#AV | #Elétricos | #Goiás

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sábado, 6 de julho de 2013

FIA GT: Allam Khodair e Cacá Bueno garantem top-5 para BMW Sports Trophy Team Brasil em Zandvoort

Sérgio Jimenez e Ricardo Zonta também completaram a prova, mas um pneu furado não permitiu que eles se aproximassem dos líderes. Neste domingo, acontece a Corrida Principal que encerra a disputa da terceira etapa do campeonato


A Corrida Classificatória da terceira etapa do FIA GT Series, realizada neste sábado (6), pode ser definida como uma das melhores para o time brasileiro do BMW Sports Trophy Team Brasil. Os dois carros do modelo BMW Z4 apresentaram um ritmo de corrida muito forte, constante e demonstraram evolução e boa adaptação aos 4.307 metros da pista localizada em Zandvoort, na Holanda. Allam Khodair e
Cacá Bueno, do carro #0, garantiram lugar entre os top-5 no geral e também na categoria Pro-Cup. Já Sérgio Jimenez e Ricardo Zonta, a bordo da máquina #21, apesar de terem ficado fora da zona de pontuação, tiveram um equipamento muito veloz o tempo todo, e não fosse um problema com um pneu furado, poderiam estar mais próximos dos líderes. Eles terminaram em nono na Pro-Cup. 

Para a disputa da Corrida Principal, que acontece neste domingo (7), com largada às 06h45 (horário de Brasília) e transmissão ao vivo do canal SporTV, a equipe brasileira espera fazer pequenos ajustes nos equipamentos para buscar o máximo de pontos possíveis. Vale lembrar que a prova do domingo premia do primeiro ao décimo lugar e a pontuação é maior. 

Um dia típico de início de verão europeu, com sol e temperatura na casa dos 21º C, marcou as disputas da Corrida Classificatória da terceira etapa do FIA GT Series. Álvaro Parente, companheiro de Sebastien Loeb, a bordo da McLaren MP4-12C #9, largou da pole position, mas um problema ainda na primeira volta, tirou o português da disputa. Ainda na largada, Khodair fez boa saída e subiu de sétimo (sua posição no grid) para quarto. Jimenez não teve tanta sorte e acabou sendo espremido por outros competidores e perdeu duas posições, caindo para 15º. Pouco depois, na abertura do segundo giro, um incidente envolvendo três carros, obrigou a entrada do safety car, que ficou na pista até a volta 5. 

Com bandeira verde, os carros dos sonhos voltaram a impor ritmo forte. E as duplas do BMW Sports Trophy Team Brasil estavam dispostas a buscar posições. No 12º giro, Khodair estava em terceiro, e Jimenez em 12º. Ambos em plena evolução. Na janela de pit stop, o carro #21 foi o primeiro da equipe BMW a ir para boxe, junto da maioria do grid, para a troca de pilotos e pneus. Zonta assumiu a segunda metade da corrida. Voltou ao traçado em 11º. 


Hospedagem de sites

Allam Khodair entrou mais tarde na área de box, e contou com bom trabalho da equipe para entregar o BMW Z4 #0 para Cacá Bueno. Tudo correu bem. O carioca retornou para pista em oitavo e buscou a cada volta, diminuir a diferença para os líderes e conquistar posições. Cruzou a linha de chegada na quinta colocação, posição de largada para a corrida de amanhã. O paranaense Ricardo Zonta também vinha com bom ritmo, mas um pneu furado o obrigou a retornar aos boxes. O BMW Z4 #21 buscou a recuperação, mas não teve tempo suficiente para o feito e terminou em 16º, sendo nono na categoria Pro-Cup, de onde irá largar neste domingo. 

Allam Khodair ficou contente com o resultado e comentou sua estratégia na primeira parte da prova. "A largada e a primeira volta foram bem confusas, eu acabei sendo tocado e também toquei outro competidor, mas nada grave. Consegui fugir das confusões e logo estava em quarto. O carro estava muito bom e estamos chegando cada vez mais perto. Essa pista de Zandvoort é a melhor do calendário para nosso carro, e amanhã, largando mais à frente, vamos tentar buscar o tão sonhado lugar no pódio", disse o Japonês Voador.

Cacá Bueno concordou com o companheiro e disse o que espera da corrida do domingo. "Hoje foi um bom resultado, tudo deu certo. O carro estava bom e a gente sabia que dava para brigar pelo top-5. E foi o que aconteceu. Todo o conjunto funcionou, nosso pit stop foi melhor, andamos mais perto dos líderes, o carro respondeu bem e tínhamos um bom ritmo de corrida. Amanhã espero que o dia seja mais quente, porque já percebemos que os Audis sofrem mais com o calor e para gente o desempenho melhora depois das primeiras voltas. Temos que fazer uma boa largada e manter o ritmo na prova para tentar buscar o pódio que tanto estamos querendo", considerou Bueno.

Apesar do resultado não ter sido tão positivo para a dupla do carro #21, o objetivo de Zonta e Jimenez é manter o ritmo forte na corrida, subir posições e buscar o máximo de pontos possíveis na prova de amanhã. "Na largada, fui literalmente espremido por outros carros e caí algumas posições. Tive que buscar a recuperação. O carro estava bom e andamos muito rápido o tempo todo. Foi uma pena ter um pneu furado. Mas amanhã é outro dia, e temos que levantar a cabeça e pensar em fazer uma corrida de recuperação para somar pontos no campeonato", comentou Sérgio Jimenez. 

Ricardo Zonta compartilha da mesma opinião. "Tínhamos um dos equipamentos mais rápidos da prova, realmente nosso ritmo era um dos melhores. Mas não contávamos com esse problema com o pneu. São coisas de corrida. Amanhã temos que trabalhar para fazer uma boa largada e buscar o máximo de pontos possíveis", finalizou o paranaense. 


Os melhores na Corrida Classificatória em Zandvoort / Grid Corrida Principal:

1) 11 Ortelli/Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS ultra) 33 voltas, em 1h01min01s *
2) 1 A. Day /M. Buhk (HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3) a 0s766 *
3) 12 R.Rast/Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS ultra) a 2s710 *
4) 13 Sandström/Strippler (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS ultra) a 3s129 *

5) 0 C. Bueno /A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 6s517 *

6) 10 A.Zuber/M. Parizy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C) a 18s697 *
7) 2 S. Afanasiev /A. Simonsen (HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3) a 19s354 **
8)28 J. Seyffarth /K. Chandhok (SMS Seyffarth Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) a 28s758 *
9) 6 A. Ebrahim /M. Heemskerk (BMW Sports Trophy Team India BMW E89 Z4) a 33s387 **
10) 25 H. Proczyk/D.Baumann (GRT Grasser Racing Team Lamborghini LP560-4) a 34s987 **

16)21 R. Zonta/S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4) a 5 voltas *

* Categoria Pro Cup
**Categoria Pro Am


Classificação do Campeonato (Categoria Pro-Cup):

1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 52
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 45
3. R.Rast/Mayr-Melnhof (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 35
4. Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 32
5. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 28
6. A. Kumpen / E. Ide (Phoenix Racing / Audi R8 LMS), 24
7. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 22 

8. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 20

9. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 16 
10. K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 11

11. R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 7

12. D. Keilwitz / N. Kentenich (Doerr Motorsport /McLaren MP4 12-C), 1

* Categoria Pro Cup
** Categoria Pro Am


Confira a programação do domingo em Zandvoort (horários de Brasília): 
Domingo, dia 07 de julho 

04h35 às 04h55 - Warm-up
06h45 às 07h45 - Corrida Principal


Imprensa
FGCom

Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Paula Maia
Tel. 11 3473.4841 /4845


Marketing
HUB-LUB

Beto Juliano
Tel. 11 5531.8794

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!