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quinta-feira, 8 de maio de 2014

Implantação de postos de recargas para veículos elétricos podem se tornar obrigatório no Brasil

Se aprovada, medida virá ao encontro do anúncio do pacote de incentivos fiscais destinados aos veículos elétricos, que pode sair ainda no primeiro semestre

O mercado de veículos elétricos no Brasil, especialmente os carros de passeio e ônibus, iniciou 2014 com perspectivas promissoras para os próximos meses. Visto como um dos principais entraves para a disseminação dos modelos elétricos pelo país, os postos de recarga podem se tornar obrigatórios em áreas públicas, sendo as concessionárias de energia as responsáveis
pela realização do serviço. A medida foi proposta por meio de projeto de lei aprovado no início de abril pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e agora segue para apreciação do Senado.

O objetivo do projeto é evitar que o mercado brasileiro fique defasado em relação às inovações tecnológicas da indústria automobilística na emissão de emissões. Antes mesmo de a medida ser aprovada, as distribuidoras de energia, de olho neste novo filão de mercado, começam a se movimentar. A CPFL, distribuidora que atua no Estado de São Paulo, pretende instalar nos próximos meses cerca de cem postos de recarga destinados aos veículos elétricos. A empresa, inclusive, possui parceria com a montadora Renault, e utiliza modelos elétricos desenvolvidos pela montadora para a locomoção de seus funcionários em trabalhos externos.

A implantação deste modelo de recarga, no curto prazo, deverá impulsionar outras empresas do segmento a desenvolverem projetos semelhantes, já que a demanda deverá aumentar após o anúncio de incentivos fiscais previstos para os veículos elétricos, que poderá sair ainda neste primeiro semestre.

Com foco no desenvolvimento desse mercado, será realizado o Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, que está em sua 10ª edição, é o principal ambiente de negócios na América Latina para os fomentos da inovação no campo dos veículos elétricos, e trará, nos três dias de evento, as principais novidades do setor.

De acordo com Ricardo Guggisberg, diretor do Salão, o iminente anúncio dos incentivos fiscais destinados ao setor, todas as empresas que farão parte dessa cadeia deverão se atualizar para atender a esta nova demanda. “Projetos como o da CPFL são fundamentais para o crescimento do setor se dar de forma homogênea e sustentada”, afirma Guggisberg.

Congresso de Veículos Elétricos
Mantendo a tradição das edições passadas, será realizado o Congresso de Veículos Elétricos, evento paralelo ao Salão, com um extenso programa de debates sobre os principais temas que permeiam o setor dos veículos elétricos no Brasil e no exterior. O evento contará com a participação dos principais especialistas deste setor, autoridades, representantes de montadoras, formadores de opinião, entre outros, com o intuito de promover a troca de informações qualificadas e networking.

Na edição passada, participaram do congresso nomes como Jayme Buarque de Holanda (diretor da ABVE), Pietro Erber (presidente da ABVE), Jayme Lerner (Ex-prefeito de Curitiba, arquiteto e urbanista), Cyro Boccuzzi (Diretor do Fórum Latino Americano de Smart Grid, entre outros nomes. “É importante que a população conheça as novas tecnologias que contribuem para a melhoria do cotidiano. Só com a popularização da mobilidade elétrica é que teremos um aumento na demanda desse tipo de veículo no país, o que fará com que ele se torne cada vez mais acessível no mercado”, finaliza o executivo.

Para mais informações sobre o evento, credenciamento para o Salão e o congresso, acesse http://www.velatinoamericano.com.br/.

Acompanhe o Salão nas redes sociais:

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Twitter: @velatinoameric1

Informações à imprensa

M.Free Comunicação

Paulo Tonon, Roberta Provatti e Marcio Freitas



(11) 3171-2024

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