GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pipo Derani se prepara para o seu primeiro Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3


Brasileiro fez testes em simulador para a prova, que acontece entre os dias 15 e 18, e definiu a pista como a mais estreita que já "conheceu"

Com o final das temporadas de todas as categorias da Fórmula 3, as atenções estão voltadas para o tradicional Grande Prêmio de Macau, que acontece entre os dias 15 e 18 de novembro de 2012. Pipo Derani chega a Macau - região administrativa especial da China - neste sábado (10) para começar a preparação para a 59ª edição do evento junto com os outros pilotos da Fortec, equipe que defendeu durante a temporada 2012 da Fórmula 3 Inglesa. Pipo foi o oitavo na classificação geral da categoria britânica.

O brasileiro disputará o GP pela primeira vez na carreira e pretende aprender o máximo possível. Além do fuso horário (dez horas à frente do Brasil, com horário de verão), Pipo terá que superar um grid maior (30 carros) e com pilotos da F-3 Europeia, Inglesa, Japonesa, entre outras categorias.

"Vou correr em Macau pela primeira vez. É uma prova muito tradicional, mas também muito difícil, com pilotos do mundo todo, da F-3 Inglesa, Europeia, Japonesa, além de outras categorias. Estou indo com o pensamento de aprender o máximo possível. Sei que não é fácil chegar e já andar bem logo na primeira vez, mas quero voltar de lá com o máximo de aprendizado que conseguir", disse Derani, que terá apenas Felipe Nasr como compatriota no grid.

O piloto de 18 anos fez um treino no simulador e terá, em Macau, duas sessões de treinos livres nos dias 15 e 16 para se adaptar ao traçado de 6,1 km antes dos classificatórios que acontecem nos mesmos dias. O primeiro contato no simulador fez Pipo definir o circuito de rua como o mais apertado que conhece. "O grande desafio é não encostar no muro, porque perto dele você está o tempo todo". Antes de embarcar para Macau, o piloto testou o acerto do carro para a pista em Silverstone (ING) e também passou alguns dias no Brasil.

Pipo Derani
Pipo Derani vem de uma família apaixonada por automobilismo e tem demonstrado talento desde suas primeiras competições. O piloto foi campeão Paulista Júnior de Kart, passou pela Sudam Júnior, campeonato Europeu e Norte-Europeu de Fórmula Renault, pela Fórmula 3 Alemã e em 2012 disputou a Fórmula 3 Inglesa pela Fortec, ficando em oitavo na classificação final com cinco pódios, sendo duas vitórias.

GP de Macau
O Grande Prêmio de Macau é disputado desde 1954, sempre em novembro. O circuito de rua de 6,1 km é composto de longas retas e alguns trechos sinuosos e em sua maioria mais estreitos do que os autódromos. A corrida 1 - no sábado (17) - terá duração de 10 voltas, totalizando 61,17 km. A corrida 2 - no domingo (18) - é mais longa, com 15 voltas, totalizando 91,75 km. As duas são feitas no sentido horário.

Pelo circuito asiático, já passaram grandes nomes do automobilismo mundial como Ayrton Senna, Michael Schumacher e Mika Hakkinen. O evento é composto por sete disputas: Grande Prêmio de Fórmula 3, Campeonato do Mundo de Carros de Turismo da FIA, Grande Prêmio de Motos, Taça GT, Taça de Carros de Turismo, Road Sport Challenge e Corrida Interport.

Programação (horários de Brasília)
Quinta-feira, 15
0h55 - 1h40 - Treinos livres do Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3 - SJM
4h40 - 5h10 - Treinos do Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3 - SJM (cronometrados)

Sexta-feira, 16
1h00 - 1h45 - Treinos livres do Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3 - SJM
4h35 - 5h05 - Treinos do Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3 - SJM (cronometrados)

Sábado, 17
4h00 - 4h50 - Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3 - SJM - (Prova Classificatória) - 10 voltas

Domingo, 18
5h30 - 6h30 - Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3 - SJM - 15 voltas

Site: www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Twitter: @pipoderani


Marketing
HUB-LUB
Beto Juliano
Tel. 11 5531.8794
facebook.com/hublub