GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

domingo, 10 de março de 2013

Nascar: Nelsinho Piquet é o melhor estreante da Nationwide Series após três provas

Com treinos cancelados pela chuva, brasileiro luta para buscar acerto durante a corrida em Las Vegas e agora é nono no campeonato

Em mais uma prova de sobrevivência na temporada 2013, Nelsinho Piquet terminou a corrida de Las Vegas em 13º lugar. Ele saltou para 93 pontos e agora é o nono colocado no campeonato da Nationwide Series. É o estreante mais bem colocado na tabela.

"O final de semana todo foi muito difícil. Nosso carro estava muito inferior aos dos outros. É verdade que os treinos livres foram
cancelados por causa da chuva e isso atrapalhou todo mundo. Mas realmente temos que trabalhar mais na parte de engenharia e no desenvolvimento do carro para de fato brigar dentro do top-10 e não simplesmente sobreviver nas corridas. Com o equipamento que tinha hoje, fiz o máximo que era possível", avaliou o brasileiro.

Na sexta-feira as atividades de pista foram canceladas pelo mau tempo. O grid para a terceira das 33 etapas da temporada foi determinado pela pontuação na disputa entre os carros (owners points) do final de 2012. O Camaro #30 partiu da 11ª posição.

Na primeira metade da prova de 200 voltas, Piquet Jr oscilou em torno do 15º lugar. Apenas na volta 80 que ele conseguiu avançar para sétimo após uma bem-sucedida parada de box. Mas quando a prova retornou ao ritmo de bandeira verde o carro da Turner Scott Motorsports não era capaz de sustentar o top-10.

"O carro estava sempre muito traseiro. Só melhorava um pouco no final dos long runs, quando o combustível baixava no tanque. Então, com menos deslocamento de peso na parte traseira, ficava mais dianteiro. Num stint de 50 a 60 voltas, era rápido nas 10 últimas. Mas isso não compensava o tanto que a gente perdia antes", explicou o piloto.

Na segunda metade da corrida, ele conseguiu evitar acidentes e aprimorar levemente o setup nas passagens pelo box. Era o suficiente para andar em torno de 12º lugar, mas não para ir além. 

Mesmo assim, a sete voltas do final, Nelsinho tentou arriscar na última relargada da prova. Ele saltou de 12º para décimo após o pelotão se acomodar no oval de 1,5 milha. Mas o Camaro #30 estava muito instável, o que forçou leve contato com o muro enquanto o brasileiro tentava defender o top-10.

Com o 13º lugar, ele somou 31 pontos em Las Vegas. Foi o melhor resultado dos pilotos da Turner Scott Motorsports na terceira etapa da temporada e fez o brasileiro ultrapassar o companheiro Kyle Larson como o melhor estreante na tabela de classificação.

A próxima corrida de Piquet Jr é no próximo sábado, no tradicionalíssimo oval curto de Bristol. Conhecida como a "meia milha mais rápida do mundo", a pista foi palco da primeira vitória do brasiliense numa corrida sancionada pela Nascar, em março do ano passado.




RESULTADO DA PROVA

1. Sam Hornish Jr.
2. Kyle Busch
3. Brian Vickers
4. Trevor Bayne
5. Elliott Sadler
6. Austin Dillon
7. Regan Smith
8. Alex Bowman
9. Brian Scott
10. Travis Pastrana
11. Ty Dillon
12. Brad Sweet

13. Nelson Piquet Jr.

14. Dale Earnhardt Jr
15. Justin Allgaier



CLASSIFICAÇÃO NO CAMPEONATO

1. Sam Hornish Jr. 127 pontos
2. Justin Allgaier 108
. Brian Scott 108
. Elliott Sadler 108
5. Regan Smith 103
6. Austin Dillon 100
7. Brian Vickers 96
8. Trevor Bayne 95

9. Nelson Piquet Jr. 93

10. Alex Bowman 90



Contato

Luís Ferrari
55 11 98666 8307