado, o conterrâneo Pedro Fortes. O lugar mais privilegiado na primeira fileira do grid garantiu um ponto extra para o piloto e foi fundamental na hora de fazer os cálculos para definir o vencedor da vaga.

Ao término das primeiras 20 voltas, Pedro Fortes foi quem cruzou a linha de chegada na frente e, consequentemente, também garantiu um ponto por sair da pole na segunda corrida - já que a ordem de chegada da primeira prova define o grid seguinte. Paulo chegou em segundo lugar. 

Este resultado se inverteu na segunda bateria do dia, e os dois mineiros empataram na somatória final, com 27 pontos cada. Apesar de Pedro Fortes ter garantido pontos extras também por ser o dono da melhor volta nas duas corridas, a última disputa - além de ter peso maior - garantiu a Paulo o empate e a vitória, já que o critério de desempate previsto no regulamento é favorecer o melhor classificado na segunda prova.

Aos 14 anos de idade, Paulo, que corre pela categoria Júnior, revela a alegria de ter sido o selecionado entre tantos outros pilotos experientes. "Esta vaga era o que eu mais queria. Na Graduados tem gente de até 25 anos correndo, então é muito mais difícil e eu consegui. Estou muito feliz! Ano que vem vai ser meu último ano de kart e pretendo correr de fórmula, por isso quero dar o meu melhor para conseguir o prêmio que a Seletiva oferece. Se não tivesse dado certo de ser selecionado hoje, ia tentar outras etapas até conseguir", disse o piloto que também tinha participado da seleção na Granja Viana, em São Paulo.

Antônio Furlan também protagonizou a disputa desta sexta vaga da 15ª edição da Seletiva. Mesmo tendo feito uma corrida de recuperação, após uma punição de cinco posições por conta de uma troca indevida de motor, o paulista que largou em nono e chegou em quarto na sua primeira atuação neste sábado, liderou a corrida decisiva até a metade e alternou a ponta com os outros dois mineiros, até Paulo vencer na volta final e se unir aos outros cinco selecionados até o momento (os paulistas Vitor Baptista e Vinícius Papareli, os gaúchos Bruno Bertoncello e Matheus Leis e o carioca Renato Silveira Jr.).

A próxima etapa da Seletiva será em Recife, no estado de Pernambuco, no dia 18 de agosto. 

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por seis etapas classificatórias, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 14 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

O campeão da Seletiva de Kart Petrobras de 2013 mais uma vez receberá o maior prêmio do kartismo nacional (123 mil reais). O vice-campeão ganhará 8,5 mil reais, e o terceiro, 3,7 mil reais. A premiação total da temporada (somando as quantias distribuídas nas etapas classificatórias) chegará a 145 mil reais. 

Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento. 

Ordem de chegada das corridas (6 primeiros):
Corrida 1
1º)Pedro Fortes (AL)
2º)Paulo Victor (MG)
3º)Christian de Oliveira (GO)
4º) Antônio Furlan (SP)
5º) Evandro Bambirra (MG)
6º)Pedro Guilherme Gomes (MG)

Corrida 2
1º)Paulo Victor (MG)
2º)Pedro Fortes (MG)
3º)Antônio Furlan (SP)
4º)Evandro Bambirra (MG)
5º)Lucas Nogueira (MG)
6º)Pedro Guilherme Gomes (MG) 

Veja quem já está selecionado para a final de 2013:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)
Matheus Leist (RS)
Vinícius Papareli (SP)
Paulo Victor (MG)

Próximas etapas da Seletiva de Kart Petrobras 2013:
4ª etapa - 18 de agosto - Recife / PE 
5ª etapa - 28 de setembro - Imperatriz / MA 
6ª etapa - 19 de outubro - Penha / SC

FINAL: 29 e 30 de outubro - Kartódromo Internacional da Granja Viana - Cotia / SP

Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Paula Maia
Tel. (11) 3473.4841/4845 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!