GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

terça-feira, 11 de março de 2014

Filtro de Ar Filtron


Os filtros de ar para automóvel têm o propósito de conseguir filtrar todas as partículas indesejáveis como por exemplo vestígios de pó mineral ou partículas orgânicas que flutuem no ar e que são consequentemente aspiradas pelo motor. Tem sido feito um enorme progresso ao longo dos anos em termos de construção de filtros e os materiais usados na construção destes mesmos filtros têm elevado o nível de qualidade de filtração de partículas para 99.9%.

Este modelo que vemos aqui da marca Filtron é construído em carbono o que o encaixa numa categoria especial de filtros. Filtros de ar feitos em carbono são bastante distintos do resto do fabrico, a parte da filtração é composta por duas camadas exteriores feitas de um fabrico sintético capaz de restringir as partículas solidas com uma eficiência semelhante ou superior aos filtros normais. A terceira camada original de filtragem consiste numa granulação activa de carbono que filtra todas as emissões gasosas prejudiciais provenientes do ar. A sua construção em carbono distingue-se dos outros filtros mais comuns visto que a quantidade de carbono com que são fabricados os filtros permite eliminar cerca de 90% de gazes prejudiciais para os componentes do seu automóvel como por exemplo o enxofre ou ozono.

A verdade é que existe um número significativo de empresas especializadas nestes campos dos filtros, como por exemplo a K&N, a Vemo ou até a própria Vaico mas em termos de filtros de ar construídos em carbono a Filtron parece estar a jogar num campeonato à parte e tendo em conta o facto de que este tipo de filtros estão a ganhar uma espécie de reputação em termos de eficiência e durabilidade, talvez esteja na hora de substituir o seu filtro de origem por um de qualidade superior tal como a Filtron oferece.