GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Sport Car Rally Team faz sua estreia no Rally dos Sertões


Equipe da Bahia compete pela primeira vez no principal evento off-road do País, que larga neste sábado de São Luís em direção à Fortaleza

Rodrigo Cardoso e Cristiano Rocha
17 de agosto de 2012 A primeira vez nunca se esquece. Quando a dupla Rodrigo Cardoso e o navegador Cristiano Rocha largar, na manhã deste domingo (19), de São Luís (MA) em direção à Fortaleza, eles concretizarão um sonho que se tornou intenso quando a dupla resolveu participar do Rally dos Sertões, que terá sua 20ª edição disputada até o próximo dia 29. É a estreia da equipe Sport Car Rally Team representante da cidade de Barreirinhas (BA) na segunda maior competição cross country do planeta, atrás apenas do lendário Dakar. 

A dupla da Spoprt Car Rally Team - atual líder do Brasileiro -, que competem na categoria Production, partirão em direção à Fortaleza a bordo de uma Mitsubishi L200 TR4-R preparada que fará também sua estreia na 20ª. edição do Sertões. "As provas que participamos foram muito produtivas, pois nos adaptamos ao carro, e acho que já estamos afinamos, a prova disso é que conseguimos a vitória do Rally Cuesta (em julho) nos dois dias da competição. A TR4 recebeu poucas alterações, somente o tanque auxiliar, a parede corta fogo, alguns reforços e proteção em baixo do carro, preferimos não mexer na configuração do carro para não ter surpresas desagradáveis em prova", considera Cristiano.

Apesar da pouca experiência em competições fora-de-estrada, já que só participaram das etapas de 2012 da temporada do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country antes de se aventurar no Sertões, Rodrigo Cardoso e Cristiano Rocha estão otimistas que conseguirão alcançar o objetivo traçado pelo time. "Nós acompanhamos as performances das TR-4 no rali do ano passado, e ficamos com confiança neste modelo, porque é um carro original de fábrica onde não tem adaptações mecânicas a serem testadas em prova. Pelo histórico deste veículo sabemos que não é um carro veloz e com potência, mas é constante e forte em relação às quebras. Os trechos de areião serão pesados, o grande desafio será andarmos no reduzido com a TR4 para obter melhor resultado", enfatiza o piloto Rodrigo.

A escolha de alguns itens pode fazer a diferença no percurso deste ano. "Estaremos utilizando o pneu PIRELLI, pois foi o que apresentou resultado melhor em nossos treinos na Bahia. Podemos afirmar que é muita areia na região, por isso estão mais que aprovados. Contamos ainda com a experiência de pilotos como o Franciosi e Fábio Rudger que nos aconselhou para a decisão correta", destaca o navegador. 

"Achamos que será uma prova onde todo o conjunto, desde carro, piloto, navegador e equipe cada um terá sua grande importância, se um falhar coloca tudo em risco. Outro fator é a navegação, tem que ser perfeita para não danificar o equipamento, principalmente nas duas etapas que termos navegação por GPS", completa.

Entre os equipamentos que ajudam na logística estão um caminhão oficina e dormitório. " Gostaria de agradecer em nome da dupla a todos os envolvidos na preparação do caminhão de apoio, que deu muito trabalho, mas ficou muito bom. No último domingo (12) fizemos uma apresentação da equipe em uma praça na cidade de Luís Eduardo Magalhães, onde a população pode ver os carros e escutar o ronco dos motores, recebemos o apoio e a torcida da população da região", conta Rodrigo Cardoso.

O pensamento da dupla baiana é cruzar a linha de chegada, para assim disputar o Campeonato Brasileiro com outra vivência. "Temos a colaboração de uma equipe de apoio competente e capaz de solucionar todos os problemas que ocorram no caminho. Contamos com o apoio incondicional da família, o pai do Rodrigo será nosso motorista do caminhão de apoio, a mãe dele também irá acompanhar, meu irmão será nosso chefe de equipe e apoio rápido. E, está programado para nos encontrarmos com o restante da família em Fortaleza na chegada", afirma Cristiano Rocha. 

A dupla da Sport Car Rally Team recebe o apoio da Maxxor Equipamentos, IDM Máquinas, E. A. S. Serviços, Prefeitura de Barreiras, Grupo Porto Brasil, Accert Transportes e Logística e Sementes Oilema. 



Informações à Imprensa: 
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos / Beatriz Karoline de Paula
(11) 5016-6113 / 9+9972-6966 (TIM)