GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Minas/Rio: Muita emoção marcou a quinta rodada do Marcas e Pilotos

Campeonato Minas Rio teve neste domingo a penúltima rodada dupla da temporada

Wanderson Freitas #77 venceu a primeira na Super

Em um domingo de muito sol e calor o Autódromo Mega Space, em Santa Luzia, recebeu as atividades da quinta rodada dupla do Campeonato Minas-Rio de Marcas e Pilotos. A pista da região metropolitana de Belo Horizonte recebeu o maior público da temporada até agora para acompanhar as disputas que, de certa forma, definiram os pilotos que estarão na briga pelo título na última etapa.

Passada a tomada de tempos de ontem, que teve os três primeiros colocados separados por apenas um décimo, a expectativa era muito grande para as duas provas de hoje. Partindo da pole o GM-Celta da dupla Fabiano Cardoso / Eduardo Gontijo tinha em seu encalço os VW-Gol dos irmãos Wanderson Freitas e Leandro Freitas.

Pontualmente as 11:30 da manhã foi autorizada a primeira largada do dia. Sob o comando de Eduardo Gontijo o Celta #31 manteve-se na liderança, porém, ainda nesta primeira volta o carro #77 de Wanderson conseguiu pular para a ponta. Em segundo, Gontijo passou a ser pressionado por Leandro, Wilton Pena, Flávio Costa e Thiago Tambasco, líder da classe Light. Leandro conseguiu, após várias tentativas, a ultrapassagem na quinta volta. Porém, na volta seguinte, acabou se enroscando com os demais e, quem levou a melhor foi Tambasco, que assumiu a segunda posição geral. A esta altura Wanderson já abrira confortável vantagem na liderança e apenas administrava. Não demorou muito para Wilton superar Thiago e, em seguida, também passaram por ele Leandro e Flávio. Wilton conseguiu abrir um pouco e seguiu sem ameaças na segunda posição. Assim a bateria seguiu até o final com vitória de Wanderson com 17 segundos de vantagem para Wilton, o segundo e Leandro, em terceiro.

Dando sequência às disputas desta quinta etapa do Campeonato os carros se alinharam para a segunda bateria que teve a sua largada à uma e meia da tarde. Com o grid tendo os seis primeiros da bateria anterior invertidos, Paulo Pena partiu da primeira posição. Porém, antes mesmo da curva um, Thiago Tambasco assumia a ponta seguido por Flávio Costa e Wilton Pena. Fabiano Cardoso, no carro #31, vinha em briga acirrada com os irmãos Wanderson e Leandro Freitas. Antes mesmo de completar a primeira volta Wilton já assumia a liderança enquanto que, Tambasco, caia para o sexto lugar. Enquanto Costa pressionava Pena pela liderança, Wanderson, Fabiano e Leandro se espremiam na briga pelo terceiro posto. Na terceira volta, então, os três entraram lado a lado na parte mista do circuito e, com isso, acabaram se tocando. Pior para Leandro que acabou batendo no muro e abandonando a prova. Wanderson, com o carro avariado, também recolheu para os boxes e abandonou. Lá na frente, Costa seguia pressionando Wilton que, com tranquilidade, se defendia. Esta briga durou até a penúltima volta quando, na tentativa de ultrapassar, Flávio acabou perdendo o ponto de freada da chicane e, com isso, permitiu que Wilton se distanciasse um pouco mais. Assim ele seguiu sem ser ameaçado na última volta e comemorou bastante a vitória. Costa chegou em segundo e Fabiano, em terceiro. Na Light, mais uma vitória de Tambasco, seguido por Túlio Coelho e Paulo Pena.

Confira os resultados completos:

5ª Etapa - 1ª Prova
1) Wanderson Freitas - Super, 15 voltas
2) Wilton Pena - Super, + 17s809
3) Leandro Freitas - Super, +24s636
4) Flávio Costa - Super, +28s108
5) Thiago Tambasco - Light, + 35s413
6) Paulo Pena - Light, +1,01s238
7) Eduardo Gontijo / Fabiano Cardoso - Super, +1m18s262
8) Carlos Eduardo Silva - Light, +1m27s912
9) Alexandre Seda (RJ), + 1m29s297
10) Túlio Coelho - Light - Não classificado
11) Paulo Landfredi (RJ) - Não classificado

5ª Etapa - 2ª Prova
1) Wilton Pena - Super, 16 voltas
2) Flávio Costa - Super, +0s189
3) Eduardo Gontijo / Fabiano Cardoso - Super, +4s832
4) Thiago Tambasco - Light, +10s306
5) Túlio Coelho - Light, +12s006
6) Paulo Lanfredi (RJ), + ---
7) Paulo Pena - Light, + ---
8) Carlos Eduardo Silva - Light, + ---
9) Alexandre Seda (RJ), + ---
10) Wanderson Freitas - Super, Não classificado
11) Leandro Freitas - Super, Não classificado

A sexta e última etapa do Campeonato Minas-Rio de Marcas e Pilotos será disputada também no Mega Space, no dia três de dezembro.

A Copa Minas-Rio de Marcas e Pilotos é uma promoção da Federação Mineira de Automobilismo e da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro. Organização: Automóvel Clube de Belo Horizonte. Apoio: Líder BH - Chevrolet é Aqui, Rodas Ferraro, MDS Disco de Freio, Marshal Pneus e Fuel Tech.

Foto: Flávio Quick - Divulgação

Assessoria de Comunicação do Copa Minas-Rio de Marcas e Pilotos
Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabíola Cadar
Quick Comunicação e Marketing