GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Seletiva: GP Lubrax será durante a 3ª etapa da Copa São Paulo de Kart da Granja Viana


A segunda etapa da Seletiva de Kart Petrobras, que define mais dois finalistas para a disputa da maior premiação do kartismo nacional, acontece no dia 20 de abril na Granja Viana, em Cotia (SP), e seguirá o regulamento adotado no campeonato local

No próximo dia 20 de abril no Kartódromo Internacional da Granja Viana, em Cotia (SP), será realizado o GP Lubrax - correspondente à segunda etapa da Seletiva de Kart Petrobras - que define mais duas vagas para a final da Seletiva, em novembro. A disputa vai distribuir 1,9 mil reais em prêmios aos três primeiros colocados, da seguinte forma: 800,00 para o 1º lugar, 600,00 para o 2º colocado, e 500,00 para o terceiro. 

Com o objetivo de possibilitar a participação do maior número de kartistas, o GP Lubrax de Kart trás novidades em seu regulamento este ano. A primeira é a possibilidade de participação de pilotos da categoria Junior de kart, desde que eles completem 14 anos em 2013, e estejam inscritos ou na Graduados ou na SUDAM. A segunda novidade atende a um pedido dos organizadores da Copa São Paulo Granja Viana, da qual o GP Lubrax integra a programação da sua 3ª etapa, e se refere ao regulamento técnico. Os participantes poderão optar por seguir os regulamentos nacionais das categorias SUDAM ou Graduados, ambos emitidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). 

Mesmo sendo similares em performance dentro da pista (a diferença maior entre os regulamentos se dá na utilização dos motores, sendo que a SUDAM permite utilização de equipamentos com homologação mais recente), a distribuição das duas vagas para a final da Seletiva de Kart Petrobras será da forma mais justa possível. Assim, uma vaga será destinada ao melhor colocado em cada uma destas duas categorias, desde que cada uma tenha mais de 10 participantes inscritos; Caso isso não ocorra, os seguintes critérios serão seguidos:

Definição das vagas
- Havendo mais de 10 inscritos em cada categoria (Graduados e Sudam), as duas serão disputadas em conjunto, mas com classificação separada, sendo destinada 1 vaga na final da Seletiva para cada categoria.

- Se uma das categorias (ou as duas) apresentar menos de 10 inscritos será adotado o regulamento daquela que contar com o maior número de inscritos. Desta forma, as vagas serão conferidas aos dois pilotos com melhor classificação na soma de pontos das três corridas, e que se enquadrarem no limite de idade da Seletiva (14 a 18 anos).

- Os kartistas da categoria Jr. que completarem 14 anos em 2013, poderão concorrer às vagas. 

Definição da premiação
- Independentemente da distribuição das vagas, como descrito acima, a premiação do GP Lubrax e o título de campeão do torneio serão dados ao piloto melhor classificado na etapa, sem distinção de categoria e ou idade.

Vale lembrar que o GP Lubrax acontece durante a 3ª etapa da Copa São Paulo de Kart e que contará com a realização de três baterias, sendo uma na sexta-feira (19) e duas no sábado (20) e que a soma de pontos nas três corridas definirão mais dois finalistas da Seletiva de Kart Petrobras, seguindo os critérios da mesma.

Inscrições
As inscrições para a o GP Lubrax, que corresponde à segunda etapa da Seletiva de Kart Petrobras - onde serão definidas mais duas vagas para a final da competição em novembro - já estão abertas. Os kartistas devem ir ao Kartódromo Internacional Granja Viana para se inscreverem. 

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por seis etapas classificatórias, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 14 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

O campeão da Seletiva de Kart Petrobras de 2013 mais uma vez receberá o maior prêmio do kartismo nacional (123 mil reais). O vice-campeão ganhará 8,5 mil reais, e o terceiro, 3,7 mil reais. A premiação total da temporada (somando as quantias distribuídas nas etapas classificatórias) chegará a 145 mil reais.

Para saber mais detalhes e conhecer o regulamento do evento, acesse:

Veja quem já está selecionado para a final de 2013:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)

Os campeões da Seletiva de Kart Petrobras:
1999 - Danilo Dirani (SP)
2000 - Júlio Campos (PR)
2001 - Sérgio Jimenez (SP)
2002 - Rafael Daniel (SP)
2003 - Rafael Daniel (SP)
2004 - Rafael Daniel (SP)
2005 - Guilherme de Conto (PR) - Graduados A e Gabriel Dias (PR) - Graduados B
2006 - Guilherme de Conto (PR) - Graduados A e Felipe Guimarães (DF) - Graduados B
2007 - Rafael Suzuki (SP)
2008 - Leonardo Cordeiro (SP)
2009 - Jonathan Louis (PR)
2010 - Felipe Fraga (TO)
2011 - Felipe Guimarães (DF)
2012 - João Vieira (TO)

Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Paula Maia / Caio Scafuro
Tel. 11 3473.4845