GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mineiro de Kart agitou o sábado no Kartódromo RBC Racing

Rodada dupla da competição abriu a temporada do automobilismo mineiro

Depois de mais de 70 dias sem competições oficiais o Kartódromo RBC Racing, na região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu neste sábado, dia 23, a primeira rodada do Campeonato Mineiro de Kart. As provas, válidas pela primeira e segunda etapas do Campeonato, foram disputadas em um dia ensolarado e de muito calor na cidade de
Vespasiano.

Depois dos treinos livres, realizados ainda na tarde de sexta-feira, os pilotos tomaram à pista neste sábado para as atividades oficiais que foram iniciadas com as tomadas de tempos e, em seguida, às duas corridas do dia.

As primeiras categorias à entrarem na pista foram a Mirim e Cadete, que competiram juntas. Depois de uma temporada invicta na Mirim o piloto Ayrton Gil mostrou-se muito à vontade em sua primeira apresentação na Cadete. Com muita disciplina e andando no limite do kart ele conseguiu vencer as duas corridas depois de ter, inclusive, de ter feito a pole-position. Na primeira prova ele foi muito pressionado por Pedro Rosa, mas, na segunda, conseguiu se distanciar rapidamente e administrou a vantagem até a bandeirada final. Pedro foi o segundo nas duas corridas e, o estreante Rafael Araújo, o terceiro. Edinho Las Casas foi o vencedor nas duas provas da Mirim.

Na Júnior Menor a competitividade também deu à tônica da disputa. Gustavo Zwetkoff marcou a pole-position, mas, logo na primeira largada se viu caindo para a terceira posição enquanto Gabriel Paturle e Samuel Gontijo o ultrapassavam. Com três voltas completadas, porém, Gustavo já reassumia a primeira posição que, até o final da corrida, não mais perdeu. Gabriel chegou em segundo e Samuel, em terceiro. Na segunda prova, por sua vez, Gabriel repetiu a manobra da primeira corrida pulando para a ponta já na largada. Desta vez, porém, o piloto manteve-se na ponta até a metade da corrida. Daí por diante, em uma disputa que contou com no mínimo uma seis trocas de posição, ele e Zwetkoff travaram um belo duelo pela liderança. Na última volta eles se ultrapassaram três vezes até que, finalmente, Paturle venceu. Gustavo chegou em segundo e Samuel, em terceiro.

Dando sequência ao sábado de competições a bateria seguinte trouxe à pista os pilotos da Super Master e da Sprinter. Júlio Wolff (Spt), mostrando-se em excelente fase após a vitória na abertura da Copa São Paulo de Kart, marcou a pole-position geral e, na primeira bateria, não deu chances aos adversários com um vitória com mais de dois segundos para os demais concorrentes. Na Super Master, por sua vez, o vencedor foi Igor Rosa, com Bruno Fusaro em segundo e Leonardo Lanza na terceira posição. Na segunda corrida Igor venceu novamente, desta vez, no grid geral e também, em sua categoria, que teve na segunda posição Leonardo Lanza e, em terceiro, José Eduardo Fusco. Júlio Wolff, novamente, venceu na Sprinter.

Encerrando as disputas do sábado de competições a F-400 tomou à pista. Dentre nomes já consagrados da categoria e outros concorrentes vindos das disputas do Mineiro de Amados, do ano passado, o grid foi muito bom e reuniu 13 competidores. Para surpresa geral a pole-position foi registrada por Breno Lima, campeão de 2012 do Mineiro de Amador. Nas corridas, porém, a experiência falou mais alto. Em duas corridas extremamente disputadas a briga pela liderança permaneceu até a bandeirada final. Na primeira corrida Daniel Cançado venceu com Luiz Pinheiro em segundo e Herbert Hoepers, na terceira posição. Já na segunda corrida as posições se inverteram com a vitória ficando com Pinheiro, seguido por Hoepers e Cançado.

As disputas do Mineiro de Kart retomam o calendário daqui a um mês. No mesmo Kartódromo RBC Racing os pilotos voltarão a acelerar entre os dias 15 e 16 de março para a segunda rodada da competição.

Fotos: Flávio Quick

Assessoria de Comunicação da Federação Mineira de Automobilismo
Assessoria de Comunicação da RBC Preparações de Motores
Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabíola Cadar