#AV | #Elétricos | #Goiás

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

terça-feira, 16 de julho de 2013

No Brasileiro de Kart, 3-2=0

Em matemática incerta, oficial da CBA erra e prejudica Pedro Cardoso na última volta


Foi encerrada neste sábado (13) a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart que contou com a participação das categorias Mirim, Cadete, Super Cadete, Júnior Menor, Júnior, Sudam, Shifter e as F4 Graduado e Sênior. Ao todo 214 pilotos participaram do evento que foi disputado no Kartódromo Internacional de Serra, no Espírito Santo.

Representando o Distrito Federal o piloto Pedro Cardoso (OMNICOM| Sabiá Racing | RBC | MMKT Sports Marketing) foi um dos grandes destaques da competição. Andando sempre os dez mais velozes o piloto se destacou desde as primeiras atividades da competição. Com total apoio da equipe Sabiá Racing (equipe) e da RBC Preparações (fornecedora dos motores) o piloto conseguiu se sobressair mesmo diante das condições climáticas instáveis que se apresentaram durante toda a semana.

Com muita dedicação e um trabalho com foco total na conquista do título piloto e equipe traçaram uma estratégia para o decorrer da competição que, certamente, teria o seu ápice na última e decisiva corrida. Sem perder o foco ao planejamento preparador cuidadosamente o piloto fez o seu melhor e, em uma volta perfeita na tomada de tempos, conseguiu garantir a pole-position com um tempo dois décimos mais veloz do que o do segundo colocado.

Com a vantagem de poder largar na frente nas duas classificatórias o piloto brasiliense conseguiu se manter nas duas provas todo o tempo entre os cinco primeiros, poupando seu equipamento e se preparando para conseguir um bom posicionamento para o grid da Pré-Final. Com isso, após chegar em terceiro nas duas provas, o piloto somou seis pontos e, com isso, garantiu mais uma pole, desta vez, para a corrida Pré-Final. Em uma corrida cerebral Cardoso chegou a cair algumas posições, se recuperou, chegou a liderar, mas, terminou na segunda posição, lugar que também lhe seria de direito para a largada da Final.

Já caia a noite de sábado quando a largada da decisiva prova do Brasileiro de Kart foi autorizada. Pedro, largando pela parte "suja" da pista, conseguiu se manter na segunda posição após uma bela partida. Andando junto com o líder o piloto esperou o momento certo e, na terceira volta, pulou para a primeira posição. Porém, na volta seguinte, seu adversário voltou à superá-lo. Desse momento em diante Pedro optou por não mais tentar a ultrapassagem e, com isso, os dois líderes abriram considerável vantagem para os demais pilotos. Ao receber a placa de três voltas para o fim, Pedro manteve-se em concentração máxima. Sabendo que os dois karts tinham rendimentos idênticos a manobra da ultrapassagem deveria ser perfeita, pois, só assim, ele não teria a tentativa de "xis" do adversário. Mantendo o plano de ultrapassar na última volta o piloto seguiu no encalço do primeiro colocado, mas, para a surpresa de todos no kartódromo, a placa de última volta não foi mostrada e, após a sinalização de duas voltas para o final, a corrida foi encerrada na volta seguinte. Sem entender nada o piloto cruzou a linha de chegada na segunda posição, sem nem tentar a ultrapassagem que, em sua estratégia, estava preparada desde a terceira volta.

"Estamos revoltados com esta situação. Um erro sem precedentes na informação aos pilotos nos tirou a chance de tentarmos a ultrapassagem na última volta. Não é possível entender que um oficial destacado pela CBA possa cometer um engano de tamanha magnitude. Na situação que se apresentava na pista os dois líderes tinham equipamentos que rendiam de forma idêntica e, para garantir o título, a briga certamente seria nas duas últimas curvas. Os meninos não tiveram esta chance. Parabenizamos e reconhecemos como campeão o piloto Giuliano Raucci, que fez um belo campeonato, mas, sinceramente, na cabeça dos dois pilotos ficará sempre a dúvida de como teria sido a última volta do Brasileiro de Kart de 2013. Quero aproveitar e agradecer muito ao empenho, dedicação e perfeitos equipamentos providos pela Sabiá Racing e pela RBC Preparações de Motores", comentou Sérgio Cardoso, pai do piloto.

Fotos: Flávio Quick - Divulgação

Assessoria de comunicação do piloto Pedro Cardoso
Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabiola Cadar
Quick Comunicação e Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!