GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quarta-feira, 20 de março de 2013

Guia da Temporada Campeonato Centro-Oeste de Marcas e Pilotos 2013


Os motores voltam a roncar no automobilismo do Centro-oeste, O campeonato de Marcas e Pilotos 2013 vem com novidades, mudança de organização e de regulamento, novos carros e novos pilotos. Mas a promessa mesmo é de um campeonato cheio de disputas nas categorias Graduados e Light, pois o campeonato Centro-Oeste e considerado
um dos campeonatos mais nivelados em termos de pilotos e equipes no Brasil no segmento turismo 1.600cc.

História do Marcas e Pilotos


Em 1983, foi criado o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, como um campeonato usando carros nacionais, como o Fiat 147 e o Volkswagen Passat, alguns remanescentes da Hot Car. Porém, ele foi ganhar o prestigio que teve em 1985, quando ficou famoso por ser um campeonato que colocava os carros de rua nas pistas. Havia modelos como o Ford Escort, Fiat Uno, Volkswagen Gol, Volkswagen Voyage, entre outros... No ano de 1985, foi criada a categoria Turbo, que eram na pratica, os mesmos carros da categoria aspirada, porem, com motores turbo, eram foguetes que alcançavam 250 km/h no fim da reta de Interlagos. Em 1987, a categoria foi patrocinada pela Shell, assim, se chamando Copa Shell de Marcas e Pilotos. A categoria foi muito bem, teve grids gigantes, de 40 carros, porem, a categoria começou a definhar e acabou em 1994. Foi o fim dos nacionais, mas não dos regionais. Pois já existiam alguns regionais, como o Gaúcho e o Paulista, mas anos seguintes houve a criação do Centro Oeste, Mineiro, Carioca, Norte e Nordeste e do Paranaense, esta categoria se mantém presente até hoje.

No Centro-Oeste, o Marcas e Pilotos, desde os anos 80, teve campeonatos extremamente disputados. Em Goiânia, nomes como Cairo Fontes, Reginaldo Bufaical, os Irmãos Laercio e Ananias Justino, Eurípedes Reis, o Baratão, Elpidio Brandão, Marco Emilio, Renato Aguiar, Luiz Calil, entre outros, se destacaram. Já em Brasilia, Raad Massuh, Moacyr Peró, Sergio Lucio, Pacheco, Rogerio Duarte, Paulo Silveira, Deoclecio Macedo, os irmãos Genildo e Josué Golveia, entre outros grandes nomes, fizeram uma linda história no nosso automobilismo, que durou em Goiânia até 1994, e em Brasília, até hoje.


Em 2005 a Federação Goiana de Automobilismo (Faugo) em conjunto com a Federação de Automobilismo do Distrito Federal (Fadf) relançarão o Campeonato Centro Oeste de Marcas e Pilotos, chegando a ter na temporada de 2010 30 (trinta) carros no grid de largada.

Em 2008, após ausência de 14 anos, o campeonato voltou em Goiânia. O que mais impressionou foi a grande quantidade de carros de Goiânia que voltaram, mesmo com a maioria dos carros vindo de Brasília. Neste ano, o campeonato teve 4 etapas, 20 carros de média e todas realizadas em Goiânia. O campeão foi o Brasiliense Fred Cunha, e o vice, o goiano Wellington Justino.

2009 foi um ano de afirmação do certame. 5 etapas, todas em Goiânia, uma média de 20 carros no grid e o título ficando com o Brasiliense André Massuh, e o vice, com o goiano Marcelo Di-Tripa.

2010 foi um ano em que o Marcas e Pilotos viu sua maior média de grid, 26 carros por etapa, 5 etapas, todas em Goiânia. O título ficando mais uma vez com o Brasilense André Massuh, e o vice, com o goiano  Wellington Justino.

2011 tivemos mudanças no regulamento, maior número de etapas, 22 carros de media no grid e a divisão dos pilotos por graduação. A Graduados para os pilotos mais experientes e a Light para os pilotos novatos e menos experientes. Na Graduados, o título ficou com o Goiano Leandro Reis, o Baratinha, e o vice, com os também Goianos Fabio Varga e Rafael Carvalho. Na Light, seu primeiro campeão foi Goiano Rodrigo Cruvinel, e o vice, o Brasiliense Duval Monteiro.

2012 começou com a volta as corridas em Brasília e 10 etapas, 20 carros de média no grid, corridas memoráveis e muitas mudanças de calendário e de pneus. O título da graduados ficou com o Goiano Wellington Justino e o vice com o Brasiliense Caio Zanani. Na Light, o título ficou com o Brasiliense Rafael Rato e o vice com o  também Brasiliense Dario Jardim.
2013 chegou e vamos ver o que vai acontecer nesta temporada.


Esta matéria é patrocinada por:


Novidades do Ano de 2013.

A primeira novidade é na organização do torneio. Em Goiânia, Joel Junior e Elpidio Brandão são os responsáveis pelo certame, em Brasilia, André Moura e Rodrigo Mello são os responsáveis, ambas organizações estão trabalhando em conjunto.

Outra novidade é a mudança no regulamento técnico, agora baseado no Festival Brasileiro de Marcas 1600, sempre realizado no fim do ano e a edição de 2013 será realizada em Goiânia, um atrativo a mais para que os pilotos de outros Estados venham conhecer o nosso certame. A pontuação do campeonato muda no final do campeonato. Veja a pontuação como vai ficar:

PONTUAÇÃO DA 1° A 12° ETAPA
1°20 PONTOS

2°15 PONTOS

3°12 PONTOS

4°10 PONTOS
5°08 PONTOS
6°06 PONTOS
7°04 PONTOS
8°03 PONTOS
9°02 PONTOS
10º01 PONTO



PONTUAÇÃO NAS 13° E 14° ETAPAS

1°25 PONTOS

2°20 PONTOS
3°15 PONTOS
4º12 PONTOS
5°10 PONTOS
6°08 PONTOS
7º06 PONTOS
8°04 PONTOS
9°03 PONTOS
10°02 PONTOS



PONTUAÇÃO NAS 15° E 16° ETAPAS

1°30 PONTOS

2°25 PONTOS
3°20 PONTOS
4°15 PONTOS
5°10 PONTOS
6°12 PONTOS
7°10 PONTOS
8°08 PONTOS
9°06 PONTOS
10°04 PONTOS



PONTUAÇÃO NA BANDEIRA AMARELA 

1°05 PONTOS

2°04 PONTOS
3°03 PONTOS
4°02 PONTOS
5°01 PONTO


Outra novidade é a entrada de novos carros no campeonato. A Summer Motorsport de Paulo Morais vem com um Gol G5 novo. É o primeiro carro desta geração da VW a disputar o Centro-Oeste. Outra novidade e o Peugeot 207 que está sendo desenvolvido por Alan Mesquita e Lairton Miranda, e o Ford Ka de Onesvaldo Jr, preparado por Manuel Garcia, carros que vão chamar a atenção certamente num grid dominado pela Chevrolet com seus modelos Corsa, Classic, Celta e Prisma, pelos VW Gol G2, G3, G4 e Fiat Uno.

Equipes e Pilotos (G) Graduados L (Light)
BHD(P) Preparações (GO)
44 Luiz Antonio Branquinho GM Classic L
55 Fernando Lemos GM Classic L
100 Leandro Reis / Matheus Biriba G

A equipe teve um 2012 excelente e entra 2013 tentando buscar o título da Graduados e da Light. Foi uma das equipes que mais treinaram na pré-temporada em Goiânia. Pimba e Diógenes tem à disposição 3 carros. No Prisma 100, a velocidade de Leandro Reis o Baratinha e a promessa e grata surpresa Matheus Biriba na briga pela Graduados, no Classic 44, a regularidade e com maior dedicação de Luiz Antonio Branquinho na briga pela Light e no Classic 55 a ousadia de Fernando Lemos na Light.

MG SPORTS (GO)
08 Rodrigo Cruvinel  GM Corsa G
26 Wellington Justino GM Celta/Corsa G
32 Onesvaldo Jr Ford Ka L
56 Romulo/Helios Ferrinho GM Corsa L
099 Geovane Ferreira Fiat Uno L

Um ótimo ano da equipe que venceu a Graduados com Wellington Justino. A equipe está na fase final do Celta de Justino que deve estrear em Brasília. Manuel Garcia tem à disposição 5 carros. No Corsa 08 a regularidade de Rodrigo Cruvinel na Graduados, no Celta 26 e campeão e veloz Wellington Justino na graduados, no Ka 32 o novato Onesvaldo Jr light, no Corsa 56 a rápida adaptação de Ferrinho na light e no uno 99  o regular Geovane Ferreira na light, que pintou seu carro igual ao Uno que o  saudoso Laercio Justino disputava a fórmula uno.

Quality/Peres Competições (GO)
01 Zander Fabío GM Corsa G
30 Rogerio Castro GM Corsa G
45 Nelson Choze VW Gol G
99 Fábio Varga/Rafael Carvalho VW Gol G

Ano que a equipe quer disputar o título da graduados, para isso, todos os pilotos da equipe são desta categoria. Edmar Peres, o Boca, tem 4 carros à disposição. No corsa 30 o veloz Rogerio Castro, o constante Zander Fabio no Corsa 01, os velozes Fabio Varga e Rafael Carvalho no Gol 99 e o piloto mais experiente do grid, Nelson Choze, provavelmente com o número 45.

Workshop Racing (GO)
03 Fabío Bove GM Corsa G
17 Dario Jardim GM Corsa G
22 Fernando Bergor VW Gol L
73 Larissa Cruzeiro GM Corsa L

A equipe evoluiu muito em 2012 e quer um 2013 ainda mais produtivo. Adherbal França Jr tem à disposição 4 carros. No Corsa 03 a experiência e a inteligência de Fabio Bove na graduados, no Corsa 17 a velocidade de Dario Jardim na graduados, no gol 22 a regularidade de Fernando Bergor e no Corsa 73 a força feminina de Larissa Cruzeiro.

Petropolis Motorsport (GO)
05 Willian Perillo GM Corsa L
25 Marcelo Perillo GM Corsa L
52 Vitor Perillo GM Classic L
70 Rafael Perillo GM Corsa L

 A família Perillo quer voos mais altos em 2013, para isto, mais investimentos e novidades como a troca de Marcelo Perillo do gol pelo Corsa. José Eduardo tem à disposição 4 carros. No Corsa 05 o novato Willian Perillo, no Corsa 25 a experiência de Marcelo Perillo, no Classic 52 a regularidade de Vitor Perillo e no Corsa 70 a ousadia de Rafael Perillo.

Classe A Racing (GO)
23 Gabriel Corrêa GM Corsa G
33 Pablo Alves GM Corsa L
42 Rogerio Cruzeiro VW Gol L

A vitória para esta equipe bateu na trave por muitas vezes em 2012, e com novos investimentos, a equipe quer o título de ambas as categorias. Ciro Sousa tem à disposição 3 carros. No Corsa 23 o rápido Gabriel Corrêa, que quer sua primeira vitória e o título da graduados, no Corsa 33, o rápido Pablo Alves que veio do Kart e no gol 90, a experiência de Rogerio Cruzeiro.


Chiclety Racing (GO)
14 Luiz Claudio Duarte Ford Escort L

Uma equipe bastante esforçada que procura sempre colocar o carro no grid. Chiclety tem à disposição 1 carro n°14 com o experiente Luiz Claudio Duarte na light.

Scuderia JK (DF)
69 Raphael Reis GM Corsa L
49 Rafael Rato GM Corsa G
53 Paulo Villela GM Celta L
77 Sidney Campos GM Corsa L

A equipe vem com novidades, como o novo Celta de Paulo Villela e a entrada de Sidney Campos. E uma das equipes que tem o maior investimento no campeonato. Ítalo Carrareto tem à disposição 4 carros. No Celta 29, Paulo Villela, mais adaptado ao carro, no Corsa 42, Raphael Reis mais experiente tentando o título da Light, no Corsa 49, o veloz Rafael Rato campeão da Light e no Corsa 77 Sidney Fields, ainda em fase de aprendizado.

Autotech Motorsport (DF)
00 Renato Constantino GM Celta G
11 André Massuh GM Classic G

Certamente a equipe que tem uma das duplas mais fortes do campeonato, onde se mistura a experiência com a velocidade, tem um bom conjunto e vem para disputar o título da graduados. Luciano Coutinho tem à disposição 2 carros. No Celta 00 o veloz e arrojado Renato Constantino e no Classic 11, o consagrado André Massuh, o Geleia, piloto que mistura velocidade e regularidade.

Azalini Racing (DF)
31 Thiago Azalini GM Corsa G

Agora com equipe própria chefiada por Decio Azalini, vem brigar pelo título da graduados no Corsa 31 de Thiago Azalini, piloto arrojado e muito rápido, vai dar trabalho e tem muita velocidade, tanto nos treinos quanto nas corridas



Summer Motorsport (DF)
0 Paulo Morais VW Gol L

A grande novidade do campeonato e o gol G5 que a nova equipe está trazendo. Tem como piloto e chefe de equipe o experiente Paulo Morais, que tem como meta desenvolver o carro nesta temporada.

Aloisio Racing  (DF)
12 Leonardo Kaummon GM Classic L

A nova equipe conta com a experiência de Aloisio Carvalho colaborando como o novo piloto Leo Kaummon, que está em fase de aprendizado. Com o tempo terá bons resultados.

Calendário 2013 (Sujeito a Alterações)

1° E 2° ETAPAS 23 E 24/03 GOIÂNIA
3° E 4° ETAPAS 13 E 14/04 BRASÍLIA
5° E 6° ETAPAS 05 E 06/05 GOIÂNIA
7° E 8° ETAPAS 08 E 09/06 GOIÂNIA (PRELIMINAR F-TRUCK A CONFIRMAR)
9º E 10º ETAPAS 24 E 25/08 BRASÍLIA
11º E 12° ETAPAS 21 E 22/09 BRASÍLIA
13º E 14º ETAPAS 26 E 27/10 BRASÍLIA
15° E 16° ETAPAS 16 E 17/11 GOIÂNIA.

Regulamento Técnico e Desportivo

Disponivel neste link:

Agora e curtir a temporada 2013 do Marcas e Pilotos, que pilotos e equipes proporcionem o melhor espetáculo possível e que seja uma temporada cheia de emoções até o seu final.

ATE MAIS!!!!

Murillo Carlos Correspondente da Scuderia Brasil Racing do Marcas e Pilotos.
Colaboração de Elpídio Brandão