GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

F-3 Sul-americana segue cumprindo papel de principal formadora de pilotos


Calendário de 2013 da principal categoria continental de monopostos terá oito rodadas duplas em vários autódromos brasileiros e uma na Argentina. Acompanhe locais e datas.

São Paulo (SP) - A Fórmula 3 Sul-americana formou vários pilotos importantes ao longo de sua existência. Nomes como Rubens Barrichello, Hélio Castroneves, Cristiano da Matta, Christian Fittipaldi, Nelsinho Piquet entre outros com vitoriosas carreiras internacionais, já passaram pelos cockpits da principal e mais veloz categoria de monopostos da América do Sul. O carro de 2013 continua a ter o chassi Dallara e motor com cerca de 250cv, aquisição de dados (telemetria), câmbio sequencial e refinada aerodinâmica. Este F-3 é considerado em todo o mundo o que proporciona as melhores condições de aprendizado aos pilotos aspirantes às categorias top.

Para Carlos Col, membro do Conselho da Vicar, promotora e organizadora da Stock Car e da Copa Petrobras de Marcas, ``é muito importante manter os pilotos em fase de aprendizado, com idades inferiores a 18 anos, competindo no Brasil próximo da família e estudando. Isto garante melhor formação como ser humano e que servirá de base para um futuro esportista de sucesso. Frequentemente os garotos são levados de forma prematura para a Europa à custa de altos investimentos. No entanto, nem sempre esta fórmula dá bons resultados, às vezes colocando em risco uma carreira promissora por falta de resultados adequados, provocando frustrações, perda de autoconfiança e disseminando uma má imagem junto ao mercado europeu``.

"Há alguns anos o Brasil não tem mais revelado a quantidade de pilotos que poderia em função da falta de um esquema estruturado para detectar, formar e treinar novos talentos no automobilismo. Gostaria de me dedicar pessoalmente a isto nos próximos anos" disse Carlos Col.

Por este motivo se torna de grande importância dar condições para a realização da temporada 2013 da Fórmula 3 Sul-americana. A categoria continua dentro do Campeonato Brasileiro de Marcas e em breve a Fórmula 3 deverá ter site próprio, a ser inaugurado no começo do ano.

Calendário de 2013 da Fórmula 3 Sul-americana

7 de abril - Interlagos
5 de maio - Brasília
30 de junho - Curitiba
21 de julho - Interlagos
24 de agosto - Argentina
29 de setembro - Brasília
27 de outubro - Tarumã
17 de novembro - Cascavel
1º de dezembro - Goiânia (alternativa)

A prova em Goiânia depende de reformas a serem feitas no autódromo da capital do Estado de Goiás.

Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP) (11) 98335-4781