GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

terça-feira, 8 de outubro de 2013

F-Truck: Dupla da Ford tem histórico de vitórias em Guaporé

Tanto para Djalma Fogaça quanto para Raijan Mascarello, chave de um bom resultado no próximo domingo no Rio Grande do Sul está em 'encaixar' uma boa volta no treino de classificação


O histórico joga a favor da Ford para a oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, que será disputada no próximo domingo (13) em Guaporé, no Rio Grande do Sul. Além do circuito com características que favorecem os caminhões '9 litros' usados pela 72 Sports, tanto Djalma Fogaça quanto Raijan Mascarello tem um retrospecto de vitórias na pista da serra gaúcha. 

Raijan estreia pela Fórmula Truck em Guaporé vindo de duas vitórias na última vez em que correu nesse circuito. Na temporada 2012, quando disputava o Campeonato Brasileiro
de Gran Turismo, o piloto mato-grossense venceu as duas corridas que marcaram a passagem da categoria pela cidade - que fica a cerca de 130 km da capital Porto Alegre.

"É uma pista que tem praticamente uma reta, apenas, e muitas sequências de curvas. Inclusive uma que no GT nós contornávamos a 190 km/h. Imagino como deve ser fazê-la no caminhão. Não vejo a hora de entrar na pista", lembra Raijan. 

Djalma Fogaça, por sua vez, fez três pole positions e venceu duas vezes nessa pista correndo de Fórmula Truck. Nas últimas três temporadas, ao menos um caminhão Ford entrou no Top Qualifying, a fase do treino classificatório em que apenas os oito mais rápidos da sessão disputam a pole position. 


"Nossos caminhões sempre andaram bem em Guaporé e acho que não vai ser diferente neste ano. Em 2012 nós tivemos um ano muito difícil em todas as etapas e, mesmo assim, fomos ao Top Qualifying nessa etapa. Neste ano nossos caminhões são muito melhores que os do ano passado. Por isso a expectativa é das melhores" comenta Fogaça. 

O ponto chave para transformar o potencial apresentado nos treinos em um bom resultado no fim da corrida está no treino classificatório. A opinião é unânime entre os pilotos. 

"A classificação da Truck é difícil. Tem muita pressão, porque você tem apenas uma volta para fazer o tempo ideal. Então não tem margem para erros", comenta Raijan Mascarello. "E o problema é que temos errado demais nas tomadas de tempo. Isso acaba comprometendo a corrida, porque você tem que vir de trás, onde os riscos são sempre maiores. Largando na frente, não tenho dúvidas que nosso caminhão acompanha os ponteiros e podemos brigar por um pódio", completa. 

A três etapas do fim do campeonato, o pernambucano Beto Monteiro, atual campeão sul-americano da categoria, é quem lidera a disputa do Campeonato Brasileiro com 14 pontos de vantagem sobre Leandro Totti, campeão de 2012. Nos boxes da 72 Sports, a reta final desta temporada representa, também, o trabalho que visa a temporada 2014.

"Temos três corridas para mostrar nosso potencial aos nossos patrocinadores e, em especial, à Ford. O apoio da montadora é fundamental em uma categoria como a Fórmula Truck. E por toda a história que construí ao lado da marca durante minha carreira, quero fechar o ano com bons resultados para poder discutir uma continuidade dessa parceria em 2014. Equipamento nós temos, mas temos que considerar também, que uma equipe não sai de um resultado altamente adverso como foi o ano passado em alguns meses. Não existe mágica. Creio que temos um bom método de trabalho tanto na oficina, como na pista. Os trucks estão muito bem cuidados e rápidos, agora é tratar de conseguir nossos objetivos", finaliza Djalma Fogaça.

Os treinos para a oitava etapa do Brasileiro de Fórmula Truck começam na sexta-feira em Guaporé. A corrida está marcada para às 13h de domingo, com transmissão ao vivo pela TV Band. Confira a programação da etapa:


Sexta-feira - 11/10

11h - Treino livre 1
14h - Treino livre 2


Sábado - 12/10

8h30 - Treino livre 3
10h15 - Treino livre 4
13h - Treino classificatório
14h45 - Top Qualifying


Domingo - 13/10

9h - Warm up
13h - Largada - 8ª etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck

Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045