#Brasil

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Conheça Bruno Chapinotti e a Toyo Tires F1600 Championship

O brasileiro Bruno Chapinotti soube assim que chegou à Toyo Tires F1600 Championship que esse era o destino perfeito para ele. 

História por Stephanie Wallcraft
(Tradução de Fabrício Sousa com a ajudinha do Google Translator)

Quando criança no Brasil nos tempos de kart, ele correu e venceu contra nomes como Felipe Massa, Bruno Senna, Nelson Piquet Jr., Cristiano da Matta, Antonio Pizzônia e Raphael Matos. Ele foi campeão brasileiro e tinha os olhos postos na Europa. O futuro parecia extremamente brilhante.

Mas em um dia trágico, todo o seu mundo virou de cabeça para baixo.

Seu empresário e o maior defensor da sua carreira era seu pai, Mauri. Quando Bruno tinha 15 anos, uma corrida no Rio de Janeiro em que estava programado para participar foi cancelada, e seu pai o chamou para lhe contar que ia ficar para em sua loja, no Brasil para obter algum trabalho extra.

Por alguma razão, Mauri escolheu aquele telefonema para expressar a Bruno a importância da sua carreira de piloto para ele. "Nunca desista de corrida", Bruno lembra dele dizendo.


Essa foi a última vez que falou. Mauri sofreu um trágico acidente naquela noite e morreu subitamente.

Sem o apoio e orientação de seu pai, Bruno estava à deriva. Ele tinha talento em abundância, mas ninguém para aconselhá-lo sobre o lado comercial do esporte, e lidar com isso tudo apesar da enorme perda pessoal tornou-se insuportável.

"Eu não quero desistir de corrida", diz ele. "Eu não tinha escolha. Mas eu nunca perdi a paixão".

Chapinotti manteve contato com o esporte e manteve amigos dentro dele ao longo dos anos, mais notavelmente com Cristiano da Matta e Raphael Matos, que também cresceu em Belo Horizonte, no sudeste do Brasil. Ele passou por mais de uma década sem corridas de qualquer espécie, e nesse ínterim passou por vários outros grandes mudanças na vida: casou-se com sua adorável esposa Thamyris e se mudou com ela para o Canadá.

Um par de anos atrás, do nada, Chapinotti recebeu uma chamada fria a partir de uma equipe de corrida baseada nos Estados Unidos. Ele tentou retornar suas chamadas, mas não foi capaz de alcançá-los, e acabou recuando.

Mas receber essa chamada e perceber o quanto ele queria aquela oportunidade fez Chapinotti perceber o quanto ele sentia falta de ter corridas, que sempre tiveram um papel fundamental em sua vida. Por insistência de da Matta e Matos e com a ajuda de Thamyris - que ficou chocada com sua revelação, mas muito favorável - Chapinotti começou a explorar suas opções.

Foi durante a investigação que se seguiu que Chapinotti descobriu Brian Graham e sua equipe, BGR Team Grote, e sua longa história nas corridas de F1600 em Ontário. Ele soube imediatamente que ele e a equipe formariam uma grande parceria.

"Eu realmente gosto da maneira como Brian trabalha e do profissional que ele é", diz Chapinotti. "É um pouco como eu estava acostumado no Brasil."

Chapinotti agora está planejando com BGR Team Grote para o restante da temporada 2014 da Toyo Tires F1600 Championship, bem como todos os quatro eventos no Super Series F1600. Aos 33 anos de idade ele agora está fora de carros de corrida por mais de 14 anos, assim, seus objetivos para esta temporada são um pouco conservadores. Ele está concentrado em perder peso e ficar-se fisicamente em forma novamente, e contratou um personal trainer para ajudá-lo a conseguir isso.

Ele também está dedicando tempo para se acostumar a estar em carros rápidos novamente, embora não ache que seja uma transição tão íngreme quanto estava esperando.

"Você realmente não se esqueçe do sentimento dos RPMs, e como fazer todo o resto", diz ele. "É um pouco como andar de bicicleta."

Mais importante ainda, estar de volta na corrida me faz sentir de volta em casa. Depois de tantos anos de distância, Bruno Chapinotti finalmente retornou ao local onde ele está destinado a estar.


Mais informações sobre Bruno pode ser encontrada em BGR Team Grote
De Bruno pode ser seguido no twitter @BascBruno 
História por Stephanie Wallcraft 
Foto cedida por BGR Team Grote


A Toyo Tires F1600 Championship Series é uma categoria de monoposto sediada em Ontário, Canadá, sancionada pelo CASC Ontário Região e orgulhosamente apoiada por Toyo Tires, Honda HPD, Cove Dentistry, Stäubli, Lincoln Electric, Braille Battery, Johnston Research and Performance, MK Technologies and Rod Ends Mechanical. A série é composta de seis eventos, formato double-header e concorre a Canadian Tire Motorsport Park, Honda Indy Toronto e Calabogie Motorsport Park.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!