#Brasil

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quinta-feira, 30 de março de 2017

Shell Racing mira pódios na abertura da Stock Car em Goiânia

Maior categoria do Brasil inicia temporada neste domingo com novo pacote de regras

Os motores V8 da Stock Car voltam a roncar alto a partir desta quinta-feira em Goiânia, para a abertura da temporada 2017. A pista de 3.835 metros é palco de boas recordações para a Shell Racing, incluindo a vitória de Átila Abreu em pista molhada na última passagem da categoria pela cidade em novembro de 2016.
Átila Abreu
José Mário Dias/Shell Racing
 Desde então, o grid da principal categoria brasileira experimentou uma ampla movimentação de pilotos. Inúmeros protagonistas estão em novas organizações, com destaque para a dupla de pilotos da Shell Racing, Átila Abreu e Ricardo Zonta. Eles competem agora no time comandado pelo engenheiro e ex-piloto Thiago Meneghel.
Para o competidor sorocabano, a migração para a TMG significa uma volta para casa. Foi pilotando pelo time localizado em Americana (SP) que Átila obteve seus maiores destaques na Stock Car: estreante do ano em 2008, terceiro colocado na temporada 2012, vice-campeão em 2014 (quando venceu também o troféu das poles position) e autor da melhor ultrapassagem em 2015.

Zonta também já teve a oportunidade de trabalhar com Meneghel. No ano passado, o engenheiro foi estrategista do carro da Shell nas provas de endurance da Porsche Império GT3 Cup, quando o campeão mundial do FIA GT e da World Series compartilhou o carro com o também paranaense Lico Kaesemodel, figurando sempre no pódio.
O regulamento deste ano mantém as rodadas duplas em 10 das 12 jornadas da categoria, mas estabelece duração idêntica (40 minutos mais uma volta) e pit-stop mandatório em ambas as provas. A Corrida do Milhão e a prova final continuam sendo disputadas em bateria única, com a corrida derradeira premiando os pilotos com pontuação em dobro.
O qualificatório também foi alterado. Agora haverá Q1, Q2 e Q3. Na primeira parte, os carros vão para pista em dois grupos, para selecionar os 15 mais rápidos que avançam ao Q2. Estes voltam à pista simultaneamente, para apurar os seis mais velozes. No Q3 as três primeiras filas serão definidas com os pilotos voltando à pista sozinhos, cada um para apenas uma tentativa de cravar sua volta lançada.
Outra novidade visível em todos os carros a partir dos treinos coletivos desta quinta-feira em Goiânia será uma lâmpada no teto dos veículos. Quando os pilotos acionarem o botão de ultrapassagem, uma luz verde aparecerá, favorecendo o entendimento da audiência no autódromo e na TV de que o carro conta com potência adicional naquele momento.
Além dos treinos coletivos de quinta-feira, a programação determina um treino livre na sexta e outro no sábado, antecedendo o quali marcado para 13h. No domingo, as corridas têm largadas marcadas para 13h e 14h10. Os canais Sportv exibem as duas baterias e a tomada de tempo.

O que eles pensam:
“A ansiedade para a primeira etapa está bem grande, o que aumenta a adrenalina para a corrida. Estamos de casa nova com a TMG e novamente competindo ao lado do Átila no time. Goiânia é uma pista que eu gosto bastante e estou muito motivado. Minha meta para a temporada é ganhar corridas e chegar ao final do campeonato lutando pelo título. Temos as condições de buscar o objetivo de ficar sempre entre os três”
Ricardo Zonta, piloto do carro #10

“Estou muito animado com nosso novo momento na Stock Car. É uma sinergia muito boa com o Zonta e o Meneghel, além de todo o apoio da Shell, a maior patrocinadora do automobilismo brasileiro. Gosto muito de Goiânia, onde já conquistei pole, pódio e minha última vitória na categoria. Acredito que temos tudo para fazer uma boa corrida e começar a temporada com o pé direito, brigando pelas primeiras posições, o que é nosso objetivo para a temporada”
Átila Abreu, piloto do carro #51

“Nosso projeto para 2017 nasceu extremamente bem feito e temos plenas condições de buscar os objetivos desde a primeira etapa. Já fomos vice, ganhamos algumas corridas e agora falta mais um degrau –talvez o maior deles–, que é conquistar o título. Lógico que é uma categoria muito competitiva e isso faz o cenário imprevisível. Mas acredito muito no potencial do Átila e do Ricardo para chegarmos ao fim do campeonato na briga pelos títulos. Já conheço o Átila de outras temporadas e ele mostrou muito bem do que é capaz. O Zonta passou muito anos na F1, com a experiência de ter trabalhado com os melhores mecânicos e engenheiros do mundo, nas equipes mais organizadas que existem. Sem dúvida esse repertório vai nos ajudar a crescer muito como escuderia”
Thiago Meneghel, chefe da equipe Shell Racing

Sobre a plataforma da Raízen em motorsport: 
A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia oito pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.
Em 2017, os representantes brasileiros da Shell Racing já disputaram nove corridas no Brasil, obtendo quatro vitórias, três poles e levando a marca cinco vezes ao pódio 

Sobre a Raízen:
A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 63 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25,2 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 5.900 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

CONTATOS
Luis Ferrari
press@luisferrari.com.br
11 98666.8307

Rafael Valesi
rafael.valesi@pressfc.com.br
11 98131.9330

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!