GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quarta-feira, 12 de março de 2014

Renato Júnior fez teste na Fórmula 4 Sul-Americana e superou expectativas

Piloto carioca esteve em El Pinar, no Uruguai, para conhecer a categoria e teve seu primeiro contato com um monoposto


Aos 16 anos - e com ampla bagagem no kartismo - o piloto Renato Júnior (Assim Saúde) começou esta semana a dar seus primeiros passos no automobilismo. Duas vezes campeão brasileiro de kart, o carioca esteve no Uruguai, participando de testes de avaliação na Fórmula 4, nova categoria de monopostos que terá caráter sul-americano
e provas no Brasil, Argentina e Uruguai.

A Fórmula 4 Sul-Americana tem seus carros desenhados e construídos com tecnologia de última geração e atendem normas de segurança da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Os monopostos estão equipados com motores Fiat 1.8 de 16 válvulas e 150 hp´s, injeção Magneti Marelli, câmbio de cinco marchas, display no volante similar a GP3, aquisição de dados permanente com sensores dos principais parâmetros de motor, dentre outras características.

"Estou muito contente com este primeiro contato com o Fórmula 4. Gostei muito do carro e, ainda que eu não tenha completado todo o trabalho de adaptação, sei que posso melhorar muito, atrasando freadas e acelerando um pouco antes nas saídas de curva", avaliava Renato Júnior ao final do primeiro dia de testes.

No segundo dia Renato Júnior atingiu seus objetivos e melhorou seus tempos, terminando os testes apenas um décimo mais lento que o uruguaio Frederick Balbi, mais experiente em monopostos. "Melhorei e consegui ter mais confiança. Estou muito satisfeito pelos tempos que obtive e pelos dois dias intensos que tive nestes testes", completou.

Os testes foram sendo realizados em um dos mais tradicionais autódromos uruguaios, o Circuito Internacional El Pinar. "O Renatinho andou muito bem e se adaptou muito rápido ao carro e ao circuito. Ele impressionou a mim e ao restante da equipe, já que era sua primeira vez com um carro deste tipo", conta Ricardo Tedeschi, que está gerenciando os testes de Renato Júnior na Fórmula 4 Sul-Americana.

Gerardo "Tato" Salaverría, diretor da Fórmula 4, explica os objetivos da categoria ao promover estes testes e elogia o carioca Renato Júnior (Assim Saúde). "Estamos próximos do início da temporada e queremos que todos os pilotos tenham o mesmo contato prévio com os carros. Por isso estamos promovendo testes coletivos e também testes particulares para quem não pôde participar dos coletivos", explica. "Renato Júnior esteve muito rápido e me impressionou bastante, já que nunca havia pilotado carros de fórmula", elogia.

A Fórmula 4 Sul-Americana deverá realizar mais uma jornada de testes com todos os pilotos, o último antes do início da temporada.

Confira o calendário da Fórmula 4 Sul-Americana:
1ª etapa - 6 de abril - Mercedes (URU)
2ª etapa - 4 de maio - El Pinar (URU)
3ª etapa - 22 de junho - Chaco (ARG)
4ª etapa - 3 de agosto - Termas de Rio Hondo (ARG)
5ª etapa - 24 de agosto - San Luís (ARG)
6ª etapa - 14 de setembro - pista a confirmar (ARG)
7ª etapa - 28 de setembro - La Pampa (ARG)
8ª etapa - 19 de outubro - Curitiba (BRA)
9ª etapa - 9 de novembro - Piriápolis ou Rivera (URU)
10ª etapa - 14 de dezembro - pista a confirmar (ARG)

KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)