GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Piquet Jr: "Na pista de 1 milha de Phoenix espero mostrar que sou um piloto completo na Nascar"


Dono de vitórias e poles em pistas curtas, intermediárias, superspeedways e circuito misto, brasileiro deseja provar nesta sexta que é competitivo seja qual for o estilo do palco na Nascar

Em sua segunda temporada completa na Nascar, Nelsinho Piquet conquistou poles e vitórias nos mais variados cenários onde ocorrem as provas da principal competição automobilística dos EUA: ovais curtos, pistas de 1,5 milha, circuito misto e superspeedways. Agora o piloto aposta em sua melhor fase na Truck Series para brilhar pela primeira vez num traçado de 1 milha.

"Estou bem animado para correr de novo num oval de 1 milha", diz o brasileiro que somou uma vitória, uma pole, um segundo e um terceiro lugar nas últimas quatro etapas da temporada 2012 da Nascar Truck Series.

Considerando o ano inteiro e corridas que fez por outras divisões sancionadas pela Nascar, ele acumula quatro vitórias (Bristol, Road America, Michigan e Las Vegas) e cinco pole positions (Bristol, Road America, Rockingham, Pocono e Texas).

Piquet Jr vai para sua prova de número 51 na divisão das picapes e aponta que "depois de vitória no misto e boas performances em pistas mais curtas, intermediárias e nas grandes, chego animado para correr em uma milha novamente e mostrar que sou um piloto completo na Nascar".

O melhor resultado do Chevrolet Silverado #30 em pistas de 1 milha de extensão em 2012 foi o quarto lugar em Dover, na sexta etapa da temporada (prova abreviada pela chuva em 1º de junho). 

É também o melhor resultado do brasileiro neste tipo de circuito. As pistas de 1 milha são consideradas pela Nascar parte da família das "pistas curtas", embora o termo seja mais frequentemente usado para designar circuitos de menor extensão, como Bristol e Martinsville.

"A equipe acredita que o sucesso em Phoenix depende mais de um acerto interessante da picape com o estilo do piloto que de pressão aerodinâmica. Então confio no retrospecto das últimas provas para um bom resultado no deserto do Arizona", conta Nelsinho, que largou na primeira fila em 7 das 20 provas disputadas na Truck Series na temporada, conquistando duas vitórias, oito top-5 e 13 top-10.

Sétimo colocado no campeonato 2012, o brasileiro correu apenas uma vez no Phoenix International Raceway. Na segunda prova do ano passado, largou em 22º lugar e terminou em 13º. 

Após aquela corrida porém, o circuito passou por uma reforma completa, de modo que a pista que os competidores da Truck Seires vão encontrar a partir dos treinos de quinta-feira será "nova" para a maioria deles.

"Alguns poucos, como meu companheiro James Buescher, andaram lá de Nationwide depois da reforma. Mas não espero surpresa em razão da pista nova. Acho que todos vão se adaptar rapidamente e teremos uma corrida muito disputada", comentou Nelsinho.

As atividades da Truck Series no oval de Phoenix começam com dois treinos nesta quinta (a partir de 20h30 pelo horário de Brasília). A tomada de tempo acontece a partir de 19h35 de sexta, com a largada marcada para 23h. O canal Fox Sports exibe a prova ao vivo e com exclusividade no Brasil.


Destaques de Piquet Jr nas vários estilos de pista da Nascar em 2012

Ovais curtos (extensão até 1 milha):
- Primeiro (e único) estrangeiro a vencer uma corrida em Bristol, pista fundada em 1961 e conhecida como a "meia milha mais rápida do mundo", pela Nascar K&N Pro Series East
- Segundo colocado em Martinsville na prova de outono da Nascar Truck Series no menor e mais travado oval da Nascar

Ovais intermediários (extensão entre 1 e 2 milhas)
- Vitória no oval de 1,5 milha de Las Vegas com ultrapassagem na última volta na Nascar Truck Series
- Pole position em Rockingham, prova que dominou amplamento abrindo meia volta de liderança para a picape vice-líder
- Melhor tempo em todos os treinos e pole position no oval de 1,5 milha do Texas na prova passada da Truck Series

Superspeedways
- Vitória em Michigan pela Nascar Truck Series
- Pole position e terceiro lugar na corrida de Pocono 
- Segundo lugar no grid em Daytona com o Silverado #30

Circuito misto
- Melhor tempo em todos os treinos, recorde da pista e vitória com o maior número de voltas na liderança em Road America, pela Nascar Nationwide Series


Classificação no campeonato 
1. J. Buescher 750
2. T. Dillon 735
3. T. Peters 725
4. P. Kligerman 723
5. J. Coulter 707
6. M. Crafton 703
7. N. Piquet Jr. 669 
8. J. Lofton 640
9. J. Sauter 620
10. M. Paludo 599


Sobre a Nascar Truck Series

A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais. 

Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2011, vencida por Austin Dillon, foi disputada por mais de 40 pilotos. As corridas tiveram, em média, 33 mil pagantes.

A temporada de 2012 terá 22 provas. Começou em Daytona e termina em 16 de novembro, em Homestead (Miami). 


Sobre a Nascar

Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana. 

Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA.

A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo do ano. O atual campeão é Tony Stewart.

A outra divisão da Nascar é a Nascar Nationwide Series, que teve sua temporada inaugural em 1982. Seus carros são bastante parecidos com o da Cup, só que com potência inferior. Neste ano, Nelsinho Piquet corre algumas provas dessa categoria pela equipe Turner. Foi nesta divisão que ele obteve a primeira vitória de um brasileiro nas categorias nacionais da Nascar, em Road America.

Contato
Luís Ferrari
55 11 98666 8307