GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Depois de prova atípica, Rafael Suzuki faz "segunda estreia" na Stock Car em Santa Cruz do Sul

O piloto da ProGP encara a segunda etapa da temporada como sua primeira "corrida pra valer" depois da prova em duplas no circuito de Interlagos. A etapa no circuito gaúcho vai marcar a estreia de um formato que promete deixar a categoria ainda mais competitiva e emocionante
Santa Cruz do Sul receberá neste fim de semana (11 a 13 de abril) a segunda etapa da temporada 2014 da Stock Car. O seletivo circuito gaúcho volta ao calendário da categoria depois de dois anos e traz uma novidade que promete deixar a competição ainda mais emocionante, pois vai marcar a estreia do formato de rodada dupla. Para Rafael Suzuki, trata-se de uma "nova
estreia", uma vez que a primeira corrida do ano foi atípica por ter sido disputada em duplas. O piloto da ProGP enfrentou problemas com seu carro durante praticamente toda a etapa de Interlagos e não conseguiu mostrar seu potencial. Mas depois de alguns dias de trabalho na sede da equipe chefiada por Duda Pamplona, em Petrópolis, o paulista está confiante em obter melhor rendimento no Rio Grande do Sul.

O sistema de rodada dupla que a Stock Car implanta a partir deste ano deve proporcionar uma dinâmica diferente às corridas ao longo do campeonato. Os pilotos terão de cuidar dos seus carros, já que o intervalo entre a primeira e segunda prova do fim de semana é de meia hora e não será autorizado fazer nenhum ajuste ou reparo. Outro fator que promete agitar ainda mais a disputa é o grid invertido para a corrida 2 em relação aos dez primeiros colocados. Assim, o décimo melhor posicionado da primeira bateria larga na pole da disputa complementar. Além disso, os competidores terão de reservar um número razoável de ‘push-to-pass’ para a segunda prova.

Na visão de Suzuki, a adoção do formato de rodada dupla deve oferecer uma gama interessante de estratégias de corrida. Entretanto, o principal foco do novato para este fim de semana está em tirar o máximo de desempenho do seu Chevrolet Sonic #8 para buscar os primeiros pontos na temporada.

A programação do fim de semana em Santa Cruz do Sul compreende a realização de dois treinos livres. A sessão que vai definir o grid de largada da primeira corrida acontece no sábado à tarde, a partir das 14h. A largada da prova 1 será às 11h de domingo e terá 40 minutos mais uma volta. E a partir de 12h20, os pilotos voltam à pista para a corrida final, com 20 minutos e mais uma volta. Tanto a classificação quanto as duas corridas terão transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV.

Rafael Suzuki:

"Acredito que, depois dos problemas que tivemos em Interlagos, esta será a minha primeira corrida pra valer, até levando em conta que a primeira prova foi em duplas, e isso foi atípico na temporada. Agora vamos ter um cenário novo e completamente diferente do que tivemos em São Paulo. Sobre o formato de rodada dupla, é uma novidade para todos no grid, então vai ser interessante ver como as coisas vão se desenvolver, mas antes disso o foco estará na busca por um bom ritmo em Santa Cruz. É a primeira vez que eu corro lá, mas parece um circuito bem seletivo e interessante, e acredito que será um bom parâmetro para medir o potencial do nosso carro."

Programação da 2ª etapa da Stock Car em Santa Cruz do Sul (horários de Brasília): 
Sexta-feira (11):
16h10 às 17h30 - Treino Livre 1

Sábado (12):
8h50 às 11h - Treino Livre 2
14h às 15h - Classificação

Domingo (13):
11h - Corrida 1 (40 minutos de prova + 1 volta)
12h20 - Corrida 2 (20 minutos de prova + 1 volta)