GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

terça-feira, 20 de agosto de 2013

FIA GT: Zonta e Jimenez chegam em quarto na Pro Cup e conquistam melhor resultado na Eslováquia

Os companheiros Cacá Bueno e Allam Khodair ficaram em sexto na categoria na prova inicial e marcaram um ponto. A festa do BMW Team Brasil veio com os mecânicos, que subiram ao pódio após realizarem o melhor pit stop da corrida no BMW Z4 #21, faturando o prêmio de 2 mil euros


As duas provas, que completaram neste domingo (dia 18) a 4ª etapa da temporada da FIA GT Series, no autódromo Slovakia Ring, na Eslováquia, trouxeram sentimentos distintos para o BMW Sports Trophy Team Brasil e para as duplas dos modelos BMW Z4. 

Na Corrida Classificatória, pela manhã, Cacá Bueno e Allam Khodair terminaram em sétimo no geral e sexto na categoria Pro Cup, marcando um ponto no campeonato. Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez, depois de largarem em 19º, fizeram uma corrida perfeita, cruzando a linha de chegada na oitava posição no geral e sétimo na categoria. A vitória ficou com a dupla Sebastian Loeb e Alvaro Parente, a bordo de uma McLaren MP4-12C.

Na Corrida Principal, que teve o grid definido pelo resultado desta prova, a expectativa era grande para Cacá e Khodair, que chegaram a acompanhar o ritmo dos ponteiros pela manhã, mas acabaram perdendo tempo no pit stop. A dupla, no entanto, nem chegou a largar. Um problema na fixação da roda dianteira esquerda, que se soltou ainda na volta de formação do grid, quando Khodair estava no comando, deixou os pilotos do BMW Z4 #0 fora da disputa.

Já Zonta, que largou com o BMW #21, imprimiu um ritmo forte, ganhando posições e passou o carro para Jimenez na briga pela liderança. A dupla ainda contou com o excelente trabalho da equipe, que fez o pit stop mais rápido da corrida, com a troca dos quatro pneus em 21s1. Os mecânicos tiveram inclusive festa no pódio e ganharam o prêmio de 2 mil euros.

Após a troca de pilotos, Jimenez seguiu na disputa, imprimindo um ritmo forte, mas não conseguiu segurar os carros da equipe WRT. A dupla terminou em quinto no geral e quarto na Pro Cup. Diante dos imprevistos com o câmbio nos treinos livres, que impediram os pilotos de treinar, o resultado foi comemorado como um pódio. Os engenheiros passaram a madrugada trabalhando, para que o carro estivesse perfeito para as duas corridas.

"Ficamos muito próximo de subir no pódio. Mas, infelizmente, o campeonato está muito equalizado em cima da outra marca. Eu não acho que é bom para o campeonato ter essa diferença de performance de um carro para o outro, deveria haver uma equalização melhor. Sabemos que o nosso carro pode brigar de igual com eles, mas a categoria precisaria liberar a potência do nosso motor", comentou Zonta. 

O piloto também fez questão de destacar o trabalho de toda a equipe. "Vale ressaltar bastante que ganhamos muitas posições na primeira corrida, em virtude do trabalho no pit stop. Ganhamos seis, sete posições, o que nos permitiu largar mais à frente na segunda corrida e facilitou o trabalho. E, na segunda parada, o trabalho dos mecânicos foi ainda melhor", frisou o ex-piloto de Fórmula 1.

O companheiro Jimenez também agradeceu o time. "Ontem foi um pecado, porque a gente estava muito confiante para essa pista. Sabíamos que íamos andar bem e o Cacá e o Khodair mostraram isso nos treinos. A gente, infelizmente, teve um imprevisto que consumiu o nosso dia, a gente mal andou. A equipe varou a noite trabalhando no carro e foi espetacular. Saímos para o warm up e sentimos pra que lado virava. Fomos pra corrida com o carro que andamos em Zandvoort (Holanda) e que funcionou aqui também. Mas se a gente tivesse treinado, teríamos afinado o acerto ainda mais. Mas eu só tenho a agradecer a equipe, os mecânicos e os engenheiros", completou o piloto paulista.

Khodair e Cacá lamentaram a chance de não disputar a Corrida Principal, que vale mais pontos. "A segunda corrida era a nossa maior expectativa, porque o ritmo da primeira prova não era ruim. Mas acredito que tínhamos mais chances de chegar na frente. Fizemos pequenos ajustes no carro da primeira corrida para a segunda, mas infelizmente acabamos não largando, mas vamos pra próxima. Vamos tentar continuar essa evolução para buscar o pódio. Estamos chegando perto, uma hora vai sair", disse o otimista Khodair.

"Foi uma pena, porque o final de semana prometia muito mais. Desta vez parecia ainda mais promissor, parecia que o ritmo era mais consistente, com real chance de chegar entre os cinco primeiros. Na primeira prova, o ritmo era igual ao dos ponteiros, mas não fizemos um pit stop tão bom. E, na segunda, nem subi no carro, então foi frustrante, porque eu esperava mais", finalizou Cacá.

Os vencedores da Corrida Principal, na categoria Pro Cup, foram os pilotos Niki Mayr-Melnhof e Rene Rast, com um Audi R8 LMS. Com os resultados do final de semana, Stephane Ortelli e Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS) seguem na liderança, com 94 pontos. As duas duplas brasileiras estão empatadas em nono lugar, com 29 pontos.

A 5ª etapa da temporada será realizada no circuito espanhol de Navarra, no dia 29 de setembro.

Os resultados das provas deste domingo na Eslováquia:

Corrida Classificatória
1) S. Loeb / A. Parente (Sebastien Loeb Racing McLaren) 27 voltas em 1h01min58s216*
2) S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 4s753*
3) R. Kox / S. Rosina (Lamborghini Blancpain Reiter) 5s354*
4) A. Zuber/ M. Parisy (Sebastien Loeb McLaren), 8s107*
5) R.Rast/Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 13s701*
6) S. Afanasiev/A. Simonsen (HTP Gravity Charouz Mercedes), 14s195**
7) A. Khodair / C. Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 14s797*
8) R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 20s053*
9) F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 21s023*
10) A. Day / M. Buhk (HTP Gravity Charouz Mercedes), 25s029*

* Pro Cup
** Pro-AM

Corrida Principal
1) S. Afanasiev/A. Simonsen (HTP Gravity Charouz Mercedes), 27 voltas em 1h00min45s730 **
2) R.Rast/Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 4s148 * 
3) S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 4s991* 
4) F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 5s422* 
5) R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 15s352* 
6) H.Proczyk / D. Baumann (GRT Grasser Racing Team / Lamborghini LP560-4), 22s783**
7) A. Zuber/ M. Parisy (Sebastien Loeb McLaren), 27s438* 
8) W. Reip / A. Buncombe (Nissan GT Academy Team RJN, Nissan GT-R Nismo GT3), 41s578 **
9) F. Salaquarda / F. Onidi (AF Corse, Ferrari 458 Italia GT3), 44s835**
10) K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 59s922* 

* Pro Cup
** Pro-AM

Classificação do Campeonato (Categoria Pro Cup) - após quatro etapas (oito corridas):

1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 94
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 75
3. R.Rast/Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 63
4. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 53
5. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 39
6. Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 36
7. K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 31
8. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 30
9. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29
R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29


Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Paula Maia
Tel. 11 3473.4841 /4845

Marketing
HUB-LUB
Beto Juliano
Tel. 11 5531.8794