GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

domingo, 28 de outubro de 2012

Nelsinho Piquet é segundo colocado em Martinsville na Nascar Truck Series


Brasileiro obtém seu melhor resultado em pista curta e avança uma posição no campeonato

Nelsinho Piquet foi o melhor entre os pilotos regulares da Nascar Truck Series na corrida de Martinsville. 

O brasileiro largou em quarto, passou as 200 voltas da prova dentro do top-10 e terminou a 19ª etapa da categoria em segundo lugar, atrás apenas do experiente Denny Hamlin, um dos candidatos ao título da Sprint Cup em 2012 (está em terceiro lugar no Chase).

"Estou muito contente com minha evolução em pista curta. Acho que enfim descobri como é correr em Martinsville e encontrei o jeito de mergulhar por dentro para ganhar posição aqui. É claro que não foi uma vitória, mas um segundo lugar aqui, atrás apenas de um piloto da Cup e com várias equipes da Nationwide de olho é um grande resultado", afirmou Piquet Jr após a prova.

Ele agora avançou uma posição no campeonato, saltando para o sétimo lugar com 626 pontos. De quebra o dono da picape #30 ganhou o prêmio de melhor piloto da corrida e o "most improved award", conferido ao competidor que mais melhora em relação à corrida imediatamente anterior.

Prevista para 200 voltas, a segunda prova da temporada no oval mais curto da Nascar (pouco mais de 800 metros de extensão) foi bastante acidentada. Ao todo sete bandeiras amarelas interromperam a corrida, exigindo dos competidores muita atenção nas relargadas.

O Chevrolet Silverado #30 esteve bem colocado na maioria delas. Piquet Jr soube disputar as posições por fora. Mas sempre buscou reassumir a linha interna após finalizar as ultrapassagens. Assim, o brasileiro oscilou pouco dentro do pelotão durante a corrida. Ele orbitou o grupo do top-5 ao longo da prova inteira.

"Estava um pouco preocupado por causa do posicionamento na pista. Depois que fiz o quarto tempo na tomada, fiquei otimista. Sabia que seria fundamental ficar a corrida no bloco da frente e conseguimos fazer isso", disse Nelsinho, que estreou um novo chassi da equipe Turner na corrida.

O segundo lugar de Martinsville foi o sétimo top-5 do piloto brasileiro na temporada da Truck Series e seu 12º top-10 em 19 corridas no ano.

"Não é segredo para ninguém o tanto que nós sofremos aqui no ano passado e realmente fico muito feliz por ter evoluído em Martinsville. É uma corrida com brigas acirradas pelas posições, às vezes com bastante contato", avaliou Nelsinho.

Nas primeiras 50 voltas da corrida, o brasileiro trabalhou para conservar pneus e freios, uma vez que as curvas praticamente planas e bastante fechadas do circuito da Virgínia são as que mais exigem do sistema de frenagem dos carros.

Com isso, ele conseguiu economizar o equipamento para atacar no final. Na volta 178, o Chevrolet Silverado #30 relargou em sétimo e avançou duas posições até a volta 186, quando a rodada de um adversário motivou a última bandeira amarela da tarde.

Piquet Jr então foi beneficiado pela passagem nos boxes de Kevin Harvick e relargou em quarto na volta 193. 

Após assumir a terceira posição na volta 195, o brasileiro travou dura batalha com a picape #22, de Joey Coulter. Finalmente, depois de uma série de toques entre os dois, a picape de Nelsinho levou a melhor e abriu distância na volta final, evitando o ataque do adversário antes da bandeira quadriculada.

"Foi uma corrida bem tática: economizei quando tinha que economizar e assumi os riscos no final quando foi preciso", resumiu o piloto.

A próxima etapa da Nascar Truck Series está marcada para 2 de novembro, no oval de 1,5 milha do Texas.


Resultado da corrida (top-10)
1. Denny Hamlin
2. Nelson Piquet Jr.
3. Joey Coulter
4. Matt Crafton
5. Scott Riggs
6. James Buescher
7. Timothy Peters
8. Ryan Blaney
9. Parker Kligerman
10. Brian Scott

Classificação no campeonato 
1. J. Buescher 716
2. T. Dillon 695
3. T. Peters 691
4. P. Kligerman 680
5. J. Coulter 670
6. M. Crafton 664
7. N. Piquet Jr. 626 
8. J. Lofton 618
9. J. Sauter 573
10. M. Paludo 568


Sobre a Nascar Truck Series

A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais. 

Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2011, vencida por Austin Dillon, foi disputada por mais de 40 pilotos. As corridas tiveram, em média, 33 mil pagantes.

A temporada de 2012 terá 22 provas. Começou em Daytona e termina em 16 de novembro, em Homestead (Miami). 


Sobre a Nascar

Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana. 

Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA.

A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo do ano. O atual campeão é Tony Stewart.

A outra divisão da Nascar é a Nascar Nationwide Series, que teve sua temporada inaugural em 1982. Seus carros são bastante parecidos com o da Cup, só que com potência inferior. Neste ano, Nelsinho Piquet corre algumas provas dessa categoria pela equipe Turner. Foi nesta divisão que ele obteve a primeira vitória de um brasileiro nas categorias nacionais da Nascar, em Road America.


Contato
Luís Ferrari
55 11 98666 8307