#AV | #Elétricos | #Goiás

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

domingo, 6 de julho de 2014

Com neblina e chuva TOP KART Brasil encerrou sua segunda etapa

No litoral de Santa Catarina, no Kartódromo Beto Carrero, provas finais foram emocionantes 

Pedro Aizza foi o campeão da Cadete
Pedro Aizza foi o campeão da Cadete
Terminou neste sábado, dia cinco, a segunda etapa do TOP KART Brasil. O GP Santa Catarina foi disputado desde a última quinta-feira no Kartódromo Beto Carrero Internacional, em Penha, no litoral catarinense e reuniu 102 pilotos de sete categorias distintas.

Depois de um dia completamente
dedicado aos treinos, na quinta-feira e, um dia de tomadas de tempos e corridas classificatórias, hoje a programação foi completamente dedicada às corridas finais. Os competidores somaram pontos nas duas classificatórias de ontem onde, este resultado, determinou as posições de largada para as corridas finais.

Diferente dos dois primeiros dias do evento, o sábado amanheceu com pista molhada e uma fina chuva que permaneceu durante as primeiras horas da manhã. Assim, com condições de pista completamente diversas, pilotos e suas equipes tiveram bastante trabalho para acertar os equipamentos e deixarem os karts competitivos para as provas decisivas.

Da mesma maneira que aconteceu em São Paulo um dos grandes atrativos da prova foi o fundo de premiação. Conforme previa o regulamento os pilotos fizeram um depósito no ato da inscrição e, finalizado este montante, que foi separado por categorias, a organização também depositou o mesmo valor da soma de todos os pilotos. Assim, o total do fundo de prêmio do GP Santa Catarina foi de vinte mil reais, com destaque para a Master que teve, novamente, o maior grid e desta forma ofereceu a maior premiação com um total de R$ 4.400,00.

O primeiro vencedor do dia, na verdade, foi um repetente do GP São Paulo. Caio Collet (SP), da Júnior Menor, repetiu o excelente desempenho da primeira etapa e ganhou a primeira corrida, ainda com a pista bastante molhada. Ele e Edgard Bueno Neto duelaram pelo primeiro lugar, mas, Neto, com o escapamento solto, teve de abandonar a disputa. Caio aproveitou a chance, assumiu a dianteira e seguiu sem ser ameaçado até a bandeirada final. Estefano Marins (SC) chegou em segundo e Gustavo Jorge (PR), em terceiro.

Com o maior grid da manhã, os Cadetes, assim como nas classificatórias de ontem, deram um verdadeiro show. Com a pista secando rapidamente, mas, ainda bastante escorregadia, as crianças mostraram toda a sua perícia para dominar os karts. Após ter partido da quinta posição Pedro Aizza (PR) perdeu algumas posições na primeira volta, mas, não desanimou. Ele seguiu sempre no primeiro pelotão e, pouco a pouco, escalou o pelotão partindo da sétima para a primeira posição e, ao final das 18 voltas, a vitória. Outra bela corrida de recuperação foi da menina Isabelle Torres (PR). Ela partiu do 14º posto e recebeu a bandeirada em segundo. Completou o pódio o garoto Enzo Marins (SC).

Na categoria Júnior as disputas pareciam se tratar de pilotos profissionais. Já com pneus slick as batalhas foram bastante intensas, principalmente pela primeira posição que, no decorrer da prova, foi muito disputada por três pilotos. Eduardo Souto (SC) começou na ponta, mas, foi superado por Paulo Victor Lima (MG), que abriu certa vantagem. Nas últimas voltas, porém, ele foi muito pressionado por Sérgio Crispim (PB), mas, manteve-se calmo e, sem cometer erros, garantiu a vitória. Crispim chegou em segundo e Souto, em terceiro.

Encerrando as provas da manhã a categoria IAME TaG, que compete com motores com partida elétrica, teve em sua bateria um grande pega pela primeira posição, mas, em toda a pista era possível acompanhar belas disputas. Três pilotos ocuparam a primeira posição que acabou ficando com Antônio Francesco Ventre (RS) ganhador da prova. Leonardo Ninekotter liderou, mas, com problemas teve de abandonar a corrida. Daniel Rotta (RS), que também liderou, chegou em segundo e Erick Lutum (SP), ficou com o terceiro lugar.

Passados os procedimentos do pódio da parte da manhã as três categorias que faltavam tomaram a pista para a definição de seus campeões. A mais veloz de todas, a Sudam, assim como em São Paulo, viu o piloto André Nicastro (RJ) dominar a Final e ficar com a vitória. Porém, ele não teve vida fácil e precisou trabalhar duro para vencer. A prova foi tão disputada que nas dez primeiras voltas o primeiro lugar teve quatro pilotos diferentes. Na 11ª volta, então, Nicastro assumiu a liderança para não mais perdê-la até a bandeirada final. Olin Galli (RJ) chegou em segundo e Gabriel Casagrande (PR) foi o terceiro.
A corrida com o maior número de pilotos foi a da Master, penúltima a ser disputada. Diferente das demais, porém, apenas um piloto dominou a corrida de ponta-a-ponta. Eduardo Dieter (RS) largou da primeira posição e com bastante tranquilidade administrou a corrida com perfeição para vencer. Antônio Francesco Ventre (RS) chegou na segunda posição e Leonardo Ninekotter (SC) completou o pódio.

Encerrando as disputas em Santa Catarina a F4 Honda tomou a pista com seus 11 competidores. Baseada na competitividade dos motores Honda GX-390, sorteados pela RBC Preparações, as disputas na pista foram muito intensas e definidas apenas na última volta. Detentor também da pole position o piloto Roberto Wuthstrack Júnior foi o grande campeão seguido por Jeam Morlo e Gustavo Pinheiro. Nessa categoria o pódio foi integralmente de pilotos de Santa Catarina.

"Ficamos muito felizes com as disputas do TOP KART Brasil aqui em Santa Catarina. Nos dedicamos muito para esta corrida e mesmo em meio à Copa do Mundo e a proximidade do Brasileiro reunimos mais de uma centena de pilotos em um pista fora dos grandes centros. Quero agradecer muito aos competidores, aos patrocinadores, oficiais de competição e aos diretores do Kart Clube Beto Carrero - Jorge Garcia e Jonni Jankeque, que foram incansáveis no auxílio para que tudo corresse da melhor maneira possível. Vamos revigorados para a etapa de Minas Gerais onde, finalmente, conheceremos os campeões da primeira edição do TOP KART Brasil", comentou Pedro Sereno, diretor executivo do Campeonato.

O TOP KART Brasil segue o seu calendário daqui aproximadamente 60 dias. O GP Minas Gerais será disputado no Kartódromo RBC Racing, na Grande Belo Horizonte, entre os dias 27 e 30 de agosto.

O TOP KART Brasil conta com o patrocínio de HONDA Motores, MG Tires, RBC Preparações, Techspeed, IAME Brasil, Birel, Matrix Energy, Celucat Envelopes, Kart Mini, BSS Blindagens, Mega Kart, Paralego Racing, ULV Racewear e F3 Brazil Open.

Acompanhe-nos na internet:
Site: www.topkartbrasil.com.br | Facebook: /topkartbrasil 
Twitter: @topkartbrasil | Instagram: @topkartbrasil

Fotos: Flávio Quick

Assessoria de comunicação do TOP KART Brasil
Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabiola Cadar
Quick Comunicação e Marketing
Fone: +5531 9955-1420 | +5531 3225-2236
Internet: www.topkartbrasil.com.br
E-mail: imprensa@topkartbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!