GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

terça-feira, 8 de abril de 2014

Com rodada dupla, Stock Car terá mais um final de semana inédito em Santa Cruz do Sul

Equipe Voxx Racing, dos pilotos Sergio Jimenez e Denis Navarro, já trabalha para a primeira corrida dupla da Stock Car nesta temporada; provas serão no domingo às 11h e 12h20

A Stock Car tem neste final de semana uma etapa bem distinta do que a categoria viu nos últimos anos. Ao invés de uma prova única de 40 minutos, a categoria terá duas seguidas que irão totalizar uma hora de ação. Com 39 pontos em jogo nesta rodada dupla em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, a Voxx Racing, time de Sergio Jimenez e Denis Navarro, crê que a estratégia de
troca de pneu e reabastecimento, somado com o acerto ideal do carro na pista gaúcha, sejam os pontos-chave de um grande resultado.

Para Jimenez, piloto que quase subiu no pódio na primeira corrida da temporada, em Interlagos, terminando em quarto, a pista de Santa Cruz do Sul é bastante técnica, não permitindo muitas ultrapassagens e exigindo um carro com um equilíbrio perfeito.

"A pista de Santa Cruz é bem legal, tem um esse de alta, freadas fortes, subidas, descidas, o que exige que o balanço do carro seja muito bom, ainda mais que teremos duas corridas. Com não há muitos pontos de ultrapassagem, fazer um classificatório forte e largar na frente é um ótimo começo", comentou Sergio Jimenez, que passou muitos anos de sua carreira correndo provas seguidas quando competia no kartismo europeu no início da década de 2000.

Denis Navarro, vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Marcas da temporada 2013 e atual líder do certame após a primeira etapa, destaca que o aproveitamento dos treinos terá um peso muito grande no resultado final da prova, uma vez que todos enfrentarão uma prova muito mais desgastante do que o usual.

"Será muito importante aproveitar os treinos livres ao máximo, pois se não acharmos o acerto ideal, acabaremos sendo prejudicados durante todo o final de semana. Os treinos serão essenciais nesta primeira experiência em rodadas duplas da Stock Car depois de muitos anos", disse Denis Navarro, que estava disputando as primeiras posições na etapa inaugural do campeonato em Interlagos quando foi rodado e atingido por outros carros, abandonando a disputa.

Para William Lube, chefe da equipe Voxx Racing, a estratégia terá um peso ainda maior nesta etapa. Por ser dividida em duas corridas, sendo a primeira de 40 minutos mais uma volta, e uma segunda, de 20 minutos mais uma volta, um pit stop obrigatório para troca de pneus acontecerá. O reabastecimento de etanol também será um ponto-chave pois, apesar de não obrigatório, será totalmente necessário, já que o piloto não conseguirá fazer toda a corrida sem reabastecer.

"Teremos uma parada obrigatória, com a de troca de um pneu. Teremos que trabalhar com a estratégia, pensar em combustível, o quanto que será reabastecido, tudo em prol da otimização de tempo. Tem muita coisa envolvida, por isso teremos que estudar muito. Quem manter o carro mais inteiro possível para a segunda corrida irá se dar muito bem", prevê Lube.

A pontuação das corridas também será distinta. Na primeira o vencedor receberá 24 pontos pela vitória. Nesta prova, os pontos serão distribuídos até a 20ª colocação, como acontecia até 2013. Na corrida mais curta, a segunda, o vencedor leva 15 e os pontos se estende somente até o 14º colocado.

Neste seu segundo ano na Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, a Voxx Racing vem com um layout completamente diferente em 2014. Destacando o espírito brasileiro e exaltando o patriotismo, o time correrá com a pintura nas cores da bandeira brasileira: verde e amarelo, sempre destacando o Grupo Cimed.

Os treinos livres para a rodada dupla de Santa Cruz do Sul irá se iniciar às 16h de sexta-feira (11). O treino que define o grid de largada da primeira corrida será no sábado (12), às 14h. A corrida principal acontecerá no domingo (13), às 12h, e contará com 40 minutos de duração. A segunda terá um grid invertido entre os dez primeiros pilotos e terá largada às 12h20. Sportv transmite ao vivo o treino classificatório e ambas as corridas.

Programação

Sexta-feira - 11 de abril
16h00 - 16h40 - 1º Treino livre - (Grupo 1)
16h50 - 17h30 - 1º Treino livre - (Grupo 2)

Sábado - 12 de abril
08h50 - 09h50 - 2º Treino livre (Grupo 1)
10h00 - 11h00 - 2º Treino livre (Grupo 2)
14h00 - 15h00 - Classificação

Domingo - 13 de abril
Stock Car - Corrida 1 
10h10 - Abertura de Box
10h30 - Fechamento de Box 
10h30 - 10h45 - Visitação ao Grid
10h47 - Hino Nacional
10h50 - Placa de 5 Minutos
10h55 - Volta de Apresentação 
11h00 - Largada (40 min de prova + 1 volta)
11h45 - Pódio

Stock Car - Corrida 2
12h05 - Placa de 5 minutos
12h10 - Volta de apresentação 
12h20 - Largada (20 min de prova + 1 volta)
12h45 - Pódio

Campeonato

1º) Felipe Fraga, 12 pontos
2º) Valdeno Brito, 11
3º) Marcos Gomes, 10
4º) Sergio Jimenez, 9
5º) Daniel Serra, 8
6º) Átila Abreu, 7
7º) Cacá Bueno, 6
8º) Tuka Rocha, 5
9º) Rubens Barrichello, 4
10º) Popó Bueno, 3
11º) Ricardo Zonta, 2
12º) Julio Campos, 1

Sobre o Grupo Cimed

Com 37 anos de mercado é uma empresa 100% nacional. Possui mais de 2.000 colaboradores e 23 centros de distribuição, atendendo a 30 mil pontos de venda em todo o Brasil. O portfólio começou com oito produtos e hoje apresenta mais de 700 itens nos segmentos de medicamentos, suplementos alimentares e cosméticos. O grupo investe em tecnologia e inovação e há 10 anos é chancelado pela Anvisa, da qual recebe o selo de Boas Práticas de Fabricação (BPF). As empresas compõem o Grupo são 10: Cimed Indústria de Medicamentos, Neckerman, Nutracom, Tec Color / Nouvelle, redes de salões Comece pela Cor, distribuidoras Predileta, Instituto Cláudia Marques de Pesquisa e Desenvolvimento (ICM P&D), Indústria de embalagens Cláudia Marques, Associação educacional Cláudia Marques e a Voxx Racing Team, escuderia da Stock Car que leva no nome da linha de suplementos alimentares oficiais da categoria, a Voxx suplementos.