#AV | #Elétricos | #Goiás

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Na primeira fase do Brasileiro de Kart João Vieira esteve perto do título

Problema na válvula de pressão do pneu fez piloto abandonar a bateria final


Infelizmente vai ficar para o Ceará. Com estas palavras o piloto tocantinense João Vieira (Kart Mini | Nova Era Móveis Escolares) se resignou após largar da pole-position na bateria final do Brasileiro de Kart da categoria Sudam e, com um dos pneus de seu kart murchos, ter de abandonar a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart.

A primeira fase do Brasileiro teve vez na semana passada, no Kartódromo Internacional de Serra, no Espírito Santo. Vieira competiu nas categorias Sudam e, pela primeira vez em sua carreira, na Shifter, que utiliza karts com marcha. Com atuações distintas nas duas corridas João esteve muito perto da conquista do título, mas, o problema mecânico, de uma peça de valor irrisório, lhe tirou a condição de lutar pelo título nacional da Sudam.

A participação de João na categoria Sudam foi marcada por altos e baixos ao longo das atividades. Com o sempre fiel e dedicado apoio de seu pai, que também é o chefe da equipe, João competiu nesta fase do Brasileiro com motores preparados pela empresa mineira RBC Preparações. A instabilidade climática durante todos os dias da competição talvez tenha sido a marca registrada deste Campeonato Brasileiro onde a chuva se fez presente em todos os dias e, com o traçado variando entre seco e molhado, as equipes acabaram sem conseguir preparar um acerto ideal para os karts.
A tomada de tempos e a primeira corrida classificatória foram disputadas na quinta-feira. João, registrou o 13º tempo na tomada, mas, em uma corrida de recuperação, conseguiu terminar a primeira prova na terceira posição. Na segunda classificatória, porém, o piloto vinha se recuperando, mas, após um toque, caiu para o final do pelotão, se recuperou um pouco, e finalizou a prova com o 16º lugar. 

As provas decisivas reservavam para João o ápice de sua participação no Campeonato. A Pré-Final foi disputada no início da noite de sexta-feira. Com a pista úmida e extremo arrojo o piloto partiu do meio de pelotão, fez uma corrida de recuperação e, após uma bela ultrapassagem a duas voltas para o final, venceu a prova.

No dia seguinte, animado, Vieira seguiu então para a Final, largando da primeira posição. Sua experiência nesta última e decisiva prova, porém, não durou muito. Logo após a largada o kart do piloto passou a perder várias posições na pista e, com três voltas completadas ele abandonou a corrida com um dos pneus de seu kart murchos.

Shifter

A participação de Vieira no Brasileiro de Shifter foi, acima de tudo, a possibilidade de adquirir experiência já pensando na continuidade de sua carreira. Competindo contra pilotos experientes como Danilo Dirani, Guilherme Salas, Dennis Dirani, dentre outros o piloto teve como ponto alto de sua participação a conquista da terceira posição na tomada de tempos.

Nas corridas, porém, Vieira foi a maior vítima de provas muito acidentadas e com equipamentos que se mostraram não muito confiáveis para as condições climáticas e da pista capixaba. Na final ele ficou com a 10ª posição após abandonar a corrida em virtude de uma forte batida que empenou toda a parte traseira de seu kart.

"Foi um Brasileiro muito difícil. Nós trabalhamos muito e eu achei que poderíamos realmente lutar pelo título. Meu kart estava perfeito na corrida Pré-Final e, tenho certeza, eu poderia ter ganho. Infelizmente a válvula do pneu começou a vazar durante a corrida e, desde as primeiras voltas, o pneu começou a murchar. Foi uma pena. Já na Shifter, valeu a experiência, mas, sinceramente, o pessoal bateu muito. Na verdade, meu sentimento, é de que aquele kart é muito veloz para alguns concorrentes que tentaram competir com ele e, no final das contas, não conseguiam dominar o equipamento", comentou o piloto de 15 anos.

João já está de volta a Palmas. Na próxima semana, entre os dias 23 e 27 de julho, ele estará de volta à pista. No Kartódromo Ayrton Senna, em Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, o piloto participará da segunda fase do Brasileiro de Kart. Desta vez, porém, na categoria Graduado.

Fotos: Flávio Quick - Divulgação

Assessoria de Comunicação do piloto João Ricardo Vieira
Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabiola Cadar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!