GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Brasileiros voltam a vencer no endurance norte-americano

Sérgio Laganá, Alan Hellmeister, Adolpho Rossi, Elias Azevedo, Nelson Silva Júnior, Renato Bendetto, Rodrigo De Paoli, Rodrigo Rocha e Alline Cipriani, pintaram de verde-amarelo o pódio do Spring Challenge promovido pela FARA (Formula & Automobile Racing Associantion) no autódromo de Homestead

Sérgio Laganá e Allan Hellmeister venceram na MP2

O fim de semana teve festa brasileira no automobilismo norte-americano. A equipe oficial da Ginetta nos Estados Unidos, comandada pelos brasileiros Adolpho Rossi e Alline Cipriani, preencheu o pódio da categoria MP2 e teve dois carros no pódio da categoria MP4 do Spring Challenge promovido pela FARA (Formula & Automobile Racing Association) no autódromo de
Homestead, em Miami.

Na classe MP2, os seis pilotos que subiram ao pódio eram brasileiros. Sérgio Laganá e Alan Hellmeister, segundo colocados no resultado geral da corrida - que teve 78 inscritos -, venceram nesta categoria. Adolpho Rossi, atual campeão da FARA, e Elias Azevedo, vice-campeão da Porsche Cup no Brasil, completaram a dobradinha brasileira. Nelson Silva Júnior e Renato Bendetto ficaram com a terceira posição.

Na busca pela vitória, Laganá e Hellmeister souberam aproveitar as ótimas características da Ginetta G55 para esse tipo de prova. Com bom ritmo de corrida e sem enfrentar problemas com o carro, a dupla cruzou a linha de chegada na segunda posição geral, atrás apenas de um modelo Porsche.

Enquanto isso, Adolpho Rossi e Elias Azevedo protagonizavam um show à parte em Homestead. Com um problema no diferencial durante o treino de classificação, Rossi largou no domingo da última posição entre os 72 carros no grid. Mas a recuperação foi impressionante. Com 1h10 de prova, quando entregou o carro a Elias Azevedo, Rossi já tinha melhorado 59 posições e estava em 13º no geral - e em quarto na divisão MP2. Coube ao parceiro conduzir o carro até a bandeirada final, garantindo o segundo posto entre os carros da classe. Com esse resultado, Adolpho Rossi lidera a temporada do FARA na categoria, com apenas um ponto de vantagem sobre o parceiro Elias Azevedo.

Correndo com a Ginetta G40 da classe 4, Rodrigo De Paoli e Rodrigo Rocha também fizeram uma corrida sem erros para terminar na segunda posição de sua categoria. Na mesma divisão dos companheiros de equipe, Alline Cipriani deu show correndo sozinha e terminou em terceiro lugar mesmo depois de perder duas voltas nos boxes por conta de um problema elétrico.

O único desfalque da equipe brasileira no final do Spring Challenge foi a Ginetta G50 pilotada por Elias Azevedo e João Gonçalves. A dupla chegou a liderar a categoria MP2 no início de prova, mas teve de abandonar ainda antes da metade da corrida por problemas elétricos.

"A sequência de vitórias que o time vem conquistando é fruto de uma equipe muito bem estruturada, que faz um ótimo trabalho no cuidado e preparação dos carros. Infelizmente tivemos um abandono nesta etapa, mas, por outro lado, vimos os outros cinco carros da equipe terminarem entre os Top-3 de suas categorias", comentou Elias Azevedo, lembrando que o Team Ginetta USA conquistou vitórias nas três etapas da FARA já realizadas em 2014. "A Ginetta é um carro incrivelmente competitivo. Muito bom de contorno de curva, ele se adaptou bem ao traçado misto - sem as curvas do oval - usado no Spring Challenge", completou o piloto.

"Nossos pilotos, mais uma vez, estão de parabéns pelo ótimo trabalho. É o Team Ginetta USA conquistando a América", vibrou Alline Cipriani, que comanda a equipe ao lado de seu marido, Adolpho Rossi. O próximo desafio do time é a Sunset 300, prova válida pela quarta etapa da FARA 2014, também em Homestead.