#AV | #Elétricos | #Goiás

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sábado, 23 de agosto de 2014

Rally dos Sertões terá Prólogo e Largada Promocional neste sábado em Goiânia com entrada gratuita

Nesta sexta-feira, a coletiva oficial do evento reuniu os principais nomes da maior prova off-road do país no autódromo da capital goiana


Contagem regressiva para a 22ª edição do Rally dos Sertões. Nesta sexta-feira (dia 22), a movimentação já foi intensa no autódromo internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), de onde os competidores de carros, motos, quadriciclos, UTVs e caminhões partirão rumo a Belo Horizonte (MG) no próximo domingo (24). São 201 competidores no total (lista extraoficial), percorrendo mais de 2,6 mil km, sendo 1572 de especiais (trechos cronometrados). Além
do Brasil, mais nove países terão representantes na competição: África do Sul, Argentina, Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal, Reino Unido e Uruguai. Nas categorias motos e quads, o Sertões também será válido pelo Mundial de Rally Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

A coletiva oficial reuniu algumas das principais feras nacionais e internacionais que estarão na disputa, além de representantes da Dunas Race - organizadora da prova - e do governo de Goiás. Entre os competidores, o piloto Guilherme Spinelli (tetracampeão do Rally dos Sertões nos carros), o navegador Youssef Haddad (bicampeão nos carros), o piloto Edu Piano (hexacampeão e atual campeão nos caminhões), o piloto Jean Azevedo (pentacampeão nas motos), o português Paulo Gonçalves (atual campeão mundial de Rally Cross Country da FIM nas motos e campeão do Sertões em 2013), o espanhol Marc Coma (campeão do Sertões em 2010 nas motos e líder do mundial 2014), o piloto Carlo Collet (hexacampeão e atual vencedor nos UTVs), o polonês Rafal Sonik (vencedor do Sertões em 2010 nos quads e atual líder do mundial) e o pentacampeão nas motos José Hélio, que fará sua estreia nos UTVs, falaram sobre suas expectativas para a 22ª edição.

Neste sábado (23), a disputa começa com o Prólogo, que definirá a ordem de largada para a 1ª etapa entre Goiânia e Caldas Novas no domingo (24). Serão 10 km em linha reta, com piso predominante de cascalho, em estradas de fazenda com muitas lombas, bem sinuosas, com poucas pedras e uma travessia de riacho.

Ainda no sábado, às 19h30, haverá a largada promocional do Rally dos Sertões no autódromo de Goiânia, a partir das 19h30, com entrada gratuita para que o público possa ver de perto as principais feras do esporte e suas supermáquinas.

"Todo o apoio que nós recebemos do Estado de Goiás é um incentivo a continuar trabalhando e desenvolvendo esse esporte tão dinâmico e desafiador que é o rali cross country. Essa mobilização do governo e vários órgãos e secretarias, faz com que tudo corra mais tranquilo, com a facilidade logística, acomodação dos participantes e toda estrutura necessária", declarou Marcos Moraes, da Dunas Race, organizadora do rali, durante a coletiva.

Moraes também falou sobre a mudança na disputa do evento este ano. "Essa mudança de dez para sete dias no evento é mais um diferencial do Sertões. Ajuda na logística das equipes, um trajeto menor que pode dar mais tempo de manutenção para os mecânicos das equipes. Vamos chegar pela primeira vez em Belo Horizonte. Sempre passamos pelo estado de Minas Gerais, mas nunca chegamos lá. A chegada na Lagoa da Pampulha vai ser um marco bem triunfante para o rali", completou.

Carlos Ronay, coordenador geral do Rally dos Sertões em Goiás e diretor da AGETOP (Agência Goiana de Transportes e Obras), também falou sobre a forte ligação entre o estado e o maior evento de rali do Brasil. "É sempre um prazer receber o Rally dos Sertões mais uma vez em nosso estado. Neste ano, são 13 órgãos do governo envolvidos de forma direta. Toda a área de segurança do estado de Goiás está envolvida para cuidar de cada um dos competidores e participantes deste evento. Goiás é a casa do Rally dos Sertões", enfatizou Ronay.

A coletiva também contou com a presença do Dr. João Furtado, presidente do Detran-GO, que discursou sobre a parceria com o rali e o projeto Balada Responsável. "O Detran, quando se associou ao Rally dos Sertões, ele emprestou da marca e dos competidores um bom exemplo. Nós sempre buscamos educar além de fiscalizar. Acreditamos que todo trabalho se torna mais eficiente se tiver um bom exemplo da prática esportiva. Aqui em Goiás estamos focando muito no programa Balada Responsável, para alcançar o público jovem de 18 a 25 anos, somando esforços para que se conscientizem a dirigir sem uso do álcool", explicou.

Sob o comando da Dunas Race, o Rally dos Sertões é um dos maiores eventos esportivos do país, movimentando as economias das cidades por onde passa, deixando um legado social e ambiental. Entre competidores, imprensa, equipes de apoio, organização, produção e logística, mobiliza uma caravana de aproximadamente duas mil pessoas. Um evento 100% nacional, mas destacado por sua qualidade internacional nas partes técnica, esportiva e organizacional.

Entre Goiânia e Belo Horizonte, o Sertões vai passar por mais cinco cidades. Três serão sede do rali pela primeira vez: a goiana Catalão e as mineiras Paracatu e São Francisco. Completam o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam o Sertões em outras edições.

A chegada em Belo Horizonte acontecerá no dia 30 na Praça Geralda Damata Pimentel, em frente à Lagoa da Pampulha, a partir das 10 horas, com entrada gratuita.

Detran-GO faz ação com crianças nos boxes
Durante esta sexta-feira, alunos de algumas escolas de Goiás visitaram os boxes, conheceram os veículos do Rally dos Sertões e puderam participar de uma ação em um espaço montado pelo Detran goiano, para ensiná-las sobre a importância das leis de trânsito para motoristas, ciclistas e pedestres.

"Montamos uma estrutura para realizar uma mini palestra e explicar o que é o projeto, mostramos como é a dinâmica e no final eles vêm para a brincadeira dos carrinhos automatizado. Mas o objetivo é mostrar a ideia para as escolas e, em seguida, ser inserida dentro dessas escolas. O Detranzinho é voltado para escolas municipais, estaduais e particulares de todo o estado de Goiás. Com o Detranzinho, trabalhamos na educação infantil e ensino fundamental. Porém, as palestras educativas são oferecidas até o ensino médio. E são abordados assuntos, desde pedestres, ciclistas, motociclistas até temas envolvendo trânsito e cidadania", contou Priscila Carandina, gerente de educação para o trânsito do Detran-GO.

Veja a lista de inscritos (extraoficial) no link:

http://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2014.html

Confira a programação completa da 22ª edição Rally dos Sertões:

Sábado, dia 23 de agosto (Autódromo de Goiânia)
9h00 às 10h30: Posicionamento dos veículos no Parque Fechado
10h30: Início do deslocamento para a largada do Prólogo e Slalon no autódromo
11h00: Largada Quads
12h00: Largada UTVs
12h30: Largada Caminhões
13h00: Largada Motos
13h30: Largada Carros
15h00 às 16h00: Tarde Autógrafos no estande da Polaris
16h00 às 18h00: Exposição dos Jeep Clubes
19h30: Largada Promocional Rally dos Sertões

Domingo, dia 24 de agosto
1ª etapa - Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
9h00: Largada do Autódromo de Goiânia

Segunda, dia 25 de agosto
2ª etapa - Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)

Terça, dia 26 de agosto
3ª etapa - Catalão (GO)/Paracatu (MG)

Quarta, dia 27 de agosto
4ª etapa - Paracatu (MG)/São Francisco (MG)

Quinta, dia 28 de agosto
5ª etapa - São Francisco (MG)/Diamantina (MG) - MARATONA

Sexta, dia 29 de agosto
6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)

Sábado, dia 30 de Agosto
7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Lagoa da Pampulha, Praça dos Esportes
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação

*Programação sujeita a alteração

Fotos do Rally dos Sertões para download:
http://www.fotoarena.com.br/busca/index/t/Rally+dos+Sert%C3%B5es+2014+13-08-2014/?ide=26206


Vídeos / Rally dos Sertões
A Arco Media é responsável pela produção, captação e edição de todas as imagens em vídeo do Rally dos Sertões. A empresa também é detentora dos direitos de comercialização e distribuição destes conteúdos para pilotos, equipes e veículos de comunicação.

A cada etapa do Sertões será disponibilizado um vídeo release, para uso jornalístico, no seguinte endereço:

http://www.arco.tv/ftp/2014release
User: sertoesrally2014
senha: release2014

Os interessados em mais imagens e conteúdo exclusivo deverão entrar em contato com Bruna Verga Sá, da Arco Media: bruna@arco.tv / Telefones: (11) 3038.0887 ou (11) 99753.8081

Outras informações: www.sertoes.com

Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:
http://facebook.com/sertoesoficial

Siga o Sertões no Twitter:
www.twitter.com/sertoesoficial

YouTube - Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace

Imprensa Rally dos Sertões:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro / Guilherme Silva
fernanda@fgcom.com.br / caio@fgcom.com.br / guilherme@fgcom.com.br
Tel. 11 3473.4841 / 11 3473.4845
Cel. 11 9.8245.4511 / 11 9.5170.2324

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!