GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

domingo, 18 de agosto de 2013

Grand-Am: Em Kansas, Fittipaldi e Barbosa terminam em 4º e entram de vez na briga pelo título

Dupla do Corvette DP #5 encerra a 10ª etapa com um bom resultado e seguem vivos no campeonato. Fittipaldi é vice-líder. Próxima etapa será nos dias 7 e 8 de setembro no circuito de Laguna Seca, em Monterey


Em uma prova marcada por três bandeiras amarelas e alterações de posições, a dupla formada - pelo brasileiro Christian Fittipaldi e o português João Barbosa - terminou a 10ª etapa da Grand-Am na quarta posição. Com o resultado, Fittipaldi assume a vice-liderança da classificação. A disputa foi realizada neste sábado (17) no circuito Kansas Speedway, em Kansas City (EUA). A vitória ficou com a dupla Angelelli, M / Taylor, J, que a bordo do Corvette DP#1 liderou a disputa por 54 voltas e completou as 123 voltas à frente dos concorrentes. Com a conquista, eles assumiram a ponta da tabela. A 11ª e penúltima etapa da temporada será nos dias 7 e 8 de setembro em Monterey, na Califórnia. 

A corrida começou bem para a dupla do carro #5 da Action Express Racing. Largando do terceiro posto, Christian Fittipaldi, responsável pela condução do Corvette na primeira parte da corrida, fez boa largada e tinha forte ritmo, tanto que em pouco tempo assumiu a liderança da disputa. O brasileiro ficou na primeira posição por 16 voltas. Mas foi tocado por Memo Rojas e acabou caindo para sexto, mesmo rodando na pista, e tendo seu equipamento danificado pela batida, Fittipaldi soube manter o controle da situação e em pouco tempo ocupava a quinta posição. 

Depois de pouco mais de uma hora de corrida, iniciou-se as trocas de pilotos. Com isso, Fittipaldi passou a condução do Corvette DP #5 para o companheiro, o português João Barbosa, que não demorou muito para estar entre os líderes. E logo assumiu a liderança da prova. Ele liderou a disputa por quatro voltas, e mesmo perdendo a ponta, devido ao carro estar mais traseiro, o que dificultou a guiada, ele não ficou muito distante dos ponteiros, oscilou entre as terceira, quarta e quinta posições, mas estabeleceu um bom ritmo para cruzar a linha de chegada no quarto lugar. 

Christian Fittipaldi avaliou de forma positiva o fim da 10ª etapa. "Olhando o resultado de uma forma geral, com certeza foi bom. Saí do terceiro lugar na tabela, para a vice-liderança e agora estou a apenas dois pontos dos líderes. Foi uma pena que no começo da corrida, quando eu estava liderando, fui tocando por Rojas e ele inclusive foi penalizado. Com o toque, o nosso carro foi bem danificado e ficou muito traseiro, mas pelo que aconteceu, o quarto lugar foi positivo. Agora é aproveitar esse resultado da melhor maneira e virar a página, já pensando na pista de Laguna Seca", considerou o piloto da Action Express Racing. 

Apesar do problema no carro, o resultado da 10ª etapa foi positivo para a dupla Fittipaldi / Barbosa. O paulista somou mais 28 pontos, totaliza 267 e diminuiu sua diferença para os líderes. Ele agora está em segundo lugar na tabela, a apenas 2 pontos de Jordan Taylor / Max Angelelli. João Barbosa está em quinto, com 265. Nesta situação, tanto Fittipaldi como Barbosa podem brigar pelo título. Vale lembrar que faltam duas corridas para o fim da temporada, que conhecerá seu campeão no dia 28 de setembro, após a 12ª etapa, que será realizada em Lakeville, no estado de Connecticut. 

Confira os melhores na 10ª etapa da Grand-Am em Kansas (top-10):
1 Angelelli, M / Taylor, J (Wayne Taylor Racing - Corvette DP) 123 voltas
2 Pruett, S / Rojas, M (Chip Ganassi Racing with Felix Sabates - BMW / Riley)
3 Negri Jr,O / Pew, J (Michael Shank Team - Ford / Riley) 
4 Barbosa, J / Fittipaldi, C (Action Express Racing - Corvette DP)
5 Frisselle, B / Frisselle, B (Action Express Racing - Corvette DP) 
6 Hartley, B / Mayer, S (Starworks Motorsport - BMW / Riley) 
7 Cameron, D / Nonnamaker, W (Team Sahlen - BMW / Riley) 
8 Fogarty, J / Gurney, A (GAINSCO/ Bob Stallings Racing - Corvette DP)
9 Potolicchio, E / Valiante, M / Sarrazin, S (8 Star Motorsports - Corvette DP)
10 Nonnamaker, J / Nonnamaker W (Team Sahlen - BMW Riley) 

Os melhores no campeonato (após 10 etapas):
1. Jordan Taylor e Max Angelelli 269
2. Christian Fittipaldi 267
3. Alex Popow e Ryan Dalziel 266
4. Alex Gurney e Jon Fogarty 265
5. João Barbosa 265
6. Memo Rojas e Scott Pruett 264
7. Brendon Hartley 237

Acompanhe o piloto Christian Fittipaldi pelo Twitter:
@fittitweet

Foto: Divulgação

Mais informações para a imprensa: 
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel. 11 3473.4845