GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

F-3 Brazil Open: Edição 2013 será novamente em janeiro, e vai homenagear o piloto João Leme


Evento chega ao seu quarto ano como principal torneio de pré-temporada na categoria e vai premiar, além do vencedor da prova final, o piloto mais combativo do fim de semana

A temporada da Fórmula 3 em 2013 já tem data para começar. Será entre os dias 17 e 20 de janeiro, com a realização da quarta edição do F-3 Brazil Open no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O evento, idealizado pelo ex-piloto Roberto Mourão, foi criado com foco na pré-temporada dos pilotos que disputam as mais variadas categorias do automobilismo ao redor do mundo. Ao passo em que o hemisfério norte sofre com os rigorosos invernos, que chegam a impedir a realização de treinos por causa da neve, a competição brasileira surge com grandes atrativos para a preparação dos pilotos.

Não à toa, as três primeiras edições foram vencidas por pilotos que, posteriormente, competiram na Europa. Primeiro o norte-irlandês William Buller, que disputou o Open como preparação para a F-3 Inglesa. Nos dois últimos anos, o vencedor foi Lucas Foresti - que disputou a F3 inglesa e a World Series by Renault nas duas últimas temporadas.

Entre as novidades previstas para esta quarta edição, os organizadores do F-3 Brazil Open já oficializaram uma premiação paralela à disputa pela vitória da corrida final - que define o campeão do torneio. Em 2013, os competidores serão avaliados por uma comissão de jornalistas que acompanham a categoria. Esse grupo vai eleger o piloto mais combativo do evento, que receberá o Troféu João Leme.

A premiação é uma homenagem ao piloto da cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, que faleceu em fevereiro deste ano depois de lutar contra um câncer de medula. João disputou a temporada 2011 da F-3 Sul-Americana e, mesmo durante o severo tratamento da doença, não deixou as pistas.

"O João foi um grande exemplo de garra e de determinação que nosso automobilismo acompanhou recentemente. Infelizmente ele nos deixou jovem, mas esse legado de ser combativo e não se deixar vencer deve servir de exemplo. Por isso instituímos esse prêmio. Vamos reconhecer o piloto for mais combativo dentro da pista para superar as adversidades, sem, no entanto, abrir mão do espírito esportivo", comentou Roberto Mourão, promotor do torneio. 

Realizado sempre em meio às comemorações do aniversário da cidade de São Paulo (em 25 de janeiro), o F-3 Brazil Open tem um formato de disputa bastante peculiar. Ao longo de quatro dias de competição, os pilotos disputam corridas eliminatórias, pré-final e final - sendo que o resultado desta última é o mais importante, já que seu vencedor é declarado campeão, independentemente dos resultados anteriores. Entre os nomes que já estão confirmados para a quarta edição do evento, estão o brasiliense Felipe Guimarães (ex-A1GP e GP3 Series) e o venezuelano Roberto La Rocca, campeão da F-2000 nos Estados Unidos.



Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045