GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sábado, 5 de outubro de 2013

Aos 45 do segundo tempo, Mundo Motorsport confirma participação na 6ª etapa da GT

Porsche #33 embarcou hoje para o Rio Grande do Sul, assim que reparos no motor foram concluídos


SÃO PAULO (3.outubro.2013) - Foram 25 dias de muito trabalho para a equipe Mundo Motorsport desde que o motor do Porsche 997 GT3 pilotada por Marçal Melo e Alex Fabiano apresentou problemas na etapa de Curitiba do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo. Na ocasião, um selo de retenção de óleo do motor se estragou e o lubrificante vazou rapidamente, causando
danos ao propulsor.

Sem apoio da fábrica alemã ou da empresa que a representa no país, iniciou-se uma verdadeira operação de guerra para adquirir as peças necessárias para o reparo. “Nem era tanta coisa assim, mas tivemos que mandar buscar fora do país” afirmou Carlos Castrale, chefe de equipe responsável pela manutenção do carro.

Mas Castrale aponta um complicador ainda maior, e que tornou o reparo do carro uma missão dramática. “É um motor complicado e não tínhamos experiência nele, tampouco referências do que precisaríamos em termos de ferramental, tivemos que improvisar muita coisa em pouco tempo”.

A parte mais complexa do trabalho foi o “enquadramento” do motor, que é o perfeito ajuste dos tempos de curso dos pistões com os dos comandos de válvulas. Sem uma ferramenta adequada para essa tarefa, a equipe teve que pesquisar catálogos e outras referências, e realizar muitos testes até encontrar o ajuste ideal.


“Esse é um dos motores mais difíceis de trabalhar, e como não tivemos apoio do representante da marca no Brasil, o pessoal técnico teve dificuldades, pois não tínhamos as ferramentas adequadas” afirmou Marçal Melo, que elogiou o trabalho da equipe: “Mas eles se superaram, trabalharam quase 20 horas por dia e, quando já não tínhamos mais esperanças, eles encontraram a solução. Foram sensacionais”.



O perfeito funcionamento do carro aconteceu na noite desta quarta-feira, e na manhã de quinta foram feitos testes em dinamômetro para avaliar a potência do motor, procurar possíveis vazamentos e pré-amaciar o propulsor.

O Porsche seguiu então para a cidade de Nova Santa Rita, distante cerca de 30km de Porto Alegre (RS), onde fica o Velopark, local das provas deste final de semana. A previsão de chegada do equipamento, que vai percorrer 1.200km de rodovias, é por volta das 10h00 desta sexta-feira (4). Assim, a equipe deve perder os dois treinos livres que serão realizados pela manhã e ir à pista apenas para as tomadas de tempos, que estão marcadas para as 14h55 e 15h50.


“Depois dessa semana, só o que queremos é chegar e acelerar. Sabemos que é impossível prever qualquer coisa sobre a durabilidade do motor agora, mas vamos para cima!” conta Alex Fabiano, que ao lado de Melo, ocupam a segunda colocação na classificação da categoria GT Premium.


Veja a programação completa da 6ª etapa no Velopark:


SEXTA-FEIRA (4)

08h30 às 09h30: TREINO LIVRE 1
10h50 às 11h50: TREINO LIVRE 2
14h55 às 15h15: CLASSIFICAÇÃO 1ª CORRIDA
15h50 às 16h10: CLASSIFICAÇÃO 2ª CORRIDA



SÁBADO (5)

09h00 às 09h10: SHAKEDOWN
12h00 às 13h00: VISITAÇÃO AOS BOXES
14h00 às 14h50: CORRIDA 1



DOMINGO (6)

09h05 às 09h15: SHAKEDOWN
09h22 às 10h22: VISITAÇÃO AOS BOXES
12h30 às 13h20: CORRIDA 2