GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Edson Jr. é o representante brasileiro em processo seletivo para a Academia do Instituto FIA

O piloto mineiro participa da fase americana de seleção para a programação 2014 na próxima semana, em Puebla, no México


São Paulo, SP, 10 de outubro de 2013 - A iniciativa da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) de criar a FIA Institute Young Driver Excellence Academy (Academia de Excelência para Jovens Pilotos do Instituto FIA), há três anos, tem como finalidade desenvolver e descobrir
novos talentos, entre 17 e 23 anos de idade. Este ano, 12 jovens pilotos das Américas preencheram todos os requesitos necessários e foram selecionados para participar do processo seletivo para o 3° FIA Academy. Os testes serão em Puebla, no México, entre os dias 14 e 17 de outubro.

Jovens pilotos que, na primeira fase das suas carreiras, tenham demonstrado talento suficiente para merecerem o apoio da FIA, terão ajuda da Academia. Entre eles, encontra-se Edson Martins Coelho Junior.



"Ser escolhido como representante brasileiro na seletiva para um programa de uma instituição de tamanha importância como a FIA Institute é um sinal de reconhecimento pela minha atuação no automobilismo nacional e significa uma resposta a todo o esforço que venho desempenhando para conquistar bons resultados. Sinto-me honrado pela oportunidade que, sem dúvidas, é uma enorme satisfação para um piloto", declara Edson.


São 10 vagas disponíveis e haverá pelo menos uma para cada uma das cinco regiões da entidade: Américas Central, do Norte e do Sul; Europa Ocidental e do Norte; Europa Oriental e Central; Oriente Médio e África; Ásia e Oceania. Os melhores pilotos das associações nacionais serão promovidos para a Academia e poderão desenvolver habilidades para crescer na carreira automobilística.


"Participar da seletiva 2013 do programa é importante não só pela possibilidade de ser escolhido para integrar a escola em 2014, mas também pelo aprendizado que esses quatro dias junto com dirigentes do FIA Institute, outros pilotos e muitos especialistas em áreas relacionadas ao automobilismo oferecem. O evento é composto não só de testes, mas também de palestras e aulas, sendo que há uma preocupação por parte da organização em analisar a condição de cada participante e trabalhar aquilo que eles acreditam que pode ser aprimorado para que, no futuro, eles se tornem pilotos mais completos", complementa Edson Junior.


A ideia visa adaptar pilotos que estão chegando a categorias mais competitivas e complexas, principalmente na questão de passar informações aos engenheiros e também trabalhar sobre pressão. O local destinado para acolher o programa em 2013 terá academia de ginástica, serão desenvolvidas técnicas de meios de comunicação e trabalho em equipe, além de treinamentos específicos.


O PILOTO BRASILEIRO


O jovem piloto Edson Martins Coelho Júnior, com apenas 18 anos, mineiro de João Monlevade e cursando o primeiro ano universitário em Belo Horizonte, participa pela equipe RSports Racing da 3ª edição da Mercedes-Benz Grand Challenge. A bordo da Mercedes-Benz C250 Turbo (#99) segue com duas vitórias na temporada e é um dos candidatos ao título. Fez sua estreia em provas nacionais em 2012, ano em que, de 10 corridas que participou, conquistou oito pódios na competição. Começou sua carreira aos nove anos, no kart, e passou por categorias de base como o Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos.

O piloto Edson Coelho Júnior conta com patrocínio de Fiolux, Nestlé, EMC Sistemas, Neide Buffet e AvantGarde Motors. 



PILOTOS DAS AMÉRICAS SELEÇÃO 2013:



Edson Martins Coelho Junior (BRASIL)

Rodrigo Caballero Alcayaga, (CHILE)
Mauricio Hernandez (COSTA RICA)
Orlando Valderrama (CUBA)
Michael Tejeda (REPÚBLICA DOMINICANA)
Tito Alfonso Leoni (HONDURAS)
TBC (COLÔMBIA)
Andres Saravia Minondo (GUATEMALA)
Samantha Summerbell (JAMAICA)
Jorge Cevallos (MÉXICO)
Skylar Robinson (ESTADOS UNIDOS)
Diego Ferreira (VENEZUELA)


Assessoria de Imprensa do piloto Edson Jr.:

SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos
+55 (11) 5016-6113 /99972-6966