#AV | #Elétricos | #Goiás

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

segunda-feira, 8 de julho de 2013

IA GT: Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez colocam BMW Sports Trophy Team Brasil no top-5 da Pro-Cup

Cacá Bueno e Allam Khodair, mesmo com drive through, também ficaram entre      os 10 melhores em Zandvoort. Eles terminaram em sexto e avançaram no campeonato. Próxima etapa será nos dias 17 e 18 de agosto na Eslováquia


Neste domingo (7) de sol e calor no circuito de Zandvoort, na Holanda, o time brasileiro do BMW Sports Trophy Team Brasil colocou seus dois carros no top-10 da Corrida Principal, válida pela terceira etapa de rodada dupla do FIA GT Series. A equipe mostrou boa evolução durante todo o fim de semana. As duplas demostraram um ótimo desempenho e todo elenco trabalhou bem entrosado para conseguir o resultado. 

A bordo do BMW Z4 #21 Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez se destacaram, saindo de 16º no grid, para cruzar a linha de chegada em sexto, (5º lugar na Pro-Cup). Cacá Bueno e Allam Khodair, com o carro #0, também vieram fortes para completarem a disputa em sétimo no geral (6º na categoria Pro-Cup). A próxima rodada dupla do campeonato será nos dias 17 e 18 de agosto na Eslováquia. 

A Corrida Principal da etapa holandesa do FIA GT Series foi bem movimentada com ultrapassagens, disputas, toques e incidentes. Após a largada, na abertura do segundo giro, o Audi R8 #14, pilotado por Cesar Campanico, rodou sozinho e bateu forte, o que obrigou a entrada do carro de segurança e, na sequência, a direção de prova paralisou a corrida com bandeira vermelha, para remoção do equipamento da pista. A disputa ficou interrompida por cerca de 20 minutos. A prova recomeçou e os carros largaram com a presença do safety car.

Logo na saída do safety car, no quarto giro da corrida, Zonta conseguiu uma ultrapassagem subindo para 14º. Cacá também tinha ritmo forte e na volta 5 assumira o quarto lugar, posição na qual permaneceu por 11 voltas, até receber uma punição com drive through, por ultrapassar em bandeira amarela. O anúncio de que Cacá Bueno precisava cumprir a passagem pelos boxes foi feito muitas voltas depois, o que impossibilitou ao piloto devolver a posição.

Na abertura da janela de pit-stop, o BMW Sports Trophy Team Brasil comprovou que o entrosamento do time está evoluindo a cada rodada. Com isso, os dois carros fizeram boa parada para troca de pilotos e pneus, o que permitiu que ambos os equipamentos brigassem por posições para avançar na corrida. 

Natural do Paraná, o piloto Ricardo Zonta comentou sobre o resultado positivo, mesmo tendo largado quase no fim do grid. "Eu larguei por fora para tentar pular algumas posições, mas fui tocado e acabei caindo para último, mas busquei a recuperação logo, tanto que quando deu bandeira vermelha eu já estava em 15º, uma posição à frente da qual larguei. Depois, com a relargada, perdi muito tempo atrás da Ferrari #51, e demorei para conseguir ultrapassar, pois o nosso carro perdia um pouco na reta, mas na parada no box, tudo foi muito bom, o time todo trabalhou bem entrosado e com certeza, o nosso pit-stop ajudou no resultado", disse um dos representantes do carro #21. 

O paulista Sérgio Jimenez ficou feliz com o resultado e elogiou a atuação de todo o time. "Peguei o carro na segunda metade da corrida. Minha tocada foi com ritmo forte do começo ao fim. Foi ruim o Zonta ter perdido tanto tempo atrás da Ferrari, mas hoje todos fizeram um ótimo trabalho, tudo se encaixou e conseguimos pontuar bem", comentou o companheiro de Ricardo Zonta. 

Para a outra dupla do time brasileiro, formada por Cacá Bueno e Allam Khodair, a bordo da BMW Z4 #0, o fim de semana também foi positivo. E mesmo cumprindo punição, eles conseguiram evoluir, para subir no campeonato. Agora Cacá e Khodair ocupam a sexta posição na tabela de classificação, com 28 pontos. 

"Foi uma boa prova. Pela primeira vez, a gente conseguiu manter um bom ritmo de corrida, e andamos bem próximos aos líderes. O carro se mostrou mais competitivo, e esteve três décimos mais rápido de que ontem. Realmente o equipamento estava bom. Uma pena foi a penalização. Confesso que não vi a bandeira amarela, e o drive through demorou muito para ser anunciado, e por isso não consegui devolver a posição. Isso nos custou um quarto lugar, mas no geral foi bom, porque avançamos na tabela e também vimos a evolução da outra dupla do time", disse o piloto carioca.

Allam Khodair fez coro com o companheiro. "Foi um fim de semana de evolução. O carro melhorou, andamos perto dos líderes, e fizemos um bom trabalho. A punição prejudicou um pouco nossa corrida, mas faz parte do jogo", relatou. Na prova de sábado (6), a dupla havia terminado na quinta colocação. 

A vitória neste domingo ficou com a dupla Alon Day e Max Buhk (Mercedes SLS AMG). Stephane Ortelli e Laurens Vanthoor (Audi R8 LMS) chegaram em segundo e seguem na ponta do campeonato.

Os brasileiros voltam a acelerar pelo mundial de carros de turismo nos dias 17 e 18 de agosto. O palco da próxima etapa do FIA GT Series será a Eslováquia. 

Os dez melhores na Corrida Principal em Zandvoort:
1. 1 A. Day /M. Buhk (HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3) 35 voltas, em 1h27min51s *
2. 11 Ortelli/Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS ultra) a 6s667 *
3. 13 Sandström/Strippler (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS ultra) a 6s995 *
4. 28 J. Seyffarth /K. Chandhok (SMS Seyffarth Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) a 33s895 *
5. 25 H. Proczyk/D.Baumann (GRT Grasser Racing Team Lamborghini LP560-4) a 40s127 **
6. 21 R. Zonta/S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4) a 41s218 *
7. 0 C. Bueno /A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 55s861 *
8. 35 L. Ordonez/A. Buncombe (Nissan GT Academy Team Nissan GT-R Nismo GT3) a 58s858 **
9. 6 A. Ebrahim /M. Heemskerk (BMW Sports Trophy Team India BMW E89 Z4) a 1min00s473 **
10. 7 P. Cunha/M. Stumpf (ACL by Rodrive Lamborghini LP560-4) a 1min12s200 **

* Pro Cup
** Pro-AM

Classificação do Campeonato (Categoria Pro-Cup) - após três etapas (seis corridas):
1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 70
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 60
3. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 53
4. R.Rast/Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 35
5. Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 32
6. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 28
7. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 26
8. A. Kumpen / E. Ide (Phoenix Racing / Audi R8 LMS), 24
9. K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 23
10. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 22
11. R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 17
12. D. Keilwitz / N. Kentenich (Doerr Motorsport /McLaren MP4 12-C), 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!