GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Automobilismo: Time brasileiro busca terceira vitória consecutiva nos Estados Unidos

Equipe oficial da Ginetta na América do Norte contará com 10 pilotos brasileiros na terceira etapa do FARA 2014, em Homestead

A equipe oficial da Ginetta nos Estados Unidos, comandada pelos brasileiros Adolpho Rossi e Alline Cipriani, é o time a ser batido até aqui na temporada 2014 do FARA (Formula & Automobile Racing Association). Os carros da equipe, sempre comandados por pilotos brasileiros, venceram as duas primeiras etapas da competição neste ano: com Paulo de Tarso
e Tarso Marques na Miami 500, e com Vicente Orige na Miami 200. 

O próximo desafio será neste fim de semana (12 e 13/4), novamente no Homestead Speedway, em Miami, com o "Spring Challenge". A prova de três horas de duração será disputada no circuito misto do complexo, sem utilizar as curvas inclinadas do traçado oval. E, nessa disputa, o time brasileiro contará com seis carros Ginetta e 10 pilotos no comando. 

A soma de forças é uma das estratégias da equipe. Adolpho Rossi e Elias Azevedo serão os pilotos que farão jornada dupla no fim de semana. Rossi vai largar com uma Ginetta G50 Cup e, Elias, com uma G50. Na metade da prova, Azevedo assume a G50 Cup do atual campeão do FARA e Rossi passa ao comando de uma G40 pilotada por sua esposa Alline Cipriani, no início da prova. Campeão mundial de kart, João Gonçalves será o responsável por terminar a prova com a G50 de Elias Azevedo - reeditando a dupla que conquistou o segundo lugar na Miami 200. 

"Vai ser um desafio enorme por quê, embora em carros diferentes, vou pilotar a prova toda. Mas é ótimo fazer parte de duas duplas tão fortes", comentou Elias Azevedo, vice-campeão da Porsche Cup no Brasil. "O Adolpho (Rossi) foi campeão aqui no ano passado e conhece muito bem o automobilismo norte-americano. O João (Gonçalves), dispensa comentários. Além de muito rápido, ele é um piloto que sabe cuidar do carro. Nossa parceria rendeu um ótimo resultado logo de cara, quando corremos juntos na Miami 200, e é por isso que será repetida", completou. 
O fim de semana promete um dos maiores desafios para os pilotos das Ginetta. São 72 carros inscritos para o Spring Challenge do FARA e apenas 69 vão alinhar no grid de largada. Para definir quem disputa a prova no domingo e quem será eliminado, será realizada uma bateria de classificação. A expectativa dos pilotos brasileiros, no entanto, é de que a Ginetta, mais uma vez, se mostre competitiva. 

"O carro foi concebido para as corridas de longa duração. Por isso ele permite que a equipe trabalhe bem com as estratégias, já que o consumo de pneus e combustível é baixo em relação a concorrentes como os Porsche, no FARA. Nosso tempo de parada nos boxes e a regularidade do carro são os nossos trunfos", comentou João Gonçalves.

As três duplas que completam o esquadrão brasileiro em Homestead são formadas, também, por nomes com grande bagagem no automobilismo. Sérgio Laganá e Allan Hellmeister pilotarão uma Ginetta G50, Rodrigo de Paioli e Rodrigo Roda estarão a bordo de uma G40, enquanto Nelson Silva Júnior e Renato Bendeto estreiam no time com a Ginetta G55. 

"Temos trabalhado muito desde o final de 2012 para ver o sonho de ter uma equipe vencedora nos Estados Unidos ser realizado. Começamos com apenas um carro, pilotado por mim, pelo Adolpho e pelo Elias. Na época, nem corríamos de Ginetta. Hoje o time cresceu, está mais forte e mais bem estruturado, mas a vontade de vencer e a dedicação são as mesmas. Vamos buscar bons resultados em Homestead", encerrou Alline.

A prova do Spring Challenge do FARA 2014 será disputada em Homestead no domingo, a partir das 15h no horário de Brasília (14h locais).