#AV | #Elétricos | #Goiás

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

MAN Latin America disputa título da Truck com Totti e Giaffone em Brasília

Equipe é a única com mais de um piloto com chances de ser campeão na etapa final neste domingo: Leandro Totti, com seu caminhão Volkswagen Constellation, e Felipe Giaffone, com o MAN TGX
Felipe Giaffone

A decisão do título da Fórmula Truck, neste domingo, em Brasília, terá quatro pilotos com chance de título, sendo dois deles de uma mesma equipe, a MAN Latin America: o atual campeão, Leandro Totti, que pilota o Volkswagen Constellation, e Felipe Giaffone, tricampeão da categoria e
que corre com o MAN TGX.

"Temos um caminhão muito competitivo em mãos. Em conjunto com os engenheiros da MAN Latin America, conseguimos uma rápida evolução de nossos caminhões e o resultado já está aparecendo neste primeiro ano com o novo motor D26 de 12 litros. Na última corrida, fizemos dobradinha e entramos na briga pelo título. A diferença do líder não é pequena, mas temos equipamento para chegar lá e vamos lutar até a volta final", diz Leandro Totti, terceiro colocado no campeonato, 19 pontos atrás do primeiro. A Fórmula Truck distribui até 32 pontos por etapa.

Giaffone aposta na durabilidade de sua MAN TGX na pista de Brasília, considerada uma das mais exigentes da temporada por estar em uma altitude acima da média em relação ao nível do mar e por se tratar de um traçado em anel externo, com média de velocidade de 145 km/h.

"Sabemos que Brasília é uma pista que exige muito do equipamento, mas temos a alta confiabilidade do caminhão MAN jogando a nosso favor. Por isso, temos confiança de que podemos sair de lá com um grande resultado. Enquanto houver chances matemáticas vamos disputar e a melhor forma de fazer isso é garantir a nossa parte, ou seja, lutar pela vitória", disse Felipe Giaffone, piloto que mais marcou pontos na segunda metade do campeonato, vencendo duas provas e chegando outras duas na segunda colocação.

Renato Martins, chefe de equipe MAN Latin America, destaca a trajetória vitoriosa do time desde 2006: neste período, o time conquistou cinco títulos de pilotos (quatro brasileiros e um sul-americano) e chegou na última etapa em todos os anos com pelo menos um piloto com chances de título.

"Temos que destacar que nossos caminhões estão no topo do esporte desde 2006, ano que entremos na categoria e já fomos campeões com o Volkswagen Constellation. Esta temporada, mesmo sendo de muito aprendizado, pois passamos por uma extensa modificação técnica, deixando de usar os motores de 9 litros e passando a utilizar os de 12, chegamos ao fim, em Brasília, com dois pilotos na disputa do título. Essa constância nos deixa muito feliz e com o sentimento de dever cumprido", disse Renato, maior vitorioso da história da Fórmula Truck.

Adalberto Jardim, que, assim como Totti, André Marques e Débora Rodrigues, pilota um Volkswagen Constellation, quer terminar o ano bem como ano passado, quando conquistou a terceira colocação em Brasília: "Minha meta é terminar o ano bem e tentar ajudar meus companheiros de equipe, tirando pontos preciosos dos concorrentes diretos", disse Jardim.

Este também pensamento de Marques e Débora. "Vamos para lá tentando buscar mais um pódio na temporada", disse Marques, que subiu nas etapas de Londrina e Guaporé. "Brasília é uma pista veloz e que exige uma tocada agressiva, mas sem abusar demais, porque há pouca área de escape ", finalizou Débora.

Os primeiros treinos livres da décima e decisiva etapa da temporada 2013 da Fórmula Truck começam nesta sexta-feira, às 11h. O classificatório será no sábado, às 13h, e a corrida no domingo, também às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band.


Resultado do campeonato de pilotos:

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 135
2º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 119
3º) Leandro Totti (PR/MAN Latin America), RM Competições-MAN Latin America, 116
4º) Felipe Giaffone (SP/MAN Latin America), RM Competições-MAN Latin America, 114
5º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, 102
6º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 93
7º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, 82
8º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 59
9º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 58
9º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 58
9º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 58
12º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 57
13º) André Marques (SP/MAN Latin America), RM Competições-MAN Latin America, 50
14º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 35
14º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 35
16º) Adalberto Jardim (SP/MAN Latin America), RM Competições-MAN Latin America, 24
17º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 23
18º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 21
18º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 21
18º) Débora Rodrigues (SP/MAN Latin America), RM Competições-MAN Latin America, 21
21º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 19
22º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 18
23º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 13
24º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 12
25º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 10
26º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 6


Resultado do campeonato de pilotos:

1º) Mercedes 350
2º) MAN Latin America, 274
3º) Iveco, 203
4º) Scania, 152
5º) Volvo, 114
6º) Ford, 68

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!