#Brasil

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Estreia da Porsche GT3 Cup em Goiânia promete afunilar briga pelo tri inédito

Os bicampeões Constantino Jr, Ricardo Rosset, Miguel Paludo e Ricardo Baptista já venceram na temporada e superam a barreira dos 100 pontos; na Cup Sport Daniel Schneider e Marcel Visconde ameaçam a liderança de Edu Azevedo

Depois de sete vencedores diferentes em oito corridas em 2015, a Porsche GT3 Cup vai conhecer o autódromo de Goiânia neste sábado em mais um capítulo do que vem se desenhando como a história do primeiro tricampeonato da categoria. Os quatro bicampeões ocupam as quatro primeiras posições do campeonato, já venceram corridas na temporada e são os únicos a ultrapassar 100 pontos na tabela de classificação.

Bicampeão e vice-líder Ricardo Rosset,
o único com 2 vitórias no ano (Beto Issa)

Recordista em vitórias na categoria (37), o atual campeão Constantino Jr lidera com 134 pontos, seguido por Ricardo Rosset (115), Miguel Paludo (113) e Ricardo Baptista (100).

Os dois primeiros já competiram no Autódromo Internacional Ayrton Senna, que, com a quinta etapa da temporada, será a 12ª pista na década de história da Porsche GT3 Cup. Constantino Jr correu de F3 em 1992, Rosset, de Fórmula Ford em 1991 e, neste ano, em parceria com Diego Nunes na prova inaugural da Stock Car.

"Acho muito bom irmos para Goiânia. É uma pista muito técnica e veloz. Tenho certeza que os pilotos vão gostar", afirmou o ex-piloto de F1. Rosset também destaca o equilíbrio da temporada e argumenta que com a introdução do lastro de êxito e a adaptação dos competidores ao carro da categoria a disputa está mais intensa. "Acho que para vencer o campeonato vai ser preciso ter regularidade e sorte para não ser tocado e jogar pontos fora, como foi meu caso na primeira etapa."

Vencedor da primeira corrida em Cascavel, que também marcou a introdução de uma nova pista no calendário da Porsche GT3 Cup, Ricardo Baptista aponta a importância de trabalhar no simulador e assistir a filmagens com câmeras onboard de outros carros no circuito de Goiânia para favorecer a adaptação ao traçado. "O segredo para o inédito tri é ser constante tanto na primeira prova quanto na segunda, que por ter o grid invertido representa um desafio maior", apontou o piloto do carro #27, destacando ainda a importância de reduzir a margem de erro no quali e nas corridas e evitar confusões nas largadas.

O gaúcho Miguel Paludo, que retorna à categoria neste ano depois de mais de 50 largadas pela Nascar, se disse ansioso para acelerar em Goiânia. "Não conheço o autódromo ainda, mas ouvi dizer que tem uma estrutura incrível." O piloto do carro #32 resume em duas palavras o fator decisivo para o tri: Consistência e vitórias. "Todos os bicampeões são superexperientes e rápidos. Já estamos chegando à metade da temporada e cada ponto conquistado vai ser importante para o título."

Constantino Jr concorda com Miguel: "São pilotos de alto nível e a disputa será acirrada até o fim. Todos já mostraram capacidade para vencer e o que pode acabar fazendo a diferença é aquele que tem seu pior resultado melhor que os piores resultados dos adversários. Por isso é fundamental pontuar sempre".

Na Cup Sport, o panorama é similar. O atual campeão Eduardo Azevedo lidera com 58 pontos, seguido de perto por Daniel Schneider, Marcel Visconde (empatados com 54) e Rodolfo Ometto (51). 

Além da acirrada disputa pelo topo da divisão, os pilotos da classe de entrada têm protagonizado também pegas pela liderança das provas na classificação geral. Desde a primeira vitória de um piloto da Cup Sport no geral, com Gil Farah em Curitiba há menos de um ano (setembro de 2014), quatro outros representantes da classe de entrada triunfaram no geral: Daniel Schneider, Rodolfo Ometto, Franco Giaffone e Marcel Visconde. 

Na Cup Master, divisão para competidores acima de 50 anos de idade, Maurizio Billi segue na ponta da tabela para recuperar a coroa conquistada pela primeira vez em 2013. Mas a diferença do carro #34 para os demais adversários já esteve mais confortável. Sérgio Ribas e Gui Affonso são os concorrentes mais próximos.

A primeira jornada da Porsche GT3 Cup Challenge na capital goiana será um evento conjunto com o prólogo e largada promocional do Rally dos Sertões. 

O livetiming da categoria acompanha a programação a partir dos treinos livres de sexta. O portal Terra exibe a jornada de sábado ao vivo. Band exibe VT no domingo (02/08) às 12h30. Já o Sportv mostra as corridas no domingo seguinte (08/08).


Programação - Etapa 5: 
Quinta-feira, 30 de julho
11h - 11h45 - Clínica de Pilotagem - Sessão 1A - Cup + Challenge
11h50 - 12h35 - Clínica de Pilotagem - Sessão 1B - Cup + Challenge
13h15 - 14h - Clínica de Pilotagem - Sessão 2A - Cup + Challenge
14h05 - 14h50 - Clínica de Pilotagem - Sessão 2B - Cup + Challeng
14h05 - 14h35 - Treino Opcional 1 - Cup + Challenge 
14h55 - 15h40 - Clínica de Pilotagem - Sessão 3A - Cup + Challenge
15h45 - 16h30 - Clínica de Pilotagem - Sessão 3B - Cup + Challeng
15h45 - 16h15 - Treino Opcional 2 - Cup + Challenge 

Sexta-feira, 31 de julho
9h30 - 10h - Treino Opcional 1 - Cup 
10h5 - 10h25 - Treino Opcional 1A - Challenge
10h35 - 10h55 - Treino Opcional 1B - Challenge
11h - 11h30 - Treino Opcional 2 - Cup
11h45 - 12h20 - Briefing - Cup + Challenge 
12h45 - 13h05 - Treino livre 1 Parte A - Challenge
13h15 - 13h35 - Treino livre 1 Parte B - Challenge
13h40 - 14h25 - Treino livre - Cup
14h30 - 14h50 - Treino livre 2 Parte A - Challenge
15h - 15h20 - Treino livre 2 Parte B - Challenge
16h -16h15 - Treino Clasificatório - Cup
16h20 - 16h30 - Treino Classificatório Top 10 - Cup
16h40 - 16h50 - Treino Classificatório Grupo A - Challenge
17h05 - 17h15 - Treino Classificatório Grupo B - Challenge

Sábado, 1º de agosto: 
9h30 - 10h10 - Corrida 1 (25 min + 1 volta) Grupo B - Challenge 
10h30 - 11h10 - Corrida 1 (25 min + 1 volta) - Cup
14h15 - 14h55 - Corrida 2 (25 min + 1 volta) Grupo A - Challenge
15h15 - 15h55 - Corrida 2 (25 min + 1 volta) - Cup
16h05 - 16h50 - Porsche Experience

Porsche GT3 Cup - Lastro - Etapa 4
Constantino Jr 50 kg
Ricardo Rosset 45 kg
Miguel Paludo 40 kg
Ricardo Baptista 35 kg
Marcel Visconde 30 kg
Daniel Schneider 25 kg 
Edu Azevedo 20 kg
Rodolfo Ometto 15 kg
Lico Kaesemodel 10 kg
Pedro Queirolo 5 kg

Porsche GT3 Cup - Classificação geral
1. Constantino Junior, 134 pontos
2. Ricardo Rosset, 115
3. Miguel Paludo, 113
4. Ricardo Baptista, 100
5. Marcel Visconde, 74
6. Daniel Schneider, 73
7. Edu Azevedo, 69
8. Rodolfo Ometto, 67
9. Lico Kaesemodel, 61
10. Pedro Queirolo, 56
11. Pedro Piquet, 49
12. Franco Giaffone, 44
13. Carlos Ambrósio, 42
14. Gilberto Farah, 38
15. Maurizio Billi, 35
16. Sylvio de Barros, 29
17. Gui Affonso, 18
18. Marcelo Stallone, 12
19. Sérgio Ribas, 10
20. Tom Valle, 7
21. Beto Posses, 7
22. Guilherme Figueirôa, 6
23. Adalberto Baptista, 3
24. Marcio Basso, 1
25. Carlos Silveira, 1

Porsche GT3 Cup - Classe Sport:
1. Edu Azevedo, 58 pontos
2. Daniel Schneider, 54
3. Marcel Visconde, 54
4. Rodolfo Ometto, 51
5. Gilberto Farah, 36
6. Carlos Ambrósio, 34
7. Franco Giaffone, 30
8. Sylvio de Barros, 29
9. Adalberto Baptista, 15
10. Marcio Basso, 13

Porsche GT3 Cup - Classe Master:
1. Maurizio Billi, 68 pontos
2. Sergio Ribas, 52
3. Gui Affonso, 48
4. Guilherme Figueirôa, 47
5. Marcelo Stallone, 47
6. Beto Posses, 24
7. Carlos Silveira, 20
8. Tom Valle, 12


Calendário - Porsche GT3 Cup Challenge
1º.ago - Goiânia
20.set - Goiânia
24.out - Curitiba
15.nov - Interlagos
28.nov - Interlagos


CONTATO 
Luís Ferrari
imprensa@porschegt3cup.com.br
11 98666.8307

Bruno Vicaria
11 98196.3069


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!