GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sérgio Sette Câmara é Campeão Mundial do X30 World


Em final excepcional piloto de BH garantiu o título em competição com pilotos de 20 países

Foi encerrada na tarde deste domingo a final Mundial do X30 World. A competição, que contou com a participação de quase 200 pilotos de todos os continentes do mundo foi realizada no Kartódromo Actua Karting, em Lyon, na França, e teve o brasileiro Sérgio Sette Câmara conquistando o título da competição.

Convidado a participar do evento pela IAME Brasil e RBC Preparações, em virtude da conquista do título do GP Nacional, Sette Câmara desenvolveu um primoroso trabalho junto a equipe oficial da fábrica italiana ART Grand-Prix. Com um kart que não tinha um bom rendimento nos primeiros treinos, pilotos e técnicos da equipe melhoraram o kart a cada entrada dele na pista para então, na última e decisiva corrida, chegar ao ápice de seu aproveitamento.

Neste domingo foram disputadas as corridas Pré-Final e Final. Largando da nona posição na Pré-Final Sérgio fez uma boa largada e pulou para o sexto lugar. Com todos os karts apresentando rendimento muito próximo o piloto ele teve de realmente "suar" o macacão para conseguir ganhar posições. Como a prova teve apenas 11 voltas o piloto não esperou muito para fazer mais ultrapassagens até, no final, receber a bandeirada na terceira posição.

A ansiedade tomou conta de todo o box da Art Grand-Prix a espera da corrida final. Após uma bela cerimônia de apresentação dos pilotos, onde todos estiveram perfilados com as bandeiras de seus respectivos países, foi autorizada a largada da corrida Final.

Largando da parte de dentro da pista Serginho conseguiu manter sua posição, mas, muito pressionado, acabou caindo para a quarta posição. Sem se abalar com a situação o piloto seguiu pressionando os adversários até que, na sexta volta, já aparecia em primeiro. Duas voltas depois, porém, ele foi superado e passou, então, a mudar a sua estratégia. Com uma atitude que lembrou seus tempos de categoria Cadete, o piloto praticamente empurrou o concorrente até a penúltima volta. Neste momento, então, no final da parte mista, ele superou seu concorrente e seguiu na frente, muito pressionado. Para aumentar a ansiedade, porém, na última curva o concorrente tocou em seu kart, fazendo-o cair para a segundo lugar, posição em que recebeu a bandeirada. Após decisão dos comissários, porém, o piloto teve o seu título garantido com a penalização do concorrente que, com penalização de 10 segundos, ficou em sexto.

"Foi uma das competições mais difíceis que já participei. Diferente de outros concorrentes competi com um motor completamente standard, tirado da caixa e colocado no kart. Trabalhamos muito no desenvolvimento do kart e, a cada entrada na pista, conseguimos ser um pouquinho mais rápidos. Agradeço imensamente a Iame do Brasil e a RBC Preparações pela oportunidade, à minha equipe, à meus familiares e, logicamente, aos meus patrocinadores, que me permitem a cada corrida alçar vôos mais altos. Realmente hoje é um dia muito feliz", extravazou entre lágrimas o piloto.

Rafael Cançado, diretor da RBC Preparações, acompanhou o evento pessoalmente e descreveu como muito positiva a competição para os pilotos brasileiro. "Nós não imaginávamos que o evento fosse tão grande, realmente não esperávamos tantas nações e tantos pilotos. As principais fábricas de chassis estiveram presente e a competitividade é impressionante. Foi muito bom poder proporcionar esta oportunidade aos pilotos brasileiros e esperamos que, em 2013, possamos trazer mais pilotos. Além disso, o evento poderá receber qualquer piloto que se interessar em competir. O custo é muito atrativo para uma competição na Europa e tenho certeza que poderemos estar aqui no ano que vem com uma delegação bem maior", comentou o empresário brasileiro.

Fotos: Flávio Quick

Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabíola Cadar