#AV | #Elétricos | #Goiás

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

terça-feira, 2 de julho de 2013

Fórmula Júnior confirmou sucesso com duas baterias equilibradas na 4ª etapa em Tarumã

Gabriel Robe e Victor Matzenbacker venceram e oito pilotos diferentes subiram nos dois pódios da rodada

A Fórmula Júnior, categoria criada este ano pela Federação Gaúcha para servir como transição do kartismo para o automobilismo, deu novas provas de seu sucesso no último final de semana no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS). Integrando mais um dia de muita velocidade, juntamente com as categorias Fórmula 1.6, Copa Fusca e Marcas, a Fórmula Júnior realizou sua quarta rodada dupla da temporada.

As atividades começaram na sexta-feira, quando os pilotos foram à pista por três vezes para treinos livres, programação que se repetiu no sábado. A tomada de tempos aconteceu ainda no sábado e o gaúcho Gabriel Robe foi o primeiro piloto a repetir a pole em quatro etapas, apenas 82 milésimos de segundo mais rápido que Victor Miranda, o segundo no grid e autor da primeira pole da categoria, em março, na rodada de abertura. As outras poles haviam sido marcadas por Robe na 2ª etapa e por Bruna Tomaselli na 3ª.

A primeira bateria, marcada por um forte acidente que causou a capotagem de Rodrigo Elger - que nada sofreu -, foi extremamente disputada durante suas 15 voltas. E tudo ficou para a última volta, após a intervenção do safety-car, exatamente em função do acidente de Elger com Bruno Samara. O carro de segurança deixou a pista quando faltava apenas uma volta e Robe, que esteve na frente praticamente durante toda a bateria, conseguiu suportar a pressão dos adversários para vencer com pouco mais de um segundo a frente de Victor Hugo Matzenbacker, líder do campeonato.

"Foi uma prova tranquila, estive sempre com uma boa vantagem, mas a intervenção do safety-car ‘embolou’ a última volta", lembra Robe, que compete pela Irineu Racing. "Tivemos uma decisão bastante emocionante no final, mas consegui me manter na frente. Uma pena o abandono na segunda bateria, eu queria ter somado todos os pontos possíveis para melhorar na tabela, mas não deu", lamenta.

Largando na pole outra vez, Gabriel Robe completou apenas cinco voltas na segunda bateria e deixou as emoções da prova e da luta pela vitória para seus companheiros de categoria, que fizeram mais uma vez o público - e os pilotos e integrantes das outras categorias - assistir as disputas de pé. O encerramento da bateria foi, assim como na primeira, após a intervenção do safety-car, que saiu da pista quando faltava apenas uma volta. Lucas Alves, líder em grande parte da bateria, não conseguiu conter Matzenbacker, que entrou um pouco mais forte na reta de chegada e venceu pela quarta vez na temporada, com apenas 69 milésimos de vantagem.

"Foi a prova mais disputada até aqui, sem dúvida alguma", avaliou Matzenbacker logo após a cerimônia de pódio. "Venci por apenas um bico de diferença e consegui disparar na pontuação do campeonato. Ainda faltam oito baterias e temos muita disputa pela frente, mas pretendo manter esta regularidade para tentar o título", completou o piloto da equipe MC Tubarão.

Os resultados do final de semana confirmaram a liderança de Matzenbacker, que beneficiado pelo abandono de Mateus Rouver na segunda bateria, abriu cerca de 50 pontos na primeira posição. Lucas Alves, em crescimento na competição, é o novo vice-líder da Fórmula Júnior após um segundo e um terceiro lugar.

E, mais uma vez mostrando o grande equilíbrio da categoria, o pódio das duas baterias teve a repetição de apenas dois pilotos, Matzenbacker e Alves, exatamente os dois primeiros na classificação geral. As demais posições nos pódios foram ocupadas por Gabriel Robe, Victor Miranda e Rafael Smaniotto na primeira bateria, e por Bruna Tomaselli, Bruno Samara e Lucas Balbuena na segunda, todos igualmente com belas atuações no final de semana.

"Tudo saiu como previsto neste final de semana mais uma vez, fora da pista no sentido organizacional, e dentro da pista com as belas disputas entre os pilotos", comemoram Claudio Fontoura e Neco Fornari. "E, como previsto, nossos pilotos mostraram que estão cada vez mais adaptados aos carros, baixaram os tempos em relação à etapa anterior em Tarumã, e deram mais um show. Estamos muito contentes e já preparando nossa próxima temporada", finalizam, referindo-se à Seletiva 2014, marcada para o dia 21 de julho também em Tarumã.

A próxima etapa da Fórmula Júnior, que abrirá a segunda metade do campeonato, será disputada entre os dias 16 e 18 de agosto, em Santa Cruz do Sul (RS).

Confira os resultados das provas e a classificação extraoficial do campeonato:
Primeira bateria:
1 Gabriel Robe (RS) - 15 voltas - 25:58.093
2 Victor Hugo Matzenbacker (RS) - a 1.121
3 Lucas Alves (RS) - a 1.174
4 Victor Miranda (SP) - a 1.185
5 Rafael Smaniotto (PR) - a 2.219
6 Mateus Rouver (SE) - a 2.791
7 Vitor Fernandes (MG) - a 3.071
8 Bruna Tomaselli (SC) - a 3.171
9 Lucas Balbuena (PY) - a 4.362
10 Franco Pasquale (RS) - a 5.526
11 Lucas Fernandes (MG) - a 5.854
12 Bruno Samara (PR) - a 6 voltas
13 Rodrigo Elger (PR) - a 0.522
14 Gustavo Bandeira (DF) - a 14 voltas
Melhor volta - Gabriel Robe, 1:11.818, na 6ª volta, média de 152.335 km/h

Segunda bateria:
1 Victor Hugo Matzenbacker (RS) - 17 voltas - 25:12.473
2 Lucas Alves (RS) - a .069
3 Bruna Tomaselli (SC) - a 1.494
4 Bruno Samara (PR) - a 6.295
5 Lucas Balbuena (PY) - a 6.822
6 Franco Pasquale (RS) - a 7.166
7 Rafael Smaniotto (PR) - a 9.452
8 Vitor Fernandes (MG) - a 17.856
9 Lucas Fernandes (MG) - a 2 voltas
10 Victor Miranda (SP) - a 4 voltas
11 Gabriel Robe (RS) - a 12 voltas
12 Mateus Rouver (SE) - a 14 voltas
Melhor volta: Victor Miranda, 1:11.887, na 13ª volta, média de152.188 km/h

Campeonato
1 Victor Hugo Matzenbacker (RS) - 131 pontos
2 Lucas Alves (RS) - 77
3 Mateus Rouver (SE) - 71
4 Bruna Tomaselli (SC) - 60
5 Gabriel Robe (RS) - 59
6 Victor Miranda (SP) - 51
7 Gustavo Bandeira (DF) - 46
8 Rodrigo Elger (PR) - 36
9 Rafael Smaniotto (PR) - 32
10 Bruno Samara (PR) - 28
11 Lucas Balbuena (PY) - 18
12 Vitor Fernandes (MG) - 17
13 Franco Pasquale (RS) - 12
14 Lucas Fernandes (MG) - 10

KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!