GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Enzo Bortoleto faz história como primeiro pole-position da F4 Sul-americana

Piloto mais jovem da categoria estreou bem, com pole e um terceiro lugar 


SÃO PAULO (07.abril.2014) - O paulista Enzo Bortoleto estreou nos monopostos fazendo história ao tornar-se o primeiro pole-position da Fórmula 4 Sul-americana, categoria-escola que utiliza os carros da extinta Fórmula Futuro e está sendo organizada com base no Uruguai.

Aos 15 anos de idade, Bortoleto decidiu participar da competição após testar o equipamento no autódromo de El Pinar, a poucos quilômetros de Montevidéu, capital uruguaia. No teste, realizado no mês passado, Bortoleto marcou o melhor tempo entre todos os pilotos que testaram
o equipamento.

Na primeira etapa, realizada neste final de semana, Bortoleto adaptou-se bem à pista da cidade de Mercedes, situada a 280 quilômetros de Montevidéu. Esteve entre os melhores no primeiro treino livre e foi o mais rápido no segundo treino. Na tomada de tempos não deu chance aos adversários e cravou a primeira pole do ano.

Na primeira corrida, entretanto, a inexperiência prejudicou não só Bortoleto, como outro brasileiro, Felipe Ortiz. Ambos atrasaram-se na largada e caíram para o final do pelotão, mas recuperaram posições, com Bortoleto terminando em quinto.

A prova seguinte, com grid de largada formado pela inversão dos 6 primeiros na anterior, teve Bortoleto largando da segunda colocação. Desta vez sem o nervosismo da estreia o piloto largou bem, disputou o primeiro lugar, mas foi surpreendido por Ortiz, que assumiu a ponta.

Bortoleto manteve um bom ritmo durante toda a bateria, mas o desgaste acentuado dos pneus, causado pela necessidade de recuperação na prova anterior, fez com que o paulista perdesse rendimento e fosse ultrapassado por outro brasileiro, Bruno Baptista, terminando em terceiro.
“O Bruno estava muito rápido e não tive como segurar. Mas foi uma ótima estreia, fiz a pole e trouxe um troféu para casa. É apenas o começo do campeonato e tenho certeza que posso vencer corridas e lutar pelo título” afirmou o piloto, que ocupa o quarto lugar na tabela de pontuação.


A próxima etapa da F4 Sul-americana será realizada nos dias 3 e 4 de maio, no circuito de El Pinar, na região metropolitana de Montevidéu (Uruguai). A categoria passará também por autódromos na Argentina (correndo junto com a Top Race) e terá ao menos uma etapa no Brasil, em Curitiba, no mês de outubro.

Veja a classificação do campeonato:

1) Felipe Ortiz (BRA) - 40 pontos
2) Bruno Baptista (BRA) - 37 pontos
3) Frederick Balbi (URU) - 34 pontos
4) Enzo Bortoleto (BRA) - 26 pontos
5) Federico Ensslin (URU) - 24 pontos
6) Alessandro Salerno (ARG) - 14 pontos
7) Francisco Cammarota (URU) - 14 pontos
8) Mauro Marino (ARG) - 8 pontos


MOTORBIZ Marketing Esportivo
Ricardo Fávaro (MTb 71.380)
Telefone: 11 5517-6698
Nextel: 11 7703-4129 / ID: 107*65052
Celular: 11 9 8741-6634