GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Francisco Marques leva o Brasil ao pódio do Florida Winter Tour


Piloto de Brasília chegou em terceiro na primeira etapa da Competição

Nem só de pilotos jovens vive o universo do kartismo. Este democrático esporte, base do automobilismo mundial, reúne em suas várias categorias pilotos desde os seis anos de idade até os que já ultrapassaram a barreira dos cabelos brancos.

Com 42 anos o brasiliense Francisco Marques (WPos | VIA | Motul | Nitro Race) é um destes pilotos que ama a velocidade, o kartismo e, com muita garra, disputa as principais competições do kartismo nacional e, não raro, representa o verde e amarelo de nossa bandeira em competições no exterior. Em 2012 ele ele disputou o SKUSA, realizado anualmente em Las Vegas, em novembro e, mais recentemente, a primeira etapa do Florida Winter Tour, competição realizada no Kartódromo de Palm Beach, também nos Estados Unidos.

Esta prova teve vez entre os dias 18 e 20 de janeiro e contou com a participação de 204 pilotos nas categorias que competem com motores Rotax. Competindo pela classe Master, Chicão, como é conhecido nas pistas, não teve muita dificuldade para se adaptar ao traçado e ao equipamento, bastante diferente do que ele está acostumado no Brasil. Muito disciplinado e com grande garra o piloto foi se superando a cada entrada na pista até que, na tomada de tempos, conseguiu registrar o tempo de 55s566, o que lhe rendeu um lugar na quinta fila da pré-final, na nona posição.

Nesta corrida Pré-Final o brasileiro não tomou conhecimento dos concorrentes mais experientes e com conhecimento total do equipamento. Mesmo ainda em fase de adaptação o brasileiro superou quatro concorrentes com arrojadas ultrapassagens e recebeu a bandeirada na quinta posição. Na corrida Final, que definiria o resultado desta primeira etapa, Chicão novamente teve grande atuação, mesmo com a forte chuva que estava acontecendo. Sempre no primeiro pelotão o piloto conseguiu ser veloz, ganhar posições e, ao final das 16 voltas, conseguiu receber a bandeirada na terceira posição.

"Realmente fiquei muito feliz e emocionado de levar a bandeira de nosso país ao pódio de uma competição nos Estados Unidos. Vou treinar ainda mais e me dedicar para que, já nesta segunda etapa, eu consiga melhorar e, realmente, lutar pela vitória", afirmou o representante da (WPos | VIA | Motul | Nitro Race).
Na cerimônia do pódio Marques foi cumprimentado e aplaudido por vários brasileiros que participaram da prova em outras categorias com destaque especial para Nelsinho Piquet, também de Brasília, que conhece Chicão há vários anos.

Disputas também no Brasil

Antes do Carnaval, desta vez no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, Francisco Marques deu início à sua participação na VI Copa São Paulo Light de Kart. Com chassis Birel e preparação do kart feita pela Nitro Race / Evolution Kart o piloto irá buscar o título deste que é o maior campeonato da categoria Super Sênior no país.

Sem muito tempo para se dedicar aos treinos o piloto teve de se preparar para a prova debaixo da forte chuva que assolou a região do kartódromo na tarde de sexta-feira. Na tomada de tempos, já na manhã de sábado, com o tempo de 54s875 ele ficou com um lugar na nona fila.

Infelizmente, na primeira corrida, a sua participação se resumiu a apenas uma volta. Um acidente na primeira curva acabou por quebrar seu kart e o piloto conseguiu apenas levar seu kart ao parque fechado e abandonar a corrida. Na segunda bateria, por sua vez, Marques largando de último, conseguiu se recuperar um pouco e, mesmo com o kart ainda um pouco empenado, resultado da batida na primeira prova, conseguiu finalizar a disputa na 15ª posição.

Próximas competições

Passado o descanso do carnaval Francisco já se prepara para os próximos compromissos da temporada esportiva. Neste final de semana, dias 16 e 17 de fevereiro, no Kartódromo Ayrton Senna, na cidade do Guará - DF, o piloto disputará a primeira etapa do Campeonato Brasiliense de Kart. Nesta competição, que já se tornou-se tradicional na região Centro-Oeste, estão sendo esperados mais de 70 pilotos vindos de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins além, logicamente, do Distrito Federal.

Depois desta corrida, já na terça-feira (19) Marques embarcará, novamente, para os Estados Unidos. Entre os dias 22 e 24 de fevereiro ele volta à Flórida, mais precisamente em Homestead, próximo à Miami, para a segunda etapa do Florida Winter Tour.

Fotos: Flávio Quick - Divulgação

Assessoria de comunicação do piloto Francisco Marques
Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabiola Cadar