GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Bia Figueiredo, Romancini e Nasr estão entre os vencedores da Copa Petrobras Sorriso Campeão

Etapa especial marca a abertura da Seletiva de Kart Petrobras 2013 nos dias 2 e 3 de março no kartódromo internacional Aldeia da Serra

A Copa Petrobras Sorriso Campeão não é especial apenas por seu caráter social, propiciando aos mecânicos dos pilotos participantes e seus familiares tratamento odontológico gratuito por um ano por meio do "Projeto Sorriso Campeão". A etapa, que há mais de dez anos abre a temporada da Seletiva de Kart Petrobras, é também uma das mais disputadas da competição, já tendo
sido vencida por grandes nomes do automobilismo brasileiro, como Bia Figueiredo (Indy), Felipe Nasr (GP2) e Mario Romancini (Indy), este último o único bicampeão do evento.

Este ano, a 11ª edição acontecerá nos dias 2 e 3 de março no kartódromo internacional de Aldeia da Serra, no interior de São Paulo. A expectativa é de recorde de inscritos, com cerca de 40 pilotos da categoria Graduados. A etapa é a única a eleger três kartistas (com idade entre 14 e 18 anos) para a decisão da Seletiva de Kart Petrobras, que no final do ano terá 12 pilotos brigando pelo maior prêmio do kartismo brasileiro (123 mil reais para o vencedor, 8,5 mil reais para o segundo colocado e 3,7 mil reais para o terceiro).

Uma das mulheres de maior destaque no automobilismo nacional, Bia Figueiredo, foi a primeira vencedora da Copa Petrobras Sorriso Campeão, em 2003. O paulista Mario Romancini, que como Bia correu recentemente na Fórmula Indy, levou o título duas vezes (2004 e 2005). Felipe Nasr, campeão da F-3 Inglesa em 2011 e atualmente na GP2, também foi um dos vencedores, em 2008.

Em todos estes anos, o único a faturar a Copa Petrobras Sorriso Campeão e a Seletiva de Kart Petrobras no mesmo ano foi o brasiliense Felipe Guimarães, em 2011. O paulista Leonardo Cordeiro venceu a prova em 2006, mas só se tornou campeão da Seletiva dois anos mais tarde.

"A Copa Petrobras Sorriso Campeão é realmente um evento à parte entre as provas classificatórias para a final da Seletiva de Kart Petrobras. Em 2003, quando o evento foi criado, fizemos questão de inovar, correndo pela primeira vez nos anos 2000 no sentido inverso do kartódromo de Interlagos. Os pilotos daquela geração nunca haviam corrido neste sentido e a Bia mostrou seu talento, superando este desafio numa das pistas que já é uma das mais seletivas e importantes do Brasil", lembrou Binho Carcasci, promotor da Seletiva.

Na edição 2013, a Copa Petrobras Sorriso Campeão vai definir os três primeiros finalistas da Seletiva, com uma vaga para o vencedor da bateria de sábado e as duas outras vagas para os melhores nas baterias de domingo.

"Sem dúvida, vai ser mais uma etapa desafiadora e disputada, um dos objetivos de todas as provas classificatórias da Seletiva. No evento, também será distribuída a premiação de 5 mil reais. O mecânico de cada um dos finalistas na etapa ainda receberá uma parte da premiação em dinheiro, além de um troféu ao lado dos três kartistas no pódio. Uma forma de valorizar este profissional tão importante na base do automobilismo nacional", completa Carcasci.


Veja como funciona o "Projeto Sorriso Campeão": 


Cada piloto participante da Copa Petrobras Sorriso Campeão poderá indicar dois mecânicos da sua equipe para receber por um ano tratamento odontológico gratuito. Os mecânicos ainda terão direto a inscrever suas mulheres e filhos (até 12 anos) no projeto. A ação é patrocinada pela Petrobras, Petrobras Distribuidora e MG Pneus. Mais de 1.200 pessoas já foram beneficiadas com tratamento odontológico desde 2003.


Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por seis etapas classificatórias, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 14 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.


Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

O calendário completo da 15ª edição da Seletiva de Kart Petrobras será divulgado em breve.


Para saber mais detalhes e conhecer o regulamento do evento, acesse: www.seletivadekartpetrobras.com.br

Os campeões da Copa Petrobras Sorriso Campeão:


2012 - Andre Nicastro
2011 - Felipe Guimarães
2010 - Guilherme Salas
2009 - Eduardo Banzoli
2008 - Felipe Nasr
2007 - César Ramos
2006 - Leonardo Cordeiro
2005 - Mario Romancini
2004 - Mario Romancini
2003 - Bia Figueiredo


Informações para a imprensa:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro/ Paula Maia
Tel. 11 3473.4845