GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Iatauro vence etapa da GP Light e assume vice-liderança do Moto 1000 GP

Piloto paulista da Pitico Race aproveita “oportunidade de Deus” e vai ao topo do pódio na quinta corrida do ano em Cascavel


Nick Iatauro comemorou neste domingo (4) a primeira vitória de sua carreira no Moto 1000 GP. Largando em segundo depois de ter ficado a 0s002 do tempo da pole-position, o piloto paulista da Pitico Race perdeu posições na largada no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), mas empreendeu uma corrida de recuperação suficiente para dar-lhe o primeiro lugar na quinta etapa. Lucas Barros e Gustavo Herrera completaram o pódio.

Foi Herrera, londrinense que fazia sua segunda participação em 2012 pela Motrix-Scigliano Racing, quem assumiu a liderança na largada, superando Iatauro e o pole Lucas Barros, que também perdeu posições. O pernambucano Paulinho Kamba, quarto no grid, assumiu a segunda posição e pressionou o líder. Ainda nas primeiras voltas, ambos foram superados por Barros e Iatauro, passando a travar um equilibrado duelo pela terceira posição.

Barros, de volta à liderança, recebeu forte pressão de Iatauro. Até que, na quinta volta, perdeu a segunda tangência da curva do “S” e, ao mesmo tempo, a liderança. “Fui reduzir e a marcha não entrou, aí abortei a curva para não cair”, explicou. Iatauro valeu-se do problema momentâneo do adversário para assumir a liderança, que manteve até a última das 14 voltas, cumprindo inclusive a volta mais rápida da corrida, na 5ª, a 165,8 km/h de média.

“No começo eu tive dificuldade com o Gustavo e o Paulinho, porque fiquei um pouco para trás na largada. Mas aí acelerei bem e vim buscando. Quando o Lucas abriu no ‘S’ e eu passei, decidi aproveitar a oportunidade que Deus me deu e acelerar ao máximo até a última volta, como se ele estivesse grudado em mim”, descreveu o vencedor. “Esse foi só o primeiro passo para o lugar onde quero chegar, felizmente dei esse passo com o pé direito”.

A dificuldade momentânea com a redução de marcha não exterminou a chance de Barros de vencer pela segunda vez consecutiva. “Eu poderia, sim, ter vencido a corrida, mas não negociei tão bem com os retardatários quanto o Nick. A cada vez que eu me aproximada, a gente encontrava retardatários e ele abria”, reconheceu o piloto da Alex Barros Racing, que tem 16 anos. “Com isso eu procurei fazer uma corrida mais de cabeça, pensando no campeonato”.

Herrera comemorou emocionado o terceiro lugar. “Tive o gostinho de liderar a corrida, fiz uma boa largada. Sempre tive essa base de largar bem, até consegui me segurar na frente por umas duas voltas, mas as motos dos meus adversários são bem mais fortes que a minha, principalmente nos trechos das retas”, falou o paranaense, que cumpriu sua segunda corrida na temporada pela Motrix-Scigliano Racing. “Mas ainda tenho muito para acelerar”, avisou.

A sexta etapa da categoria GP Light, compondo rodada dupla na pista de Cascavel, terá largada às 13h35 deste domingo, com transmissão ao vivo do canal Bandsports. Depois de 14 voltas, o resultado final da quinta etapa foi o seguinte:

1º) Nick Iatauro (SP/Kawasaki), Pitico Racing, 15min49s630
2º) Lucas Barros (SP/BMW), Alex Barros Racing, a 3s931
3º) Gustavo Herrera (SP/Kawasaki), Billy, a 13s544
4º) Paulinho Kamba (PE/Kawasaki), KF Corval Racing Team, a 14s429
5º) André Luis Paiato (SP/BMW), By Tripa Team, a 36s610
6º) Pablo Nunes Moyses (MG/BMW), BH Racing, a 39s732
7º) Marcelo Garcia Cortes (RJ/Ducati), SBK Rio, a 52s809
8º) Taciano Silva Nunes (SP/Kawasaki), Motrix Scigliano Racing, a 55s779
9º) Alexsandro Pires (RJ/Kawasaki), Center Moto Racing Team, a 1min00s331
10º) Francisco Snoeck (BA/BMW), KF Corval Racing Team, a 1min01s009
11º) Everton Felizardo (PR/BMW), Grinjets, a 1min06s776
12º) Rodrigo Sampaio (RJ/BMW), SBK Rio, a 1min07s152
13º) Tiago Pavanelli (SP/Suzuki), K10-RW Racing, a 1 volta
14º) Daniel Gurgel Mendonça (BA/Honda), MPM Racing, a 1 volta
15º) Marlon Felizardo (PR/BMW), Grinjets, a 1 volta
16º) Bruno Herbert (PE/Suzuki), KF Corval Racing Team, a 1 volta
17º) Rodrigo Araújo do Vale (RJ/Suzuki), SBK Rio, a 1 volta
18º) Sérgio Prates Pereira (SP/Kawasaki), Motrix Scigliano Racing, a 1 volta
19º) Carlos César Donvito (SP/Honda), Cigano Racing, a 1 volta
20º) Fernando Santos (PE/Kawasaki), KF Corval Racing Team, a 1 volta
21º) Márcio Rodrigues (PE/Yamaha), KF Corval Racing Team, a 2 voltas
NÃO RECEBERAM A BANDEIRADA FINAL
Babi Paz (RJ/BMW), SBK Rio, a 6 voltas
Edson Luiz (SC/BMW), Mamute Racing, a 
Melhor volta: Iatauro, na 5ª, 1min06s367, média de 165,877 km/h