GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

domingo, 29 de setembro de 2013

World Series: Pietro Fantin conquista 10 posições e completa prova em Paul Ricard em 12º

Após contratempos na classificação, brasileiro fez forte corrida e subiu ao pódio entre os novatos da categoria. Neste domingo, a segunda prova da etapa francesa deve ser disputada sob chuva


Fantin foi o terceiro melhor novato
 da prova e subiu no rookie podium na França

Depois do bom desempenho nos dois treinos livres realizados na sexta-feira, o segundo dia de atividades no autódromo de Paul Ricard foi exigente para Pietro Fantin. Válida pela oitava e penúltima etapa da temporada da Formula Renault 3.5, a classificação e a primeira das duas corridas da rodada aconteceram neste
sábado (28). O brasileiro enfrentou dificuldades com o tráfego na tomada de tempos, mas fez uma bela prova de recuperação e encerrou o dia de forma positiva no circuito francês, sendo o piloto que mais ganhou posições em Le Castellet nesta tarde.

A tomada de tempos foi disputada logo pela manhã (horário local), e viu o dinamarquês Kevin Magnussen, que havia liderado também os treinos no dia anterior, conquistar a pole-position. Fantin vinha em uma boa volta, baixando seus tempos e com chances de garantir uma posição entre os 10 primeiros, mas pegou tráfego e foi atrapalhado no último setor de sua volta decisiva. Com isso, teve de largar apenas da 22ª posição.

Confiante no forte rendimento do carro da equipe Arden Caterham, o curitibano completou a primeira volta já em 18º, mostrando potencial para avançar ainda mais. Aproveitando as oportunidades de ultrapassagem, Pietro recuperou terreno e na 11ª volta ocupava o 12º lugar, e a cada giro diminuía a vantagem para os adversários à sua frente, que era de quase seis segundos. Na antepenúltima volta, Fantin ainda tentou a ultrapassagem buscando o top-10, mas completou as 25 voltas em 12º, sendo o terceiro melhor entre os estreantes da categoria, atrás de Stoffel Vandoorne (3º) e William Buller (9º). A vitória ficou com Magnussen, que também é líder do campeonato.

Neste domingo, estão marcadas mais uma sessão classificatória e a corrida final da etapa. A previsão do tempo aponta 80% de chances de chuva, o que não preocupa Fantin, já que durante a pré-temporada o piloto cumpriu dois dias de testes em Paul Ricard com pista molhada e acredita que terá um carro competitivo.


Pietro Fantin:


"Não tivemos a classificação que esperávamos, por algo que fugiu do nosso controle. Sabia que tínhamos um carro rápido e isso se confirmou na corrida, consegui aproveitar as oportunidades de ultrapassagem e ganhei várias posições. No fim, foi um resultado positivo, especialmente por ter subido mais uma vez no rookie podium. Para amanhã (domingo) a previsão é de chuva, mas temos tido um carro competitivo nessas condições e acredito que poderemos buscar um resultado melhor."


Resultado da 1ª corrida em Paul Ricard (15 primeiros):


1 - Kevin Magnussen - Dams - 25 voltas - 47'09"036
2 - António Felix Da Costa - Arden Caterham - 3"864
3 - Stoffel Vandoorne - Fortec - 5"796
4 - André Negrão - Draco - 8"434
5 - Marco Sorensen - Lotus Charouz - 9"817
6 - Will Stevens - P1 by Strakka - 11"635
7 - Arthur Pic - AV Formula - 28"044
8 - Nikolay Martsenko - Pons - 29"183
9 - William Buller - Zeta - 32"652
10 - Daniil Move - Comtec - 33"242
11 - Nico Muller - Draco - 33"668

12 - Pietro Fantin - Arden Caterham - 35"445

13 - Zoel Amberg - Pons - 35"908
14 - Oliver Webb - Fortec - 48"245
15 - Jazeman Jaafar - Carlin - 56"204



Programação da World Series em Paul Ricard (horários de Brasília):



Domingo (29):

6h às 6h30 - Classificação 2
10h30 - Corrida 2


Jornalistas responsáveis

Mariana Viegas / Fernando Silva