GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Treino coletivo da Fórmula Júnior em Guaporé encerra preparativos para abertura da temporada

Nova categoria tem como proposta atender demanda de jovens pilotos em busca de sequência na carreira

Primeiro passo do piloto que sai do kart em direção ao automobilismo, a Fórmula Júnior está vivendo os preparativos para o início de sua primeira temporada, composta por oito etapas, a primeira delas marcada para o final de março. A categoria nasceu da iniciativa da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e tem como principal objetivo servir como escola para pilotos com idade entre
15 e 18 anos de idade.

A Fórmula Júnior tem como base monopostos desenvolvidos pela CBA e testados anteriormente nas categorias Fórmula Universitária e Fórmula Brasil. "Estamos nos propondo atender a demanda de jovens pilotos que queiram seguir carreira no automobilismo, proporcionando a eles um campeonato de monopostos que lhes permitirá desenvolver suas habilidades em carros com preparação limitada e restrita", resumem Claudio Fontoura e Neco Fornari, promotores da Fórmula Júnior. "Serão provas equilibradas em uma temporada de baixo custo e investimento", continuam.

Nesta sexta-feira e sábado, dias 15 e 16, a Fórmula Júnior viverá seu segundo treino coletivo, quando dez pilotos irão a um dos quatro autódromos que receberão as oito rodadas duplas da categoria em 2013. Depois de duas seletivas em 2012 e um treino coletivo este ano, no Velopark, a categoria chegará ao Autódromo de Guaporé, na Serra Gaúcha.

"Depois de termos definidos os dez primeiros pilotos nas 16 vagas disponíveis, estamos seguindo nosso cronograma, que agora entra na fase de adaptação dos pilotos aos carros, que têm reações distintas àquelas que eles estavam acostumados no kart", relata Fontoura. Os treinos em Guaporé começam no início da tarde de sexta-feira e seguem durante todo o sábado.

A primeira temporada da Fórmula Júnior terá oito rodadas, cada uma delas com duas baterias de 25 minutos, disputadas nos autódromos de Guaporé, Santa Cruz do Sul, Tarumã e Velopark - todos no Rio Grande do Sul - e os pilotos terão à disposição a estrutura das equipes que atuam na já consagrada Fórmula 1.6. "Quem optar por competir na Fórmula Júnior terá grandes oportunidades de aprendizado, já que teremos provas em quatro pistas diferentes, a um custo muito baixo, mais exatamente R$ 55 mil por toda a temporada", anuncia Claudio Fontoura.

Os carros da Fórmula Júnior são construídos em chassi tubular, encapado em alumínio, e utilizam motor 1.4 de 16 válvulas, câmbio Hewland e pneus slick. Uma das principais características da categoria é a busca pelo maior equilíbrio possível e, por conta disso, a preparação dos motores (sorteados a cada duas etapas) está a cargo de um único profissional, bem como os amortecedores, distribuídos por sorteio a cada rodada.

Ainda estão disponíveis seis vagas para a primeira temporada da Fórmula Júnior e mais informações podem ser obtidas com Claudio Fontoura pelo fone (51) 9178.6084, e Neco Fornari, pelo fone (51) 8141.6311, ou pelo email contato@formulajr.com. Conheça mais da Fórmula Júnior acessando o site www.formulajr.com.

Confira o calendário 2013:
1ª etapa - 23 e 24 de março - Tarumã
2ª etapa - 20 e 21 de abril - Guaporé
3ª etapa - 18 e 19 de maio - Velopark
4ª etapa - 29 e 30 de junho - Santa Cruz do Sul
5ª etapa - 17 e 18 de agosto - Tarumã
6ª etapa - 21 e 22 de setembro - Velopark
7ª etapa - 19 e 20 de outubro - Guaporé
8ª etapa - 16 e 17 de novembro - Tarumã

KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)