#AV | #Elétricos | #Goiás

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sábado, 13 de julho de 2013

Yurik Carvalho conquista o Campeonato Brasileiro de Kart

Piloto largou de último na prova final e, com dedo quebrado, chegou à inédita conquista


Terminou neste sábado (13) a primeira fase do 48º Campeonato Brasileiro de Kart. 214 pilotos de todas as regiões do país participaram da competição mais importante do país nas categorias Mirim, Cadete, Super Cadete, Júnior Menor, Júnior, Shifter, F-4 Graduado, F-4 Sênior e a principal da competição, a Sudam.

Reunindo as principais estrelas do kartismo no país a Sudam teve um grid de 31 competidores e teve como campeão o paulista Yurik Carvalho (Everlast Energy Drink | Techspeed | Camargo Racing). A conquista de Yurik, porém, foi repleta de emoções principalmente em virtude dele ter partido de último na bateria final.

As atividades do Brasileiro de Kart tiveram início ainda na terça-feira, com os treinos livres. Yurik, muito rápido desde as primeiras atividades, teve alguns problemas de motores no início da competição o que lhe impediu de completar três dos quatro treinos. Para piorar, a instabilidade climática vista durante todas as atividades tornava o acerto do equipamento uma incerta uma vez que por várias vezes chovia e, em seguida, a pista secava.

Consciente de seu bom equipamento o piloto seguiu para a tomada de tempos, mas, novamente, uma quebra de motor não o permitiu completar a sessão fazendo assim com que ele largasse da última posição nas classificatórias.



O drama do piloto estava apenas começando. Na largada da primeira corrida classificatória, disputada ainda na quinta-feira, o piloto sofreu um sério acidente após a largada e teve fraturado o quarto dedo de seu pé direito. O garoto foi levado ao hospital e, mesmo com muitas dores e contra os membros de sua equipe e familiares, decidiu seguir na competição.

Na manhã de sexta-feira foi disputada a segunda corrida classificatória. Yurik, partindo da última posição, fez impressionante corrida de recuperação e conseguiu vencer. Com muitas dores o piloto desceu do kart e decidiu, junto aos preparadores e equipe que não disputaria a corrida Pré-Final. 

Neste sábado, então, mesmo com fortes dores, o piloto em uma decisão unilateral resolveu competir. Muito concentrado e com a certeza do bom equipamento, o piloto partiu novamente da última posição. Logo na largada ele se aproveitou de uma pequena batida na sua frente e ganhou algumas posições. Daí por diante, com um ritmo impressionante, Yurik passou a escalar o pelotão e, com ultrapassagens determinadas, conseguiu chegar à segunda posição. A esta altura o líder estava a cerca de dois segundos à sua frente e faltavam dez voltas para o final. Com um ritmo impressionante e nenhum erro ele passou a registrar seguidas voltas mais rápidas e, a três voltas para o final, assumiu a liderança. Seu concorrente ainda conseguiu recuperar a primeira posição, mas, Yurik retomou a liderança duas curvas depois para não mais perdê-la e comemorar muito a vitória.

"Sinceramente eu não sei como consegui. Eu queria muito correr, sabia que nosso kart estava bom, mas as dores estão muito fortes. Realmente dedico esta vitória à minha, minha equipe, preparadores e, principalmente, à Deus. Somente com a força dele consegui suportar as dores e ser rápido nas 27 voltas para chegar ao título", comentou chorando de dores e emoção, o piloto.

Na próxima semana Yurik segue para os Estados Unidos. No estado do Colorado ele disputará mais uma etapa do SKUSA, competição muito importante naquele país e que, atualmente, o brasileiro ocupa a terceira posição.

Fotos: Flávio Quick - Divulgação

Assessoria de comunicação do piloto Yurik Carvalho
Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabiola Cadar
Quick Comunicação e Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!