GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

domingo, 6 de outubro de 2013

GT Open: Suzuki/Pantano terminam em 7º em Monza. Razia/Van Der Drift abandonam com pneu furado

Fim de semana em Monza foi de resultados distintos para a equipe italiana na reta final do campeonato. Após vitória e dobradinha no sábado, duplas não pontuaram na prova realizada sob chuva neste domingo. Tanto a equipe quanto Suzuki/Pantano estão bem posicionados para decisão em Barcelona


A sétima e penúltima etapa da temporada 2013 do International GT Open, disputada em Monza, teve seu desfecho neste domingo (6), com a disputa da segunda corrida do fim de semana. Depois de uma forte exibição no sábado, quando a equipe Bhai Tech alcançou grande vitória com Rafael Suzuki e Giorgio Pantano e teve
dobradinha completada com Luiz Razia e Chris Van Der Drift em segundo lugar no pódio, a prova derradeira não reservou bons resultados aos dois conjuntos da esquadra de Padova. Ainda assim, no fim das contas, a rodada dupla em Monza acabou por ser positiva, já que a Bhai Tech seguirá para Barcelona na primeira posição entre as equipes da categoria GTS (para carros GT3). Na classificação de pilotos, Rafael Suzuki e Giorgio Pantano estão empatados com Lorenzo Bontempelli, com 48 pontos, na liderança da tabela. 

A corrida deste domingo começou bastante complicada. Antes da largada, os 31 pilotos alinharam no grid com pneus para pista seca, mas aí veio a chuva exatamente antes da largada, encharcando o asfalto de Monza. A direção de prova autorizou a troca dos pneus no grid e iniciou a prova com o safety-car, que ficou na pista por cerca de oito minutos, reduzindo o tempo de atividade da corrida, que teve um total de 50 minutos.

Suzuki abriu a corrida com o McLaren MP4-12C #65 em Monza. Tendo de pagar 15 segundos a mais que os 70 regulares na troca de pilotos - por causa da vitória no dia anterior -, o brasileiro foi para os boxes logo que a janela de pit-stops foi aberta, entregando assim a condução do bólido para Pantano. Mesmo com o desempenho superior das Ferraris, o experiente piloto italiano conseguiu imprimir bom ritmo e recuperar posições, terminando a corrida em sétimo lugar. Razia pilotava o McLaren #66 e, na décima volta, se encaminhava para trocar de lugar com Van Der Drift. Mas um estouro no pneu impediu o baiano de Barreiras de chegar aos boxes, encerrando ali a participação da dupla. A vitória geral - e da categoria GTS - ficou com o duo Roman Mavlanov and Pol Rosell. 

Com o 3º lugar neste domingo, o italiano Andrea Montermini garantiu o título da categoria Super GT (GT2) em casa, com uma rodada de antecedência. 

A etapa final da temporada, que vai definir o campeão da classe GTS em 2013, será disputada entre 9 e 10 de novembro, no circuito de Barcelona, na Espanha.



Rafael Suzuki:


"Foi um dia complicado por causa da chuva que caiu exatamente na hora da corrida. Nosso carro não tem o melhor rendimento nessas condições, e como tivemos de pagar o handicap de 15 segundos, ficou mais difícil de chegar na zona de pontuação. Mas chegamos para etapa final em Barcelona dependendo somente de nós, e vamos trabalhar muito para alcançar nosso objetivo."


Luiz Razia:


"Infelizmente tivemos que abandonar a corrida por causa de um pneu furado. Foi uma pena, porque acredito que mesmo tendo de pagar os 10 segundos a mais nos boxes, poderíamos ter pontuado, mas vamos pensar para frente, pois ainda temos duas corridas."


Jornalistas responsáveis

Mariana Viegas / Fernando Silva