GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CBA anuncia categoria Sudam Jr. na Copa das Federações de Kart


Nesta classe premiação será ainda mais atrativa e pilotos não precisarão se classificar

A movimentação nos campeonatos estaduais de kart está intensa nestas últimas semanas que antecedem a Copa das Federações de Kart. O último evento do kartismo nacional em 2012 terá vez entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, região metropolitana mineira. O Campeonato receberá pilotos classificados em todas as competições estaduais que se classificaram nas primeiras posições em seus estados.

Porém, para uma categoria específica não haverá a necessidade de classificação e qualquer piloto poderá se inscrever, concorrendo inclusive à grande premiação oferecida nesta classe. A Sudam Júnior, como não conta com competição regional em nenhum estado do país, fará parte da programação da Copa das Federações e irá oferecer três grandes prêmios aos seus primeiros colocados.

O campeão será convidado pela CBA para a disputa do Troféu Academia de Kart - CIK/FIA. Esta competição, criada pela entidade mundial da FIA para o kart, reúne os pilotos com idades entre 13 e 15 anos em um Campeonato com três etapas. Em 2012 a competição teve corridas em Portugal, França e no Bahrein e o Brasil foi representado por Giuliano Raucci.

Já o vice-campeão e o terceiro colocado serão convidados para a disputa da Copa das Américas de Kart. Este evento será disputado no México, no mês de agosto. Em 2012 teve o tocantinense João Vieira como representante brasileiro. Cabe ressaltar que os prêmios correspondem a todas as despesas referentes à competição, assim como passagem aérea e hospedagem para os pilotos.

Os pilotos que estiverem inscritos em alguma outra categoria no evento estarão isentos da taxa de inscrição. Caso o competidor vá participar apenas na Sudam Júnior o valor da inscrição será de R$ 1.000,00 para e poderá ser feito por qualquer pilotos que cumpra os requisitos abaixo:

* A seletiva para o CIK-FIA Karting Academy Trophy 2013, destina-se a pilotos que completam 13 anos em 2013, e até pilotos com 15 anos, não podendo completar 16 anos até 31 de Dezembro de 2013, com licenças PJMK, PJK, PK e PGK em 2013.

* A seletiva para a Copa das Américas de Kart 2013, destina-se a pilotos com 12 anos completos à 14 anos e 11 meses até o dia 06 de Agosto de 2013, com licença de concorrente PJMK, PJK, PK e PGK em 2013.

Para se inscrever o piloto deverá se dirigir até a sua federação estadual ou diretamente à CBA. Será necessário ainda adquirir 27 litros de combustível e três jogos de pneus na secretaria de prova, dois do tipo "slick" e um "chuva". O traçado a ser utilizado será sorteado no dia 27 de novembro e, as três opções disponíveis para o sorteio estão bloqueadas para treinos desde 27 de outubro.

Nos próximos dias a CBA irá divulgar o adendo contendo todas as especificações desta categoria que deverá seguir na íntegra o disposto no Regulamento Nacional de Kart para esta classe, inclusive na utilização de motores próprios.


Foto: Flávio Quick

Assessoria de Comunicação da Copa das Federações de Kart - CBA
Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabíola Cadar